Live commerce: saiba o que é e como ajuda empresas para além do varejo
O Brasil é, há algum tempo, um dos maiores mercados do mundo para compras online. Isso demonstra que essa modalidade já conta com a simpatia de grande parte da população do país.
Entre os motivos para a alta adesão estão a variedade de itens que se pode encontrar pela internet e a praticidade de poder concluir todo o processo de compra e recebimento da mercadoria no conforto do lar. Porém, ainda existem pessoas receosas com esse tipo de transação, o que torna o live commerce uma grande oportunidade para que os lojistas consigam, finalmente, converter esse tipo de público em novos clientes.
O objetivo deste artigo é aprofundar o conhecimento sobre o que é live commerce, qual é o seu potencial para o varejo, de um modo geral, e como ele se transformou em um fenômeno de crescimento, mesmo durante o período de crise sanitária e restrições de locomoção que vivemos atualmente. Tem interesse no tema? Então, continue a leitura!
Sumário
O que é live commerce?
O live commerce, conhecido também como livestream shopping ou shopstreaming, nada mais é do que a união de duas práticas já conhecidas pelo grande público, em único evento. A primeira são as “lives”, que são transmissões ao vivo realizadas pela internet, e a segunda é o comércio, propriamente dito, ou seja, a oferta de bens e serviços que visam a venda.
Operando de forma semelhante a esse conceito, existem diversos canais de televisão dedicados apenas às vendas, como o Shoptime e a Polishop TV, apenas para citar exemplos brasileiros. Porém, o que difere os canais de televendas do live commerce é que nessa modalidade, todos os processos ocorrem em uma única plataforma.
Assim, no decorrer das transmissões ao vivo, o potencial consumidor pode concretizar a sua compra sem a necessidade de ser redirecionado ao site da empresa, ou ligar em outro número comercial. Diferente das televendas, toda a efetivação da transação é feita em poucos cliques durante a live.
Uma grande vantagem é a facilidade de interação que torna o processo de tomada de decisão de compra mais rico em detalhes sobre os benefícios e vantagens do produto, proporcionando uma visão mais abrangente e completa para o cliente. Também é importante destacar o grau de interação dessa modalidade de vendas com outras estratégias de marketing aplicadas ao mundo virtual, como o marketing de influência.
Assim, ao unir as transmissões ao vivo aos influenciadores que dominam as principais plataformas digitais, o live commerce consegue atingir níveis de engajamento mais elevados, mesclando ações de entretenimento com a venda de produtos, que resultam em conversões de vendas.
Como o live commerce tem crescido?
Diferentemente de outros segmentos em crise, o live commerce bate recordes de vendas online pelo mundo. Segundo um estudo realizado pela AlixPartner, a quantidade de pessoas que assistem a esse tipo de transmissões na China cresceu 30%, apenas durante o período entre março de 2019 e junho de 2020.
Ainda sobre a China, o mercado de vendas ao vivo já superou a casa dos 66 bilhões de dólares, algo muito próximo a 10% de todo o setor do país mais populoso do mundo. Já nos Estados Unidos, boa parte das vendas da gigante Amazon, que ocorreram em datas marcantes de 2020, como a Black Friday, foram efetuadas por meio do seu braço para o setor de vendas ao vivo, a Amazon Live.
Aqui no Brasil, essa estratégia também ganhou força durante a pandemia. Empresas como Americanas, Magalu e Chilli Beans investiram pesado nas transmissões ao vivo, em conjunto com grandes nomes de influencers, tendo a promoção de vendas como foco.
Com uma taxa de conversão entre seis a dez vezes maior do que o varejo tradicional, fica fácil notar que esse é um setor em expansão e que continuará sendo uma forte tendência para o futuro do comércio online. Sendo assim, entendemos que o mercado de transmissões ao vivo é uma oportunidade para os lojistas que procuram diversificar os seus canais de vendas e torná-los mais eficientes.
Quais são as 5 vantagens do live commerce?
Como vimos, o live commerce ganhou ainda mais força no Brasil e no mundo por causa do distanciamento social. Essa modalidade de vendas se tornou o caminho mais indicado para aproximar marcas e consumidores novamente. Confira, a seguir, outras 5 vantagens geradas pelas vendas em live.
1. Atração do público com condições especiais
Uma grande vantagem do live commerce é a sua capacidade de mexer com o imediatismo dos consumidores em potencial. Como toda transmissão ao vivo tem um fim, os consumidores ficam mais atentos às ofertas disponíveis dentro dessa janela de oportunidade.
O sentido de urgência em aproveitar uma “oferta imperdível” ajuda a eliminar objeções de compra, ampliando as chances para que ocorra a conversão de espectadores em clientes.
2. Maior interatividade com a audiência
As melhores plataformas de live commerce contam com recursos muito interessantes para manter a atenção da audiência. Eles permitem a execução de estratégias de spin selling.
Desse modo, a interatividade e a comunicação são estimuladas, favorecendo a abertura do cliente e permitindo que os argumentos de venda sejam confrontados com as expectativas sobre determinado produto. Dentre as ferramentas disponíveis, podemos citar recursos como comentários, enquetes, votações ao vivo e outros que, aliados à qualidade do roteiro da live, podem proporcionar ótimos resultados.
3. Maior alcance orgânico
A quantidade de pessoas alcançadas pelas ações de marketing inicial tem o potencial de aumentar à medida que os clientes compartilham os conteúdos, recomendam produtos e viralizam promoções e condições especiais para compra entre os demais membros da sua rede de contatos.
Em uma loja física, esse processo é limitado, mas em uma live, um simples click tem um poder replicar a audiência e causar um efeito viral.
4. Jornada de compra mais rápida
Devido ao próprio ambiente virtual em que a tomada de decisão está sendo realizada, a jornada de compra acaba por ganhar velocidade. Isso ocorre graças ao acesso facilitado a qualquer tipo de informação sobre os produtos, como quais os seus benefícios e características principais, quais as formas de pagamento disponíveis e quais são as outras opções de itens substitutos ou concorrentes disponíveis no mercado.
5. Experiência similar à loja física
Como vimos, o live commerce surge como uma resposta à limitação de acesso às lojas físicas. Afinal, por meio dele, é possível interagir com vendedores, obter informações, tirar dúvidas e tomar a decisão de compra.
A capacidade de interação, a experiência de compra diferenciada e os resultados em conversões efetuadas são alguns dos exemplos que demonstram a necessidade e a oportunidade que o varejo tem para fazer crescer o seu negócio.
Podemos observar que o futuro das startups e de outros tipos de negócios passa por desenvolver estratégias que envolvam o comércio virtual e, em especial, o live commerce. Para isso, é preciso adotar boas práticas para a criação de transmissões ao vivo de vendas de sucesso, como conhecer o perfil do seu público, definir as melhores plataformas, montar um bom roteiro e elaborar promoções e condições especiais para a ocasião.
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