12 ferramentas de IA que podem facilitar o seu trabalho
A inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Hoje, é possível executar diferentes tarefas utilizando ferramentas de IA. Esse movimento tem contribuindo para o aumento de produtividade e a implementação de uma cultura de inovação nas empresas.
Pensando na relevância do assunto e nos inúmeros benefícios alcançados a partir da inclusão da IA nas organizações, desenvolvemos este conteúdo especial sobre o assunto.
Após uma curadoria cuidadosa, selecionamos 12 ferramentas de IA que podem facilitar o seu trabalho, favorecendo a produtividade sem perder a qualidade na execução das suas atividades. Confira!
Sumário
1. Adzooma
O Adzooma é uma ferramenta de IA desenvolvida para automação de campanhas PPC de marketing digital.
Ela auxilia os profissionais por meios de recursos como a otimização de lances para palavras-chave, gerenciamento de orçamento e relatórios de desempenho de campanhas.
Os interessados podem experimentar usando o plano gratuito, que oferece uma gama interessante de recursos. Há também a opção paga, que oferece mais recursos. No site oficial é possível obter informações atualizadas sobre planos e preços.
2. ChatGPT
O Chat GPT foi um dos grandes responsável pelo “boom” das ferramentas de IA no último ano. Sem dúvida, é a ferramenta mais famosa e que provavelmente você já experimentou.
A solução pode ser utilizada de diferentes maneiras, seja na elaboração de um e-mail, na criação de conteúdos, na elaboração de pautas, na otimização de estratégias de SEO, na busca de palavras-chave, criação de legendas para vídeos, criação de títulos e até de resumos.
3. Descript
A Descript é uma ferramenta de IA utilizada com foco em atividades de edição de áudio e vídeo. Por meio da tecnologia de transcrição de voz, ela facilita o processo de edição de conteúdos. Hoje, é considerada uma das ferramentas mais interessantes dentro desse segmento.
4. Gamma
Você tem dificuldade para criar apresentações? A Gamma promete ser uma aliada nas suas tarefas. A ferramenta utiliza a inteligência artificial para aprimorar e facilitar o processo de criação de apresentações.
Está disponível gratuitamente com serviços restritos. Existe a opção paga que oferece acesso ilimitado a todos os recursos.
5. Grammarly
O Grammarly é outro exemplo de tecnologia de inteligência artificial que pode ser utilizado em diferentes situações.
Ele pode ser definido como um assistente de escrita que usa a inteligência artificial para realizar correções ortográficas, verificação gramatical e apresentar sugestões de melhoria no estilo de escrita.
Ajuda a melhorar a escrita de textos de e-mail, de relatórios, apresentações e todas as atividades profissionais que incluam alguma tarefa escrita.
6. Jasper
O Jasper é uma ferramenta direcionada para o setor de marketing e criação das empresas. Por meio dele é possível criar conteúdos em diferentes idiomas de forma rápida, simples e criativa.
A proposta da solução é auxiliar na escrita de postagens para mídias sociais, e-mails marketing e artigos para blog. Um dos grandes diferenciais é que ele reconhece mais de 25 idiomas, por isso, os usuários também podem usar para tradução em outras línguas.
7. Lovo AI
A proposta do Lovo AI é transformar textos em falas de maneira simples, eficiente e realista. A sua aplicação também tem como foco a área de criação de conteúdo, porém, vem ganhando popularidade também no segmento de educação.
Qualquer situação que demanda a transformação de texto em fala pode se beneficiar do uso dessa ferramenta de inteligência artificial.
8. Ocoya
A Ocoya é uma plataforma de IA que também se popularizou no setor de marketing das empresas. Por meio dela é possível criar conteúdos e até agendar suas publicações nas redes sociais.
É interessante notar que muitas dessas soluções são voltadas para o setor de marketing e isso tem contribuído para que segmento possa melhorar suas operações, focando em etapas mais estratégicas do negócio e oportunizando a qualificação no desenvolvimento de conteúdos.
9. Pencil
Outra ferramenta focada na criação de textos — existem muitas opções dentro desse nicho atualmente — a Pencil promete desenvolver conteúdos de alta qualidade em formatos que vão desde anúncios até artigos para blog otimizados para SEO.
Aqui, vale destacar que todas as soluções de IA para criação de textos precisam ser utilizadas combinadas com o suporte de profissionais, principalmente em função dos riscos de plágio e da adequação à linguagem e estratégia de comunicação de cada empresa.
10. Pictory AI
O Pictory AI é uma das ferramentas de IA mais surpreendentes. O seu foco está na transformação de textos em vídeos. Fácil de usar, ela permite o desenvolvimento de vídeo envolventes a partir de qualquer texto apresentado.
Sem dúvida, é uma solução interessante para ser incluída em estratégias de marketing e até no planejamento de apresentações na sua empresa.
11. Support Board
A inteligência artificial também está presente nas comunicações. Com o Support Board é possível automatizar a comunicação com clientes a partir de bots orientados pela inteligência artificial.
Embora os chats bots não sejam exatamente uma novidade, a proposta da ferramenta é tornar as comunicações mais humanizadas e eficientes, representando um passo importante na evolução e futuro da inteligência artificial.
12. Surfer SEO
O Surfer SEO, como o próprio nome sugere, utilizada IA no contexto da análise de Search Engine Optimization. Por meio da ferramenta é possível analisar e otimizar conteúdos buscando sugestões que contribuam para melhorar a classificação de conteúdos nos mecanismos de pesquisa.
Como você viu, são muitas ferramentas, que podem ser utilizadas em diferentes situações em uma empresa. Embora grande parte ainda esteja focada no marketing digital, elas oferecem recursos que podem ser usados por outras áreas de um negócio.
O que é importante destacar é que as tecnologias e diferentes tipos de inteligência artificial surgem como ferramentas facilitadoras e não tem a função de substituir a inteligência e habilidades humanas.
Assim, quando usadas de maneira inteligente e estratégica, combinadas com conhecimento e habilidades humanas, elas podem se tornar grandes aliadas na produtividade e gestão de tarefas.
Hoje, grandes empresas já incentivam o uso dessas soluções por suas equipes. Naturalmente, trata-se de um uso orientado que deve seguir parâmetros éticos e atentar para a análise das particularidades de cada negócio.
Você gostou de conhecer essas ferramentas de IA? Já utiliza alguma delas em seu dia a dia profissional? Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e amplie o debate sobre o assunto com os seus contatos.