Aprenda como estruturar um pitch deck lendário e atrair investidores
Quando uma startup precisa levantar capital, chega a hora de procurar investidores que vão ajudar a alavancar o negócio. Para ganhar a atenção dessas pessoas, fazer com que elas apostem na sua ideia e injetem dinheiro nela, você precisará elaborar uma apresentação cativante do seu projeto, conhecida como pitch deck.
Apesar de ser uma exposição breve — formada por cerca de 10 slides —, elaborar um pitch deck completo e memorável não é uma tarefa fácil. Esse documento deve conter informações cruciais sobre seu modelo de negócio, time, produto, mercado e outros elementos que demonstrem a oportunidade que a sua startup representa.
Para auxiliar você nessa etapa determinante para o futuro da sua startup, nosso parceiro Guilherme Massa, Co-founder/Head de Aceleração da Liga Ventures, deu o passo a passo de como apresentar seu negócio com segurança e surpreender investidores em potencial. Continue a leitura e prepare-se para colocar a mão na massa!
Sumário
Qual é a importância do pitch deck?
Apresentar seu negócio de forma sintética e envolvente é uma habilidade que todo empreendedor deve desenvolver. Ao longo do tempo, você precisará expor suas ideias em diversos momentos, especialmente quando estiver fazendo networking. O pitch deck é um material de suporte, uma apresentação de slides que você usará como pano de fundo para nortear sua narrativa e ilustrar pontos que merecem destaque.
Mesmo sabendo que o pitch deck não fará o trabalho sozinho, ele é uma ferramenta importante para convencer e atrair parceiros. Quando bem estruturado, ele ajuda a vender e refletir sua visão arrojada, bem como a realçar visualmente fatores que farão toda a diferença.
Qual é o objetivo central do pitch deck?
A apresentação da oportunidade de negócio que a startup representa é o objetivo central de um pitch deck. É por meio dele que os interessados — potenciais parceiros, sócios ou investidores — vão conhecer a sua proposta e tomar a decisão sobre seguir ou não para as próximas etapas de avaliação.
“A primeira impressão é a que fica”, e no mundo dos negócios, isso também é verdadeiro. Em um pitch, não são examinadas apenas as informações de mercado e as projeções dos resultados para os próximos anos. A avaliação do time por trás da startup também é muito importante, pois os membros da equipe são os únicos responsáveis por garantir a entrega das metas apresentadas.
Um pitch deck pode abrir portas e oportunidades para a startup, ao mesmo tempo em que promove o autoconhecimento do negócio e dos seus empreendedores. Ao reunir informações sobre o projeto, você também acaba refletindo sobre ele e sobre o seu papel enquanto gestor. É nessa fase de preparação do pitch que muitos insights são gerados, lacunas de planejamento são solucionadas e outros problemas acabam sendo facilmente identificados.
O que não pode faltar na sua apresentação?
Todos os itens que fazem parte do pitch deck representam a linha mestra da sua apresentação. Logo, existem aspectos relevantes que não podem ser esquecidos. Veja um roteiro explicativo para criar o seu.
1. Capa e introdução
Apresentar o nome da startup e contextualizar o tema.
2. O problema e o público-alvo
Focar nos principais stakeholders, suas dores e demandas — e como o projeto pretende resolver a problemática identificada.
3. Visão geral da solução
Depois de falar do problema, mostrar a solução e como ela resolve o desafio apresentado. Nesse ponto, você pode detalhar as funcionalidades do produto ou serviço, comentar seu modelo de negócio, entre outros dados.
4. Oportunidade de mercado
Apontar o tamanho do mercado e quanto dinheiro se pode ganhar com essa solução, com base em projeções.
5. Cenário competitivo
Compartilhar um mapeamento sobre os concorrentes e, ao mesmo tempo, sublinhar seu diferencial e por onde a sua empresa planeja começar a se diferenciar — que mercado, área, região etc.
6. Estratégia go-to-market
Comunicar como a startup planeja vender a solução.
7. Tração e desenvolvimento
Mostrar números que comprovam que o negócio está deslanchando, assim como números relacionados à aquisição de clientes e às realizações, se você tiver. É essencial que essas informações estejam sempre atualizadas.
