Da teoria à prática: entenda como montar um plano de negócios
Se você está iniciando um projeto importante, sabe que organização é algo que precisa estar enraizado desde o começo, certo? Para quem tem uma startup, por exemplo, elaborar um plano de negócios é essencial, porque ele é o aliado perfeito na criação e desenvolvimento da sua ideia. Mas essa prática vai muito além disso.
Imagine que, com um bom plano de negócios, você terá definido qual é o tamanho do mercado, a estratégia da empresa, a análise de riscos, a definição dos canais de comunicação, os stakeholders, a viabilidade econômica, entre outras coisas. Ou seja, a ferramenta é fundamental para que a sua startup comece com o pé direito e tenha um planejamento estratégico traçado, esperando apenas para ser colocado em prática.
Pensando em ajudar você nesse processo, fizemos um passo a passo mostrando como elaborar um plano de negócios eficiente e com grandes chances de sucesso. Confira!
Sumário
O que é um plano de negócios?
O plano de negócio nada mais é que um documento que contém o resumo de todas as informações levantadas pelo empreendedor em seu processo de aprendizado, pesquisa e preparação para montagem da empresa. Trata-se, portanto, de um instrumento de pesquisa e análise sobre as principais variáveis que afetam o seu desempenho.
Internamente, esse plano é dividido por temas de estudo sobre cada função de negócio: sumário executivo, planejamento, pesquisa de mercado, além dos planos financeiro, de marketing e produtivo.
Sumário executivo
É um resumo de todo o plano, que descreve os principais pontos levantados na pesquisa e dá um parecer geral sobre o estudo realizado. Apesar de ser o primeiro item do plano, é preciso que esse resumo seja feito ao final do processo de construção, para que todas as informações possam ser levadas em consideração na realização do parecer.
Planejamento estratégico
Determina qual será a missão e a visão do negócio, que servirá de norte em sua exploração do mercado. A missão define a razão de existir da empresa e a visão, sua meta futura ou onde ela pretende chegar em determinado período.
É no planejamento que estão definidos os valores que norteiam a conduta de toda a equipe envolvida e os planos e metas para cada nível de negócio, como o planejamento tático, operacional e estratégico.
Pesquisa de mercado
Nada mais é do que o estudo sobre o perfil do público-alvo, a análise dos concorrentes e a definição fornecedores de produtos ou matérias-primas. Esse item é importante para definição de estratégias para a vantagem competitiva, diferenciação e definição de um posicionamento de mercado.
Plano produtivo
Descreve a organização do processo produtivo, definindo quais os recursos necessários em máquinas, equipamentos e pessoal, qual a capacidade produtiva total e o layout de disposição da produção no espaço disponível.
Plano de marketing
É elaborado para descrever os 4Ps clássicos de todo empreendimento, que são a análise do preço, do produto, as estratégias de promoção e as características do ponto comercial.
Plano financeiro
Encerra o documento demonstrando matematicamente a viabilidade financeira do negócio, projetando o seu potencial de retorno, que acaba por justificar a abertura do mesmo.
Assim, com base nas etapas anteriores ,são definidos o investimento inicial necessário para a compra de insumos, equipamentos e capital de giro, e os resultados potenciais em termos de faturamento, rentabilidade, lucratividade, prazo de retorno do investimento realizado e o trade off em relação a outras oportunidades no mercado financeiro.
Qual a importância do plano de negócios?
Diante do exposto até aqui, podemos observar que um plano de negócio ajuda o empreendedor a avaliar de forma sistêmica todos os aspectos que envolvem a abertura de uma empresa. Ele ajuda a definir se essa decisão se trata realmente de uma oportunidade.
Além de organizar o processo produtivo, levantar informações sobre o mercado e estabelecer estratégias relacionadas ao posicionamento da empresa, outra importante função de um plano de negócios se relaciona ao potencial de influência que esse instrumento tem, também, nas ações futuras da empresa.
Portanto, ele não pode ser um documento estático, mas sim, periodicamente atualizado, a fim de funcionar como uma fonte de referência e consulta para auxílio na tomada de decisão dos gestores. Por todos os motivos expostos, a construção desse plano é mais do que uma opção, mas uma necessidade para aqueles que desejam ser bem-sucedidos no mercado.
Qual o passo a passo para elaborar o plano de negócios?
Agora que percebeu a importância da elaboração de um plano de negócio, saiba como fazer o seu.
1. Faça o detalhamento do seu negócio
Que tal começar conhecendo exatamente a essência do projeto? Essa é, sem dúvidas, uma das melhores formas de construir um plano de negócios real e que retrata bem as metas. Para isso, é bom que você reflita e ponha na ponta do lápis a proposta de valor da startup, o que ela pretende, os motivos de ela ter sido criada, o problema ou oportunidade que ela resolve, quais são os seus pontos fortes e fracos e quais são os concorrentes.
Com essas informações, você vai notar que tudo o que vem a seguir será apenas uma consequência, já que o entendimento do negócio está claro e compreendido por todas as pessoas envolvidas na empresa. Vale dizer, ainda, que esse detalhamento precisa conter informações como profissionais atuantes e previsões de contratações.
2. Defina os produtos a serem ofertados
Um bom plano de negócios deve conter a definição sobre os produtos ou serviços ofertados. Com isso, você pode pensar nas melhores estratégias para atingir o público-alvo, assim como atrair os parceiros ideais para o crescimento da startup.
