Quando falamos em 5G, é comum pensar em uma velocidade ainda maior no uso de dados, certo? No entanto, essa tecnologia é um pouco diferente das suas antecessoras — 2G, 3G e 4G —, que já fazem parte da nossa rotina e tiveram as suas contribuições para algumas mudanças.

O 5G promete revolucionar não apenas a forma com que nos comunicamos por meio de dispositivos móveis, por exemplo. As mudanças devem ser mais profundas, possibilitando a criação de novos negócios e ampliando ainda mais as conexões dentro da sociedade, o que pode impactar diversos setores do mercado, especialmente as startups.

Que tal, então, se aprofundar nos impactos gerados nas startups pela chegada dessa nova geração? Continue a leitura deste artigo para entender como o mercado e a sociedade serão impactados com o 5G quando ele passar a fazer parte da nossa rotina. Confira!

Quais são os benefícios do 5G?

O 4G chegou em 2010 e, até hoje, é o que proporciona tamanha facilidade para que a gente consiga trocar informações online rapidamente. As mensagens de texto da segunda geração ficaram para trás e o 3G foi aprimorado. As mudanças, no entanto, eram sempre relacionadas ao aumento da velocidade e maior conectividade.

Em 2020, porém, as alterações devem ser mais sensíveis dentro da nossa sociedade, mudando completamente a rotina à qual estamos habituados. O 5G promete, além de um considerável aumento na velocidade, revolucionar a forma como nos conectamos, permitindo que novas tecnologias se estabeleçam e façam parte do nosso dia a dia.

Diferentemente do 4G, a quinta geração aposta em ondas de alta frequência, o que implica em um alcance menor, mas mais eficiente. Sendo assim, novas antenas devem ser instaladas, proporcionando uma cobertura completa. Além de uma conexão 20 vezes mais rápida do que a geração anterior, o 5G promete outros benefícios. Veja alguns deles a seguir!

Economia de energia

Eficiência é a palavra-chave quando falamos em 5G e, portanto, a economia de energia é um dos principais benefícios dessa tecnologia. Os dispositivos precisarão de menos energia para realizar um trabalho ainda mais produtivo em relação ao que é feito atualmente.

Redução do tempo de conexão

O tempo de resposta dentro do 5G tende a ser ainda menor, chegando a 1 ms para realizar a conexão. Ou seja, além de entregar mais velocidade, a tecnologia também facilitará a conectividade entre os diferentes aparelhos e sistemas.

Bateria mais duradoura

As baterias serão menores e mais duradouras, implicando em uma sensível redução de custos para qualquer negócio. O tempo sem carga – autônomo –, portanto, passa a ser reduzido.

Quais setores se beneficiam?

Na prática, o principal desafio do 5G é expandir a evolução na conectividade para além da indústria da telecomunicação. Novos serviços devem surgir, aprimorando o trabalho em diferentes setores da nossa sociedade. Para que você entenda o real impacto dessa tecnologia, listamos as áreas mais beneficiadas pela quinta geração.

Saúde

A transformação digital já modificou o mercado da Saúde, especialmente com a chegada das HealthTechs, por exemplo. O 5G promete ainda mais mudanças, aumentando a conectividade entre os sistemas e aparelhos. Dessa forma, não só a gestão de clínicas, hospitais e consultórios se torna mais eficiente, mas o atendimento médico também.

Logística

A tecnologia já faz parte do setor de logística, influenciando diretamente a capacidade de armazenar e distribuir produtos. Com o 5G, é mais fácil aplicar a Internet das Coisas nesse trabalho, aumentando a precisão dessas atividades. Os canais serão mais conectados, tornando a produtividade mais elevada e o serviço mais ágil.

Educação

As salas de aula são cada vez mais equipadas com aparelhos e soluções tecnológicas, permitindo uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora para os estudantes e, é claro, facilitando também o trabalho dos professores. Os recursos já utilizados podem ser melhor aproveitados e novos podem surgir dentro desse ambiente.

Varejo

Para quem é empreendedor, por exemplo, o 5G muda completamente a forma como é preciso se relacionar com o consumidor. A qualidade da navegação de um e-commerce deve ser aprimorada, com estratégias de omnichannel sendo aplicadas, experiências integradas oferecidas e uma plataforma que suporte as diferentes formas de acesso.

Qual é o impacto dentro das startups?

Além de fortalecer o contato de smart cities, o 5G também tem tudo para modificar e impactar o funcionamento das startups. Alguns dos benefícios podem contribuir diretamente para o surgimento de serviços e/ou produtos mais eficientes, que atendam exatamente o que o consumidor procura e deseja.

Estabilidade de conexão

O trabalho dentro de um startup tende a ser facilitado com a conexão mais estável. Afinal, a estabilidade de conexão do 5G, que vai praticamente eliminar as quedas de sinal, pode facilitar e muito o trabalho de qualquer negócio, além de suportar diversos usuários e sistemas conectados ao mesmo tempo, sem perda de qualidade.

Mais adoção de IA

Outra mudança no trabalho das startups será pensar em soluções que tenham a participação da Inteligência Artificial. O machine learning passa a se tornar uma realidade, permitindo que os próprios equipamentos encontrem soluções para um melhor funcionamento dos processos, por exemplo.

Melhora na experiência do cliente

A qualidade do atendimento é um diferencial competitivo e tende a ser aprimorado com o 5G. Ao contar com conexões mais rápidas, as startups devem pensar em soluções que otimizem a experiência do cliente, seja com um atendimento mais rápido ou com a análise de dados em busca de soluções que atendam às suas demandas.

O 5G, portanto, é muito mais do que o aprimoramento da velocidade nas conexões e redes. A tecnologia promete modificar diferentes setores dentro da nossa sociedade e tem tudo para impactar diretamente no mercado das startups, gerando inúmeros benefícios e vantagens para quem quer se destacar em um cenário cada vez mais competitivo.

Agora que você entendeu como funciona o 5G, seus benefícios e o impacto gerado por essa tecnologia, que tal mostrar para mais pessoas? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e garanta que seus contatos saibam sobre essa geração e como ela promete modificar diferentes setores da nossa sociedade!