8. Próximos passos
Comentar quais são os planos para o futuro e o potencial de faturamento para os meses seguintes.
9. Proposta de investimento
Nesse slide-chave da apresentação, abordar, de forma clara, o quanto de dinheiro você precisa, bem como os detalhes sobre a participação do investidor. Também é interessante exibir um plano detalhado, abordando como o capital será usado.
10. Equipe
Contar um pouco sobre quem faz parte do projeto, seus fundadores e o papel de cada pessoa.
11. Contatos e slogan da empresa
Por fim, reserve um slide para o logotipo da empresa e os principais meios de contato — como e-mail, redes sociais etc.
Por que usar infográficos no pitch deck?
Como pudemos observar até aqui, um pitch nada mais é do que uma forma de comunicação voltada para a apresentação de oportunidades de negócios com startups. O que buscamos por meio desse instrumento é dar notoriedade às características, às vantagens e ao potencial do projeto.
Uma excelente forma de comunicar a sua startup ao mercado é por meio de infográficos, que nada mais são do que materiais que condensam, em apenas uma imagem, toda a informação relevante sobre um tema. Trata-se, portanto, de um recurso conciso, que apela para o visual, tornando o compartilhamento e o entendimento da mensagem muito mais eficazes e instantâneos.
Qual é a quantidade ideal de páginas do pitch deck?
O número exato varia entre os especialistas, mas os pitch decks costumam ter entre 13 e 20 slides. Esses slides devem conter tópicos sobre o problema a ser enfrentado, a proposta de valor da startup, as soluções e o seu modelo de negócio. É preciso, também, que a apresentação descreva, resumidamente, as informações sobre o mercado, a equipe e os objetivos de arrecadação.
A quantidade ideal de páginas é, no fim, determinada pelo bom senso. Se estamos apresentando um projeto para uma plateia de investidores, não podemos tomar muito tempo, pois esse é um ativo valioso na natureza do seu trabalho. Estabeleça uma quantidade de slides suficiente, sucinta e objetiva, e alinhe essa apresentação a um storytelling robusto e um fluxo racional de informações.
Quais são as estratégias para uma apresentação dinâmica e cativante?
Basicamente, você consegue surpreender investidores mostrando os números, a tração e contando bem a trajetória do time. Vamos entender um pouco mais sobre esses três pontos.
1. Números
Traga o máximo de dados sobre o negócio, especialmente aqueles números que têm uma boa história para contar por trás. Reforce resultados que mostram quantas pessoas se interessaram pela solução até então, pelo engajamento e tudo o que já foi desenvolvido.
2. Tração
Exponha o crescimento da sua startup, ou seja, o que você fez nos últimos 3, 6 e 12 meses — bem como o que planeja fazer nos próximos! Não se esqueça de que os investidores nem sempre se preocupam com falhas, mas estão bastante interessados em ver como você pensa e projeta o futuro da empresa.
3. Equipe
As startups refletem muito a cara e a vivência dos seus fundadores, basta examinar exemplos célebres como a Apple e Steve Jobs. Fale sobre o know-how e o potencial do seu time. Números podem oscilar, mas deixe claro que você conta com uma equipe afiada, comprometida, talentosa e com muita disposição para levar o projeto adiante.
Por fim, uma dica fundamental é: como falamos no início, lembre-se que o pitch deck é uma parte do processo que precisa apresentar o contexto e a capacidade de comunicação do empreendedor. Como afirma Guilherme Massa, “O pitch deck está ligado ao entusiasmo no trabalho, ao poder de oratória e à capacidade de engajar as pessoas. Não é apenas uma apresentação de slides!”.
“A forma de apresentar tem que mostrar o seu interesse e a sua energia diante do negócio. Às vezes, pode, inclusive, dar um problema técnico na apresentação. Nessas horas, a pergunta que fica é: ‘Você vai deixar de vender o seu sonho porque o slide não funcionou?’. A pessoa tem que estar preparada para isso.”, complementa Guilherme Massa.
Qual é a expectativa do investidor ideal com uma apresentação?
