Por que melhorar constantemente a solução SaaS?
Impulsionadas pela transformação digital, as ferramentas SaaS têm revolucionado a indústria de software, proporcionando muitas vantagens para as empresas dos mais diferentes nichos. Porém, para continuar a se manter competitiva em um mercado que passa por rápidas mudanças, é necessário ir além, agregando valor às soluções ofertadas.
Sendo assim, é fundamental dedicar esforços para a melhoria constante das soluções SaaS. O objetivo é enfrentar os concorrentes e entregar o que há de mais avançado aos seus clientes.
Neste artigo, vamos mostrar os motivos pelos quais a sua empresa deve melhorar constantemente a sua solução SaaS e também como fazer isso na prática. Quer saber mais sobre o tema? Então, acompanhe!
Sumário
Por que melhorar constantemente a solução SaaS?
Devido aos benefícios que proporcionam às pessoas e aos negócios de diferentes nichos e tamanhos, as soluções SaaS têm ganhado cada vez mais relevância e destaque. Entre esses benefícios, podemos destacar a redução de custos antes utilizados na produção de ferramentas próprias e na manutenção de uma infraestrutura cara e complexa.
O SaaS é uma sigla que significa “Software as a Service” ou, no português, “Software como Serviço”. Como o nome sugere, o modelo de negócio desse sistema não é baseado na comercialização do software em si, mas sim, como um serviço sob demanda, que não exige a instalação de nenhum hardware ou download de programas.
Da mesma forma, o tipo de pagamento também é facilitado, podendo ser feito conforme o uso ou por meio de assinaturas. Assim, as soluções SaaS atendem aos mais variados objetivos, como os sistemas de gerenciamento de clientes (CRM), sistemas para gestão integrada (ERP) e outros mais populares como: Dropbox, Salesforce e Netflix. Porém, nem tudo são flores nesse mercado.
Com a disseminação do acesso à tecnologia e o avanço das técnicas que, na prática, simplificam o processo de programação, a indústria de desenvolvimento como um todo tem observado o surgimento de um termo conhecido como software commodity. Em outras palavras, a dificuldade em encontrar softwares com bons serviços de suporte e profissionais qualificados tem caído muito ao longo dos anos.
Esse processo torna o acesso as soluções SaaS algo muito semelhante às commodities (produtos padronizados de grande escala porém, com um baixo valor agregado). O barateamento de outras tecnologias comuns a esse universo, como servidores em nuvem e o próprio hardware, também contribui para a facilitação do acesso.
Assim, as empresas participantes da indústria como um todo se vêem obrigadas a inovar para enfrentar a concorrência, diferenciar-se e aprimorar constantemente as soluções SaaS, com o intuito de ampliar a sua fatia de mercado e permanecer como fortes competidoras em longo prazo.
Como fazer isso na prática?
Agora que entendemos a importância de adotar a melhoria contínua da sua solução SaaS ao mercado, chegou o momento de entendermos como realizá-la na prática. Veja, a seguir, algumas das principais dicas sobre como estabelecer processos que favoreçam a frequente otimização dos softwares sobre serviços.
Pesquise continuamente as necessidades do seu usuário
Quem nunca teve a experiência de lidar com um programa em que pelo menos 20% ou 30% dos recursos disponíveis são inúteis ou acabam sendo pouco utilizados? Esse tipo de experiência é muito comum e, na prática, representa uma ineficiência de produção para as empresas desenvolvedoras.
Afinal, tais funcionalidades subutilizadas demandaram a capacidade intelectual, o tempo e outros recursos materiais para serem desenvolvidos (como salários, consumo de energia e depreciação de equipamentos). Tais recursos poderiam ser mais bem empregados para outras finalidades.
Justamente por isso, é preciso focar todo o processo de desenvolvimento naquilo que de fato é demandado pelo usuário. Sendo assim, estabeleça mecanismos para o acompanhamento das necessidades do seu cliente, tendo em vista que elas podem também variar com o passar do tempo.
Aposte em um atendimento proativo e personalizado
SaaS, geralmente, demandam um suporte para fazer frente às dificuldades com o uso, sanar dúvidas e resolver outros problemas de ordem técnica. Dessa forma, por ser um serviço complementar necessário, aposte na otimização também desse aspecto da sua solução, e não apenas dos recursos do software em si.
Descubra formas de surpreender o seu cliente de maneira positiva, seja com um atendimento mais personalizado, seja com atitudes mais proativas. Em mercados como esse, em que a concorrência é muito forte, diferenciar-se pela qualidade dos serviços de suporte é um caminho a ser considerado.
Verifique periodicamente o grau de satisfação do consumidor
De nada adianta aplicar esforços para a otimização do SaaS sem antes garantir mecanismos de coleta de informações dedicadas a interpretar a satisfação do cliente/usuário. Sendo assim, juntamente ao lançamento de cada melhoria, desenvolva pesquisas de acompanhamento do nível de satisfação com o produto.
Determine indicadores de avaliação dos resultados sobre as diferentes camadas do produto, como usabilidade, se é de uso intuitivo, se é eficaz como ferramenta de trabalho, se realmente está contribuindo com a produtividade, se o usuário recomendaria a terceiros, entre outros relacionados ao suporte recebido e qualidade do atendimento prestado.
Por que as empresas que fazem isso são diferenciadas?
Agora que entendemos a importância da melhoria contínua das soluções SaaS ofertadas pelas empresas, é importante destacar também quais são os benefícios que essa constante atualização proporciona. De maneira geral, podemos afirmar que eles se resumem na construção de um diferencial competitivo sólido.
De fato, o processo de inovação é ininterrupto, fazendo com que muitas soluções apareçam a todo momento, apresentando novas features, com recursos cada vez mais personalizáveis. Dessa forma, a possibilidade de contar com softwares avançados para a execução de tarefas atreladas às mais diferentes necessidades já não tem a mesma exclusividade de outrora.
Como já afirmamos, todo esse processo de democratização do acesso a programas de qualidade tem exigido da indústria de soluções SaaS um esforço maior por atualizações mais frequentes e o desenvolvimento de recursos e serviços complementares, capazes de agregar valor aos produtos.
As empresas que têm dado atenção a essa tendência são as que têm uma probabilidade maior de se manter em longo prazo, por meio da diferenciação daquilo que ofertam ao mercado. Sendo assim, melhorar constantemente a solução SaaS ajuda a tornar a empresa única, potencializando o seu crescimento ao influenciar a percepção do cliente sobre os benefícios da solução contratada.
Então, gostou do artigo? Aproveite e compartilhe conosco a sua experiência na gestão de soluções SaaS. Como a sua empresa atua no aprimoramento e atualização do software? Deixe o seu comentário e contribua na discussão sobre o tema!