Como preparar minha empresa para a retomada das atividades comerciais?
A pandemia causada pelo coronavírus é um dos maiores desafios que a humanidade já enfrentou. Além dos óbvios impactos relacionados à saúde, como contaminações generalizadas, mortes e a lotação de leitos hospitalares, essa crise também provocou gravíssimos problemas econômicos, como falências, desemprego e recessão.
Porém, já foram iniciadas as discussões sobre como deve ser executada a retomada das atividades e quais os cuidados necessários. O objetivo deste artigo é apresentar as principais informações a respeito desse retorno ainda com o risco pandêmico.
Para isso, vamos entender quando as atividades devem ser retomadas e, principalmente, como preparar a sua empresa para essa volta. Quer saber mais? Então, acompanhe!
Sumário
Quando as atividades devem ser retomadas?
Ao longo do ano, vimos muitas ações que procuravam conter o contágio e minimizar o impacto da pandemia no sistema público e privado de saúde. Medidas como toque de recolher, lockdown e, até mesmo, restrições de circulação, são alguns exemplos práticos dessa tentativa.
Com o arrefecimento das contaminações em muitos estados e a perspectiva cada mais animadora do desenvolvimento de vacinas, a retomada das atividades começou a ser discutida de maneira mais ampla. Muitas autoridades de saúde já recomendam o retorno lento e gradual das atividades comerciais, com o intuito de reduzir os prejuízos financeiros das empresas, combater o desemprego e evitar uma nova crise de cunho social oriunda dos problemas econômicos causados pela pandemia.
Alguns restaurantes e estabelecimentos comerciais, por exemplo, voltaram a funcionar com 30% ou 40% da sua capacidade, em alguns lugares. Outros setores, como manicures, cabeleireiros e academias, também retornaram ao trabalho com rodízio de atendimento ou com horários pré-agendados.
É importante frisar que, quando se trata de monitoramento da evolução da pandemia e o estabelecimento de um cronograma de retorno, o empresário deve seguir todas as recomendações das autoridades de saúde e das legislações estaduais e municipais.
Muitas cidades também trabalham a questão da retomada da economia por meio de fases de abertura que acompanham os índices relativos à Covid-19 em sua região. Assim, quanto maior a curva de contágio, maiores são as restrições.
Afinal, não é possível descartar também os riscos de uma possível segunda onda de contaminação, como já ocorreu em outros países. Por isso, todo o processo de retomada das atividades precisa ser realizado de forma gradual e responsável.
Como preparar a empresa para a retomada das atividades?
Agora que entendemos um pouco mais sobre o cenário e as expectativas para o retorno das atividades comerciais, chegou o momento de conhecermos algumas ações práticas que as empresas precisam tomar antes de voltar ao trabalho. Confira!
Alinhe as expectativas dos colaboradores
A gestão de pessoas tem um papel fundamental na retomada das atividades, afinal, são os colaboradores os responsáveis pela linha de frente da empresa, fazendo o contato direto com o cliente. Exatamente por isso, ele precisam ser bem orientados sobre quais as melhores práticas de segurança a serem adotadas no seu dia a dia, bem como a forma correta de lidar com o cliente.
Portanto, alinhe as expectativas dos colaboradores sobre a volta ao trabalho. Deixe bem claro que dificilmente as coisas voltarão à rotina anterior à pandemia e, por isso, é necessário um esforço maior em resiliência e adaptação.
Desenvolva protocolos de segurança
Mais do que simplesmente reabrir as portas, as empresas precisam desenvolver um plano de retorno que seja capaz de enfrentar essa nova realidade. Sendo assim, todas as atividades precisam ser revisadas, a fim de garantir o maior nível de segurança tanto para clientes quanto para colaboradores.
Para isso, é importante que a empresa conte com apoio ou a orientação de um profissional de saúde para o desenvolvimento de protocolos de biossegurança. Caso não seja possível ter ajuda de especialistas, certifique-se de seguir à risca todas as determinações da Secretaria de Saúde do estado e município local e do Ministério da Saúde, como disponibilização pública de álcool em gel, uso de máscaras e distanciamento mínimo entre as pessoas.
Documente todas os planos e ações
É importante frisar que muitas prefeituras e estados estão exigindo a apresentação de planos de segurança para a autorização de retorno de alguns setores. Por isso, documente todas as ações que as sua empresa está implantando em seus processos internos e de atendimento ao cliente.
Também é preciso compartilhar esse plano de segurança entre todos os funcionários, distribuindo materiais informativos e os procedimentos corretos que devem ser adotados por eles. Agindo assim, a sua empresa ajuda a disseminar melhores práticas em relação à prevenção de contaminação no trabalho.
Comunique clientes sobre mudanças no atendimento
Além de preparar o ambiente e realizar as mudanças necessárias para o atendimento aos clientes, é preciso adotar medidas de orientação ao consumidor, para que ele também esteja ciente dos novos procedimentos adotados em razão da pandemia. Assim como todos os setores da sociedade, eles também estão em processo de adaptação a novas formas de consumo impostas.
Portanto, dedique esforços para aprimorar a comunicação, a fim de manter um padrão de qualidade mesmo em meio à crise e garantir a melhor experiência e fidelização do cliente.
Como podemos observar até aqui, além dos graves problemas de saúde, a pandemia também impactou negativamente as empresas e os empregos. Sendo assim, a retomada de atividades é algo necessário para preservar a fonte de subsistência de muitas famílias e, por isso, não pode ser descartada de maneira indefinida.
O retorno das atividades também precisa ser acompanhado pela adoção de rígidos protocolos de segurança que possam garantir o mínimo de risco, tanto para clientes quanto para os colaboradores. De igual modo, a velocidade de retorno também deve ser gradual, a fim de evitar novos surtos de contaminações.
Sendo assim, esteja atento para cumprir com as determinações legais e adequar todos os processos da sua empresa às novas regras de segurança.
O que achou do artigo? Já se sente preparado para adotar os cuidados necessários para a retomada das atividades? Assine a nossa newsletter e continue a ter acesso a um conteúdo de qualidade para o desenvolvimento da sua empresa.