Veja como definir um nicho de mercado pode ajudar a entrar em um programa de aceleração!
Uma das principais dificuldades do empreendedor brasileiro é definir um nicho de mercado para atuar. Empresários novatos, muitas vezes, cometem o equívoco de não ter um planejamento estratégico para atuação, o que acaba impactando o desenvolvimento do negócio e pode, inclusive, ocasionar o insucesso do empreendimento.
Para ajudar você a conquistar resultados extraordinários, conversamos com Mauricio Martinez, gerente de P&D e Inovação da Oxigênio, para entender melhor o papel da escolha de um nicho de mercado e a importância da aceleração.
Neste post, você confere os principais tópicos sobre o tema. Aproveite a leitura!
Sumário
Afinal, o que é nicho de mercado?
Em primeiro lugar, você deve ter em mente que esse conceito deve fazer parte de uma boa estratégia de negócios. Sem saber o que é nicho de mercado, quais os que oferecem mais oportunidades de crescimento e qual será o foco de atuação da sua startup, é impossível construir uma empresa de sucesso.
No mercado, há diversos segmentos — varejo, turismo, agricultura etc. Em cada um deles, há outras divisões de atuação — como varejo de roupas esportivas, turismo ecológico e a produção de soja. O nicho de mercado consiste em todas essas possibilidades dentro de um setor econômico. Como cada um tem seus desafios, as soluções devem ser direcionadas.
Aqui, é importante destacarmos que alguns segmentos podem ser híbridos. Por exemplo, vamos imaginar que você more no interior e tenha percebido oportunidades de aplicação da tecnologia no campo.
Então, você desenvolve um software com uso de deep learning e IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas) para potencializar os resultados da produção rural. Estamos falando de dois macrossetores: tecnologia e agronegócio.
Você pode optar por oferecer uma solução ampla para as dores do agronegócio ou focar, por exemplo, um software de logística para monitoramento de toda a frota do produtor. Isso significa que está optando por um nicho de mercado.
Quais são os benefícios dessa ação?
A definição sobre em qual nicho de mercado atuar é essencial para direcionar o seu negócio. Afinal, esse é um conceito atrelado ao propósito da sua startup. Inclusive, ter um foco de atuação é sinônimo de maior ROI (Return over Investiment, ou Retorno sobre Investimento). Para isso, porém, naturalmente, é preciso somar o direcionamento a uma gestão inteligente dos recursos.
A seguir, entenda melhor a importância da definição de nicho de mercado, conhecendo os seus benefícios para a gestão da startup.
Menor concorrência
Uma das vantagens de destaque da definição de nicho de mercado é a menor concorrência, o que permite que seu produto ou solução tenha um potencial maior de penetração no público, um fator crucial para alcançar o crescimento exponencial.
Atuar em segmentos amplos demanda que a sua startup concorra com diversos players, inclusive líderes de mercado. Isso torna mais difícil conquistar clientes, ao menos em um primeiro momento. Portanto, é melhor começar com pouco, para facilitar a gestão e conquistar know-how.
Público mais qualificado
Quando a sua startup oferece uma solução bem específica, ela trabalha com um público mais qualificado. Isso quer dizer que há mais facilidade para realizar a conversão em venda. A tendência é que o cliente chegue ao seu negócio já ciente da dor dele.
Especialização de produto
Entregar soluções bem específicas permite que a sua startup se torne referência no assunto. Isso agrega valor ao seu produto e atrai novos consumidores para o seu negócio. Vamos a um exemplo.
Suponhamos que você esteja em um processo de crescimento do seu headcount. Para tanto, o seu negócio:
- tem um orçamento X;
- deve atender às necessidades prioritárias do planejamento estratégico;
- contratar os melhores talentos do mercado;
- realizar o processo de recrutamento em Y dias.
Para atender às demandas, os gestores buscam por uma consultoria. Duas empresas são apresentadas a vocês:
- uma que lida com diversos processos de negócio e tem mais de 100 clientes atendidos;
- uma especializada em RH estratégico e que atendeu a mesma quantidade de clientes.
A tendência é que você escolha a segunda, não é verdade? A especialização e a experiência focada se tornam um diferencial competitivo — que, como o próprio nome indica, é um critério importante na tomada de decisão do cliente. Ela não é o único fator, mas, com certeza, tem muito peso na escolha do consumidor.
Amadurecimento do negócio
É interessante destacar que a escolha de um nicho de mercado mais específico pode ser uma estratégia de entrada no mercado. Você pode já ter no planejamento o interesse em ampliar o portfólio de produtos e usar a segmentação para adquirir mais expertise e conhecimento do mercado.
Outro aspecto interessante é a influência das condições do macroambiente: as transformações sociais podem demandar que a sua startup comece a ampliar o cluster de soluções. A questão é que, tendo começado de forma mais focada, o seu negócio estará maduro o suficiente para realizar isso com mais precisão e menor exposição a riscos financeiros.
Um exemplo é a diferenciação de produtos feita pelas locadoras de veículos brasileiras nos últimos 4 anos:
- locação diferenciada para motoristas de aplicativos;
- carros por assinatura para pessoas físicas.
Como definir um nicho de mercado?
A escolha de um nicho de mercado deve considerar aspectos como:
- seu propósito profissional, ou seja, o que você gosta de fazer e aonde quer chegar;
- necessidade da solução no mercado;
- escalabilidade do produto.
Para tanto, você não pode se basear no “achismo”. Vá a campo e realize uma pesquisa para entender melhor o cenário econômico e as necessidades dos segmentos. É somente a partir de um estudo robusto do mercado e de possíveis concorrentes que a definição de nicho pode ser realizada.
Um exemplo é o momento que estamos vivenciando em decorrência da pandemia de Covid-19. As empresas que oferecem soluções SaaS (Software as a Service) foram impulsionadas no período, e o que era tendência se firma como “obrigatório”, agora que muitas empresas têm divulgado a intenção de adotar o home office definitivamente.
Qual a relação do nicho com a aceleração?
A definição de nicho de mercado também é um aspecto importante para conseguir uma oportunidade de participar de programas de aceleração. “Sabendo exatamente o valor que sua startup traz para aquele tipo de problema, fica muito mais fácil o match para a jornada de uma aceleração”, explica Martinez.
Na Oxigênio Aceleradora, por exemplo, há oportunidades para startups do segmento de Customer Success, Cyber Security e Inteligência Artificial, dentre outras. As startups aceleradas contam com um robusto programa, onde têm a oportunidade de:
- mais negócios;
- networking;
- consultoria personalizada;
- suporte em diversos recursos etc.
Se o nicho de mercado da sua startup está definido, e vocês estão prontos para “voar”, é o momento de investir na aceleração do negócio. Agora que você já sabe como definir um nicho de mercado, entre em contato conosco para saber como entrar em um programa de aceleração!