Novas soluções de pagamento e consumidores: entenda essa relação!
A transformação digital tem modificado completamente a forma como as empresas precisam lidar com os consumidores. Muito disso acontece pelas mudanças no comportamento impulsionadas pela tecnologia. Já pensou como os smartphones modificaram a forma com que o usuário se comunica? Isso se reflete em novas soluções de pagamento, também!
Afinal, por que utilizar o dinheiro para fazer uma compra, se é muito mais prático utilizar o PIX ou fazer a leitura de um QR Code? A praticidade é a palavra-chave do cenário atual e as empresas, independentemente do segmento, devem se adaptar. Para isso, portanto, é preciso conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e o que elas trazem de inovador para o mercado.
Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre o assunto. Quer saber quais são as novas soluções de pagamento? Confira!
Sumário
Quais são as alterações dos hábitos de consumo?
O nível de exigência do consumidor é cada vez mais alto, certo? As empresas, portanto, devem pensar em alternativas para otimizar as jornadas dos clientes de forma eficiente e prática. Esse é um trabalho que começa com a utilização dos canais mais adequados para comunicação e atendimento, por exemplo, e se estendem para as soluções de pagamento.
Todas as etapas da jornada de compra devem ser analisadas e aprimoradas, por que seria diferente com os meios de pagamento? Mais smartphones e menos contato. Mais praticidade e menos burocracia. Essas são algumas das tendências no segmento e que modificam os hábitos de consumo. Hoje, qualquer negócio deve estar preparado para oferecer uma série de métodos de pagamento.
Como isso tem afetado os meios de pagamento?
De acordo com o estudo Visa Back to Business Study — 2021 Outlook, isso já está afetando o mercado. Mais de 80% das micros e pequenas empresas já estão se adaptando aos novos hábitos de consumo digital. Dois pontos se destacam no relatório: mais empresas estão aceitando pagamentos via smartphones e outros dispositivos, e o aumento na opção de parcelamento em pagamentos online.
Além disso, mais da metade dos empreendedores estão oferecendo novas soluções de pagamento em seus negócios. Esse cenário reforça a importância de se adaptar e entender o que o consumidor mais procura. Em um mercado tão competitivo, é a melhor alternativa para se manter relevante.
Quais são as novidades nesse sentido?
Mas quais são as novas soluções de pagamento que têm modificado o mercado? Confira!
PIX
O novo método de pagamento criado pelo Banco Central (Bacen) é o PIX. Em vigor desde outubro de 2020, tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular entre os brasileiros. De acordo com números divulgados pelo próprio Bacen, já são mais de 150 milhões de chaves de segurança cadastradas, o recurso utilizado para realizar transações entre pessoas físicas e jurídicas.
Para se ter uma ideia, foram mais de R$150 bilhões movimentados desde que entrou em vigor, com um fluxo de R$3,3 bilhões por dia. Ao todo, já foram feitas 286 milhões de transferências por meio do PIX cinco vezes mais do que as transações via TED no mesmo período. O motivo para números tão positivos? A praticidade e agilidade desse método.
A proposta do PIX é oferecer rapidez ao processo de transação financeira: o serviço funciona 24 horas, em todos os dias da semana. Além disso, a transferência é feita instantaneamente e sem taxas para o consumidor. Com apenas a chave de segurança em mãos, qualquer pessoa consegue transferir valores da sua conta para outra em questão de segundos.
Links de pagamento
Outra opção que tem ganhado relevância entre os consumidores é o link de pagamento. Basta enviar um link para o que o cliente possa confirmar a transação de qualquer lugar. Na busca por menos contatos e maior agilidade no dia a dia, essa é outra alternativa interessante que ajuda a otimizar a experiência do seu cliente, um método simples e prático.
O link pode ser enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp, canais de comunicação que os consumidores estão habituados a utilizar. Além de prático, o método ainda amplia as possibilidades de pagamento. O cliente pode realizar a transação via cartão de crédito — sem precisar da tradicional maquininha — ou mesmo via boleto bancário.
QR Codes
Com a popularização dos smartphones, já não é uma tarefa complexa apontar o celular para um código e ser direcionado para uma página específica, certo? Essa é a proposta de usar pagamentos via QR Code. A ideia é eliminar, por exemplo, a maquininha de cartão ou, até mesmo, a necessidade de digitar números de uma conta ou chave de segurança do próprio PIX.
Ao apontar a câmera para o código, o pagamento pode ser efetivado na hora. Sem contato, sem digitação e sem perda de tempo.
Atividades comerciais que buscam otimizar a experiência dos consumidores em suas lojas apostam cada vez mais na opção. É uma outra alternativa que não exige investimentos muito significativos e resulta em inúmeros benefícios.
Fintechs
Mais uma das novas soluções de pagamento são as fintechs. Essa é uma mudança que tem crescido gradativamente e o surgimento do PayPal é um exemplo disso, já revolucionando sua área de atuação e oferecendo soluções inovadoras para os consumidores. O PicPay é uma solução mais recente, que também otimiza a transferência de valores entre usuários do aplicativo.
Com soluções cada vez mais inovadoras e disruptivas, as fintechs têm revolucionado o mercado de pagamentos. A ideia é apresentar serviços mais simples de ser utilizados, eliminando a burocracia muito tradicional do segmento financeiro no Brasil.
As novas soluções de pagamento são muitas e a tendência é que continuem aparecendo cada vez mais. Em um mercado concorrido, é importante ficar de olho nas novidades e garantir que a sua empresa esteja sempre preparada para atender às demandas do seu público. Com tanta competição, contribuir para uma melhor experiência é fundamental para reduzir o cancelamento de clientes e se manter relevante.
Agora que você já conhece como elas podem otimizar a rotina do consumidor, o que acha de ficar por dentro das principais tendências do mercado? Siga as nossas páginas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!