Investidores que estão prestes a confiar uma grande soma de dinheiro em uma ideia precisam estar certos desse passo. É natural, portanto, que eles tenham expectativas em relação ao seu pitch deck. Essencialmente, eles querem:
- observar os dados sobre as oportunidades de retorno dos acionistas e projeções;
- entender o que faz a sua ideia ser melhor do que a concorrência — ou se o que você quer vender já não está, de certa forma, disponível no mercado.
Quais são os erros mais comuns na montagem de um pitch deck?
Para finalizar, conheça os principais equívocos na elaboração de um pitch deck e saiba como evitá-los, a fim de ter uma apresentação perfeita.
1. Exibir dados defasados
Esse é um erro básico. Em um espaço de 3 meses, muita coisa pode mudar, por isso, atualize continuamente seu pitch deck. Para o expectador, se você compartilha números antigos, que não sofreram alterações nos últimos tempos, isso é sinal de que a startup não tem resultados e que não está vendendo bem.
2. Negligenciar o perfil do investidor
A falta de atenção sobre o perfil do investidor demonstra falta de cuidado com a audiência. Estruture sua apresentação considerando a pessoa com quem você está falando. Essa personalização é importante para atingir seus objetivos.
3. Aglutinar todos os dados no pitch
Pensar que o material apresentado deve conter tudo é um erro, pois o seu pitch deck deve funcionar, basicamente, como um guia conciso, que traga apenas as informações mais relevantes sobre a empresa — e não como um plano de negócio detalhado.
O que é vital para conquistar investidores é o seu domínio do assunto e o storytelling adaptado ao ouvinte. Treine e prepare-se para responder dúvidas e expandir explicações.
4. Omitir as últimas entregas da startup
Deixar de incluir informações sobre as entregas significa omitir dados importantes para que o investidor possa avaliar sobre o real desempenho da startup e a sua capacidade de entrega de resultados para o futuro.
Sempre mencione as entregas do seu negócio e o retorno que o projeto pode alcançar, pois deixar de assinalar a tração é perder a oportunidade de mostrar como o seu negócio está crescendo.
5. Ocultar a situação do cap-table
Não incluir informações sobre o estado atual da capitalização da empresa leva o potencial investidor a não entender se haverá espaço para a sua entrada no quadro societário. Essa informação é fundamental para o investidor decidir sobre a participação dele na startup, de uma forma que não comprometa outras rodadas de investimento.
Para Mariana Godinho, co-founder da 2um e mentora da Oxigênio Aceleradora, ainda existe outro erro que deve ser superado que não seja o próximo desta lista.
6. Começar o pitch falando de si
Alongar-se na apresentação logo no início do pitch torna a conversa um pouco “morna” e menos cativante para o público. O ideal é apresentar o problema no momento inicial, de forma que as pessoas consigam, realmente, sentir a dor a ser vencida. “É a melhor forma de atrair a atenção do público.”, garante Mariana Godinho.
O que apresentar depois do pitch deck?
Depois de apresentar o pitch, o que vem em seguida é uma enxurrada de perguntas sobre a capacidade de entrega do time da startup e outros pontos considerados importantes pelos investidores. Esse período costuma ser o mais perigoso, pois não existem respostas a serem decoradas. É nesse momento que o investidor avalia a sua autoconfiança e como você lida com situações de pressão.
Basicamente, o seu projeto será questionado de todas as formas, cabendo a você, empreendedor, rebater cada um dos argumentos com dados, fatos e um pouco de perspicácia. A preparação do seu pitch deck não termina quando você finaliza os materiais a serem apresentados, ou quando finaliza o treinamento do seu discurso: também é preciso se preparar para a etapa de questionamentos, e a melhor maneira para isso é se antecipar.
Coloque-se do outro lado do palco e procure pensar com a cabeça de um investidor. Quais seriam os medos e receios ao aportar recursos em uma startup como a sua? Quais pontos ainda carecem de mais dados? Agindo dessa forma, você estará um passo à frente para defender o seu projeto.
Um bom pitch deck resume as ideias mais relevantes sobre sua startup, como o produto ou serviço, seu diferencial, os talentos do time e seu potencial lucrativo. Capriche na elaboração dessa ferramenta — certificando-se de que ela está bem alinhada e organizada — e enriqueça os slides com sua paixão e o valor do seu projeto, a fim de cativar investidores!
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