O que é o eNPS e como implementá-lo na empresa? Entenda!
Você sabe o que é a pesquisa eNPS e sua importância para entender o nível de engajamento da sua equipe?
A alta performance de uma startup pode ser explicada por uma série de fatores, da avaliação do customer success provida pelos clientes até a satisfação dos profissionais e a lealdade deles para com o negócio. De fato, ter uma equipe satisfeita e comprometida faz toda diferença nos resultados.
Mas como e quando avaliar isso? A pesquisa eNPS é uma ferramenta bastante usada por sua eficácia e promete ajudar as startups a entender melhor a visão dos funcionários a respeito do negócio. Além disso, é considerada uma boa prática para negócios com cultura data driven.
Quer entender melhor como ela funciona e como implementá-la? Continue a leitura deste artigo que preparamos sobre o assunto!
- Sumário
- O que é o eNPS?
- Como a pesquisa eNPS é feita na prática?
- Como implementá-la na sua empresa?
- Quais são as boas práticas para analisar os resultados da pesquisa eNPS?
- Qual é a importância do eNPS?
- Quais são as vantagens de aplicar o eNPS na empresa?
Sumário
O que é eNPS?
O eNPS é a sigla de employee Net Promoter Score. Trata-se de uma métrica usada pelos Recursos Humanos das organizações que ajuda a medir o nível de satisfação dos colaboradores. A ideia é perceber se o engajamento deles é suficiente, afinal servirá de recomendação profissional e até mesmo pessoal, fortalecendo a marca empregadora.
A pesquisa eNPS surgiu em 2003, criada pelo professor Fred Reichheld. Na realidade, a ferramenta inicialmente servia apenas para medir a satisfação dos clientes de uma organização, sendo que o seu nome original é NPS (Net Promoter Score). Com o tempo, ela foi aperfeiçoada e passou a ser aplicada também internamente.
Para uma startup, por exemplo, ter a percepção de satisfação interna é muito importante. Isso porque o negócio precisa de profissionais felizes e comprometidos com o trabalho. A partir da análise desse indicador, é possível identificar o que tem sido feito certo, trabalhar os erros, bem como fortalecer a cultura organizacional, voltando a gestão para o enfoque nas pessoas.
Como a pesquisa eNPS é feita na prática?
Na prática, deve vir separada em perguntas objetivas e descritivas com foco em diferentes temáticas. Por exemplo, é possível medir o eNPS do recrutamento e da seleção até as experiências dos colaboradores nos seus anos de empresa.
Basicamente, nas perguntas objetivas, o profissional deve avaliar um tema por meio de uma nota que vai de 0 a 10. Esses índices determinarão a satisfação do colaborador em relação àquele tópico. A partir disso, temos as classificações:
- notas 0 a 6 (detratores): têm uma opinião negativa da empresa, não estão satisfeitos;
- notas 7 a 8 (neutro): são neutros, estão satisfeitos naquele momento, mas não amam a empresa;
- notas 9 a 10 (promotores): são os colaboradores mais leais, que estão satisfeitos com os aspectos do negócio.
Por sua vez, temos as perguntas descritivas, que servem como base para entender as motivações que levaram o colaborador a dar determinada nota. Para que isso aconteça, é preciso contar com uma ferramenta que permita o anonimato, pois assim o profissional se sentirá à vontade para responder mesmo sobre aquilo que o incomoda.
Outra coisa é segmentar a pesquisa, pois desse modo a startup tem uma visão de quais áreas do negócio precisam ser trabalhadas, ainda mais pensando que nesse modelo a inovação constante faz parte do dia a dia da gestão.
Como implementá-la na sua empresa?
Como visto, a pesquisa eNPS é muito importante para entender melhor sobre a satisfação dos seus colaboradores. Mas como aplicá-la? Confira as dicas a seguir!
Entenda a importância da metodologia
Antes mesmo de fazer a pesquisa eNPS, é preciso perceber o quão importante ela é e colocá-la como prioridade. Isso porque os resultados mostrarão o engajamento dos profissionais alocados na sua startup, ajudando a direcionar as suas ações.
Comunique sobre a pesquisa
Se você deseja que o maior número de colaboradores faça aderência à campanha, é preciso explicar a metodologia para eles. Isso significa conversar sobre a pesquisa eNPS e a importância de todos participarem, afinal isso refletirá em benefícios para eles.
Lembre-se de comunicar sobre a frequência, destacando que é um processo de aperfeiçoamento contínuo, logo é aplicado periodicamente. Fazer uma campanha em toda a empresa pode ser uma alternativa interessante ou adotar a pesquisa a cada aniversário de contratação do colaborador.
Determine as questões
As questões a serem inseridas na pesquisa eNPS precisam ser bem pensadas e certeiras. A clareza delas evitará que sejam feitas interpretações equivocadas, além de reduzir as chances de perguntas sem fundamento.
Lembre-se de que, se elas não forem bem elaboradas, podem levar à incompreensão da equipe e até à ambiguidade nas respostas. Portanto, trabalhe com objetividade e observe o que de mais importante é preciso conhecer.