Se for um serviço, por exemplo, quanto mais dados houver sobre a demanda do consumidor em relação a ele, melhor para o plano. É importante ressaltar que a originalidade e os diferenciais nos produtos ou serviços também são detalhes que fazem um grande trabalho na conquista e fidelização de clientes.
3. Analise o mercado
Será que você realmente sabe o que o mercado necessita no momento? Ou quais são as tendências para os próximos meses e anos? Dentro do plano de negócios, isso deve ter atenção especial, já que você precisa do mercado para crescer e se destacar. Sem contar que se tornar referência deve ser também uma das suas prioridades.
Para ficar ainda mais claro, quando estiver montando o planejamento estratégico da sua startup, uma dica valiosa é entender e decifrar o seu nicho de atuação, seu mercado potencial. Afinal, essa questão não pode ser feita com base em “achismos”, mas sim, em dados e fatos. Nunca crie um projeto apenas com pressupostos pessoais, você precisa realmente saber se ele tem chances reais de sobreviver.
4. Veja qual é o capital
Faça a seguinte pergunta: eu tenho capital suficiente para tirar minha ideia do papel? Com base nessa resposta, você consegue calcular tudo o que é preciso para o início da startup. Não só isso: o capital é essencial para o desenvolvimento de produtos, a contratação de profissionais, o investimento em marketing, e por aí vai.
É bom também fazer cálculos de quanto será gasto em curto e longo prazo, pois só assim é possível ter uma noção acertada do que vem a seguir. Não se esqueça de que atuar sem essa informação é quase como andar no escuro, sem conhecer o ambiente. Não corra riscos desnecessários, combinado?
5. Fique de olho no faturamento
Se quiser montar um plano de negócios perfeito, ter previsões de faturamento é importante para desenvolver outros projetos e aprimorar a sua ideia. Vale dizer, ainda, que o faturamento está amplamente conectado à forma como você está criando a sua startup e como fará para que ela renda frutos e tenha resultados positivos.
A dica é ficar bem atento aos períodos de menor movimentação no mercado, seja por clientes, seja por parceiros. O cálculo desse déficit tem que fazer parte do planejamento, mesmo não sendo uma perspectiva agradável. Precisamos nos preparar para o pior, certo?
6. Saiba quando será o retorno do investimento
Não é uma boa tática começar uma empresa sem saber, ao menos, quando terá um retorno do investimento. No caso de uma startup, isso deve ser ainda mais estudado. Afinal, como você vai manter todo o negócio em desenvolvimento, se não tiver dinheiro para continuar a investir?
O importante é ter uma estimativa concreta para a ver o saldo ficando positivo. Como startups são baseadas em soluções inovadoras, a estimativa é um pouco mais complexa de ser calculada, mas é necessário calcular.
Muito mais que isso, com um período previsto para tocar o retorno do seu investimento, será possível também pensar em mudanças necessárias e melhorias no negócio. Que tal considerar uma expansão ou trazer inovações que podem fazer a diferença no dia a dia da empresa? Por isso, é essencial ter uma previsão de quando você receberá o dinheiro de volta.
7. Conte com as ferramentas certas
Todas essas dicas são ótimas para começar a elaborar o plano de negócios ideal para você. Mas existem ferramentas que podem ajudar nesse processo? Sim, e uma delas é o Canvas, do original “Business Model Canvas”. A tradução significa “quadro de modelo de negócios”. Com ele, você poderá gerenciar o seu projeto de um jeito estratégico e inteligente.
Trata-se de um mapa visual, feito com nove blocos com modelos de negócios. Você vai construindo atividades, conceitos, ideias, projeções e todos os passos importantes para desenhar o nascimento e o desenvolvimento da sua empresa. Aliás, o Canvas é uma ferramenta muito usada por várias startups. Use à vontade e sem medo!
Quais erros devem ser evitados?
Como vimos, o plano de negócio é o primeiro passo para empreendedores que desejam começar uma empresa, em qualquer ramo. O caminho para o sucesso de um novo empreendimento depende da sua capacidade de criar estratégias para superar os desafios impostos pelo mercado, atingir o seu público-alvo e lucrar.
Porém, para que esse processo seja ainda mais certeiro, é fundamental evitar erros na construção desse plano que podem levar a prejuízos no momento da sua execução. Portanto, evite o excesso de otimismo e os setores pouco familiares a sua experiência profissional. Seja realista com as informações que obtém sobre o ramo em que pretende atuar.
Não chute números aleatórios sobre o mercado apenas para fazê-los “bater” e demonstrar uma viabilidade financeira que, em seguida, pode não se confirmar. Se os custos de produção não permitem um retorno satisfatório, o melhor a se fazer é buscar outras oportunidades. Ao se desviar desses erros mais comuns, você evita inconsistências em seu modelo de negócio, reduz riscos e aumenta as suas chances de ser bem-sucedido.
Depois de acompanhar esse passo a passo na elaboração do plano de negócios, ficou mais fácil entender como colocá-lo em prática? Lembre-se: para realmente alcançar sucesso nesse processo, é preciso que você não deixe nenhuma informação de fora, levando em conta possíveis situações atípicas do mercado.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para conhecer o nosso programa de aceleração para startups e conferir seus benefícios!