Case de sucesso Oxigênio Aceleradora – SoluCX
Se você quer fazer sua startup alcançar o crescimento exponencial e o sucesso é essencial participar de um programa de aceleração. Nele, a empresa pode vivenciar um ambiente de aprendizado constante, ampliar a rede de networking e conquistar novas oportunidades de negócio.
Aqui na Oxigênio Aceleradora, já ajudamos diversas startups nesse processo — e queremos fazer o mesmo com a sua. Convidamos Tiago Serrano e Luís Rodolfo, respectivamente CEO & Co-Founder e Head of Sales & Co-Founder da SoluCX, para que você sinta um pouco do gosto de como é viver a experiência da aceleração da Oxigênio.
Tenha uma boa leitura!
Sumário
A startup SoluCX e seus desafios de negócio
A SoluCX é uma startup especializada em pesquisas para otimizar a experiência do consumidor, como a de satisfação e o Net Promoter Score (NPS). Ela oferece um software desenvolvido especificamente para a gestão da experiência do cliente. Uma empresa jovial, nasceu em São José dos Campos, interior de São Paulo, e está em constante crescimento desde 2017.
Como toda startup de sucesso, a SoluCX tem uma ampla rede de clientes. Para se ter ideia, hoje, ela realiza uma média anual de 20 milhões de pesquisas de satisfações transacionais. O objetivo é identificar quais são as necessidades de melhoria nos processos de clientes do mais diversos segmentos.
Por que e como a SoluCX surgiu?
O surgimento da SoluCX está diretamente relacionado às experiências vivenciadas pelos seu co-fundadores ao longo dos anos. De acordo com Thiago Serrano, em 2011, ele foi vítima de um golpe conhecido como pirâmide financeira. Esse evento fez com que precisasse se reinventar para dar a volta por cima. Foi quando decidiu empreender e iniciar o próprio negócio.
No início, Thiago atuava no mercado de importações, revendendo produtos do Paraguai e da China. Essa experiência fez com que ele percebesse que “quanto maior o negócio ficava, mais burocrático e difícil de escalar era o processo”. Isso foi estímulo para investir em estudos sobre empreendedorismo e ler autores que vivenciaram o ecossistema de startups e inovação de mercado.
Em 2015, nasceu a Quero.la, a primeira ideia que, posteriormente, transformou-se na SoluCX. Nessa época, Yuzo Tamaru, Head of Design, e Israel Cunha, IT Operations, juntaram-se ao time. Foi quando a startup passou por processos de incubação e desenvolvimento no Nexus, também em São José do Campos.
É nesse momento que conheceram Luís Rodolfo, Head of Sales. Após esse encontro, eles se tornaram sócios e revisitaram o modelo de negócio da Quero.la. Perceberam que não era rentável e, em 2016, ofereceram um produto para a franquia de beleza Spa das Sobrancelhas.
O modelo acabou sendo escalado para todas as unidades franqueadas da marca. E esse foi o gatilho para a criação de um novo modelo de negócio, em que a cultura da startup é pautada em customer centricity. Foi aí que, então, nasceu a SoluCX.
O programa da Oxigênio e a startup SoluCX
A SoluCX é líder em pesquisas no Brasil, com mais de 120 clientes no segmentos de varejo, e-commerce, saúde, financeiro, telecom, automotivo, infra etc. É uma empresa de tecnologia que auxilia grandes marcas por meio das suas soluções de gestão da satisfação dos clientes, com:
- pesquisas transacionais;
- inteligência artificial;
- metrificação;
- consolidação de dados para tomadas de decisão.
Para chegar até aqui, a SoluCX contou com uma parceria importante no seu processo de expansão. Ela foi uma das startups que participaram do projeto de aceleração da Oxigênio. A duração foi de quatro meses, e os líderes da empresa contaram com o acompanhamento e o suporte de um executivo da Porto Seguro durante todo o período.
“Ele nos auxiliou na criação de oportunidades de negócios e a conquistar um networking com executivos, mentores e investidores de referência no mercado”, destacam Tiago Serrano e Luís Rodolfo. Aliás, essa tutoria personalizada é um dos destaques do programa da Oxigênio Aceleradora.
Os resultados obtidos com o programa da Oxigênio
A SoluCX buscou a aceleração da Oxigênio para ampliar sua atuação e conquistar mais expertise no mercado — e foi o que encontrou. Mas, até chegar lá, alguns desafios foram enfrentados e vencidos. Afinal, somente o trabalho duro gera resultados extraordinários. A seguir, veja quais foram os principais obstáculos encontrados no percurso e como os sócios lidaram com eles.
Desafios
Para participar da aceleração da Oxigênio, as startups interessadas são submetidas a um rigoroso processo seletivo. Esse é o primeiro desafio encontrado: “Precisamos provar nossos valores e diferenciais, e trazer nossa solução de forma sintetizada no pitch deck”, contam os sócios.
No início, eles deram suporte para a Porto Seguro. Foi quando tiveram o seu segundo — e grande — desafio, consolidar o nível de satisfação de todas as marcas do grupo em uma visão macro.
A companhia tem 75 anos de história, e suas dive marcas e áreas do negócio contam com jornadas distintas. “Após o processo de aceleração, acabamos fechando uma parceria com a Porto Seguro, entregando valor à companhia por meio da nossa solução de gestão da experiência do cliente”, destacam.
Vantagens
Participar do projeto de aceleração da Oxigênio e contar com a parceria da Liga Ventures ajudou a SoluCX a otimizar seu posicionamento de mercado. A marca se firmou como uma empresa inovadora e conquistou destaque entre as principais startups do país ao ser referência na implementação das melhores práticas.
“As mentorias e o networking foram fundamentais na parceria com a Porto Seguro, que agora é uma cliente SoluCX. Outra vantagem é o aprendizado conquistado durante todo o processo de aceleração”, reforçam Thiago Serrano e Luís Rodolfo. Todo esse processo é essencial para adquirir mais solidez de mercado e diferencial para a internacionalização de startups.
Como participar do programa de aceleração
A SoluCX não é o nosso único case de sucesso. Há muitas outras empresas inovadoras que cresceram com a gente — e a sua pode ser a próxima. Para participar do nosso programa de aceleração, basta estar elegível ao processo seletivo. Dentre os critérios, buscamos por startups que ofereçam soluções de:
- Analytics e Big Data;
- combate a fraudes;
- Customer Relationship Management (CRM);
- Customer Experience;
- Customer Insights;
- Inteligência Artificial;
- novos canais de vendas;
- soluções financeiras;
- soluções para crédito.
Se sua startup oferece soluções inovadoras nesses segmentos, garantindo eficiência e otimização operacional, aumento de receita e redução de custos, prepare-se para o nosso próximo Batch de aceleração. No momento, estamos na segunda etapa do 11º Batch.
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