Analise os dados
Após a pesquisa, é preciso separar um momento para analisar os dados. A empresa precisa tomar providências diante dos feedbacks que receber, sejam eles negativos ou positivos.
Algo interessante a se fazer é determinar medidas preventivas ou corretivas a partir dos resultados. Saiba o que a sua empresa deve trabalhar primeiro. Por exemplo, se houver reclamações sobre salários, observe o plano de carreira e a compensação e adapte para a sua realidade.
Quais são as boas práticas para analisar os resultados da pesquisa eNPS?
Os dados coletados na pesquisa eNPS devem ser usadas para servir como base para a elaboração de novas estratégias. Por mais que seja penoso coletar feedbacks negativos, é essencial encará-los de frente e entender o que existe por trás deles, enxergando esse resultado como oportunidade de crescimento. Confira, a seguir, algumas práticas que podem ajudar a tirar o máximo de proveito dessa pesquisa.
Calcule a pontuação total da empresa
Com os dados coletados, subtraia a porcentagem de funcionários promotores dos detratores. A fórmula a ser usada é:
- eNPS = % de funcionários promotores – % de funcionários detratores
Os resultados podem ficar entre -100 e 100 pontos. Por exemplo, imagine que você entrevistou 200 dos seus colaboradores e 90 deram notas de 9 a 10 (promotores). Enquanto isso, 40 ficaram neutros e 70 deram notas baixas. A pontuação eNPS total do seu negócio é (90-70) 20%.
Conheça sua zona de pertencimento
Existem parâmetros que ajudam a entender como interpretar o resultado da pesquisa eNPS. São eles:
- entre 75 e 100 pontos — zona de excelência;
- entre 50 e 74 pontos — zona de qualidade;
- entre 1 e 49 pontos — zona de melhoria;
- entre 0 e -100 pontos — zona de perigo.
Defina metas de melhoria e prazos
Sem dúvidas, é uma ótima notícia estar na zona de qualidade, mas, independentemente do resultado, a startup precisa agir e mostrar para seus colaboradores que a pesquisa eNPS foi levada a sério.
Esse é o momento de agir e de elencar metas voltadas a aprimorar esse índice. Avalie as informações nas perguntas descritivas para apontar aspectos que incomodam os funcionários e pense em soluções para eles. É crucial estabelecer ações claras, alcançáveis e com prazo para serem implementadas.
Qual é a importância da eNPS?
Aplicar a eNPS é a maneira ideal de estabelecer melhorias no negócio para que os colaboradores se sintam mais à vontade com as suas funções e, consequentemente, tenham maior rendimento.
Cabe destacar ainda que a pesquisa eNPS é uma ferramenta que ajuda a garantir a felicidade dos profissionais e permite que eles se desenvolvam, alcançando o resultado desejado no negócio, tornando-se mais produtivos.
Afinal, quando têm sua opinião questionada sobre determinado ponto, as pessoas tendem a se sentir mais valorizadas e reconhecidas, criando um ambiente mais saudável.
Quais são as vantagens de aplicar a eNPS na empresa?
A pesquisa eNPS traz uma série de benefícios não só para o seu time, mas para os resultados do negócio. Entenda por que vale a pena aplicar esse recurso periodicamente.
É uma ferramenta simples e acessível
Em comparação a outras metodologias de análise de dados, a pesquisa eNPS é fácil de ser implementada, tem baixo custo e permite que respostas sejam identificadas com agilidade, evitando que problemas se perpetuem e contribuindo para a tomada de decisão.
Apoia a cultura do aprimoramento constante
Startups são empresas que têm no seu DNA a aprendizagem constante e a experimentação. Logo, nada mais lógico do que adotar um método de pesquisa que permita aos gestores reavaliar continuamente os pontos fortes e os fracos do negócio, estabelecendo uma cultura de treinamento e de desenvolvimento contínuo.
Empodera a equipe
Valorizar a opinião do colaborador, independentemente do que for, e se propor a criar medidas para melhorar os índices de satisfação da equipe são fatores que contribuem para que pessoas tenham um envolvimento mais positivo com a empresa.
Certamente, os funcionários se sentirão mais importantes e felizes, o que reflete no engajamento, na proatividade e no comprometimento com a marca.
Favorece o ROI
Qualquer negócio tem o desafio de evitar desperdícios financeiros e garantir que seus recursos sejam bem aplicados. Pesquisas de satisfação internas permitem que gestores identifiquem gargalos e falhas que realmente colaboram para redução de custos.
No mais, conhecer o nível de engajamento dos funcionários pode orientar melhor o RH a compreender o perfil desejado para as vagas e a ajustar os requisitos em processos seletivos. Afinal, um turnover alto também gera muitos gastos para uma empresa com contratações e demissões.
Lembre-se de que colaboradores infelizes podem ignorar processos e não atender adequadamente aos clientes, e não é isso que você deseja, não é mesmo? Por isso, utilize a pesquisa eNPS a seu favor e inclua esse recurso no seu plano de negócios. Assim, a prática se torna constante e ajuda a startup a estabelecer um estado de melhoria permanente.
Gostou deste artigo? Quer continuar acompanhando as novidades que postamos? Curta a nossa página no Facebook!