O que é empreendedorismo social e qual sua relação com startups?
Criar soluções que sejam capazes de sustentar um negócio e, ao mesmo tempo, conquistar objetivos é a estratégia de um startup com futuro. Para chegar a esse resultado, é importante contar, por exemplo, com o empreendedorismo social, uma vertente de quem quer se destacar e ganhar atrativos tanto no mercado como na sociedade.
Nesse sentido, é fundamental entender como traçar ações que contemplem e impactem positivamente a comunidade, bem como que gerem lucro de forma saudável para que a startup continue a crescer e que facilitem a gestão de pessoas. É aí que entram pilares como: negócio sustentável, ideias inovadoras, colaboradores capacitados e engajados, entre outros.
Pensando em ajudar a conectar a sua empresa com o empreendedorismo social, elaboramos um conteúdo com as principais informações. Confira abaixo e boa leitura!
Sumário
O que é empreendedorismo social?
Quando falamos em conjunto de ações com foco em uma melhoria para a sociedade como um todo, estamos demonstrando de forma direta o que é o empreendedorismo social. Aliado a isso, a questão lucratividade é envolvida, porém de forma que não seja a única finalidade, mas como parte do processo.
Indo além, esse tipo de empreendedorismo geralmente coloca em prática medidas sustentáveis, fazendo conexão com tecnologia, avanços sociais, melhores condições de vida para as pessoas, entre outros detalhes.
É válido reforçar também que o conceito visa reduzir desigualdades sociais e econômicas por meio de negócios que não estejam com foco apenas em resultados financeiros, mas no avanço de ideias inovadoras. Com isso, tem-se uma coligação entre meio ambiente, vida social justa, oportunidades e negócios rentáveis.
Quais são os benefícios do empreendedorismo social?
É possível enxergar de forma clara alguns benefícios que o empreendedorismo social gera e nutre. Veja alguns dos principais na sequência.
Engajamento entre colaboradores
Quando o seu time sabe que a startup está em busca não somente de lucro financeiro, mas de melhorias para a sociedade, o aumento de engajamento se torna natural. Os profissionais também percebem que podem fazer a diferença na vida de outras pessoas, trazendo ideias fora da caixa e que, muitas vezes, têm grande potencial.
Reputação de marca
Ser conhecido no mercado é um ótimo ponto — ainda mais quando se está atrelado a algo positivo com impacto social. Por isso, o empreendedorismo com o viés de melhorias para a sociedade é uma forma inteligente de ganhar relevância entre consumidores, concorrência e até mesmo investidores.
Ideias tidas como referência
Já pensou em ter uma startup que vire referência nacional e internacional no quesito empreendedorismo social? Quando se aposta nesse tipo de estratégia, as possibilidades de ganhar os holofotes mundo afora são grandes. Vale a pena estimular todo o time para encontrar ideias que sejam, de fato, únicas e com apelo social.
Como ele se relaciona com o universo das startups?
Para entender essa relação, vale relembrar as principais características dos modelos das startups: tratam-se de empresas fincadas em raízes inovadoras, com enorme potencial para crescer e se solidificar no mercado, geralmente relacionadas à tecnologia.
Do outro lado, temos o empreendedorismo social, que, como vimos, busca soluções novas que gerem impacto positivo para a sociedade como um todo. O que as duas têm em comum? Tudo. Por exemplo, no momento em que estiver elaborando um projeto que beneficie pessoas que estejam em busca de aprendizado, novas habilidades, oportunidades, etc.
Vemos assim produtos e/ou serviços que chegam para abranger questões importantes na sociedade, como capacitação, geração de empregos voltados para as necessidades atuais, preservação do meio ambiente, soluções economicamente rentáveis, tratamento da saúde, desenvolvimento infantil, entre outras frentes.
O que considerar no empreendedorismo social ao buscar investimentos?
Quanto à hora de procurar por investidores e parceiros para o negócio dar certo, é bom ter em mente alguns pontos estratégicos do empreendedorismo social versus a sua startup. Um exemplo é a criação de ideias que resolvam problemas sociais, principalmente quando se combina práticas e inovação para novos serviços.
Ainda é possível fazer parcerias voltadas para a sustentabilidade do projeto, como quando se fala que um complementa o outro. Uma opção é quando a startup de tecnologia se une a uma empresa de projetos sociais ou ONGs.
É bom mostrar ainda a relação da transformação que a comunidade terá com a solução, assim como os problemas que podem ser contemplados e resolvidos. Novos mercados e missão social também merecem destaque no investimento por um motivo bem importante: são aliados para um retorno financeiro que não seja exploratório e que envolva a toda a equipe.
Quais são os exemplos de sucesso?
Vamos a algumas iniciativas que prosperaram no quesito empreendedorismo social. O Grameen Bank, por exemplo, é um banco popular em todo o mundo que começou as suas atividades em 1970, época em que Bangladesh era um local que não facilitava os empréstimos para a população, muitas vezes impedindo que sonhos fossem concretizados, como novos negócios, emprego, casa, entre outros.
A ideia ganhou fôlego quando o empreendedor do banco mostrou como é possível fazer pequenos empréstimos à população carente e ter risco também baixo. Assim, surgiu o chamado microcrédito, hoje conhecido e aplicado em várias regiões do mundo todo. A ideia ganhou um Prêmio Nobel da Paz por ter ajudado milhares de famílias pobres.
Outro exemplo é o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAAC), bastante reconhecido no Brasil. Criada em 1991, a entidade queria melhorar as chances de cura para os pequenos e contou com a manutenção do projeto por meio de venda de produtos, bazares, doações, loja virtual e ações modernas que engajam a sociedade brasileira.
Agora que você já entendeu melhor como o empreendedorismo social tem uma ligação forte com startups, uma dica é fomentar investimentos e potenciais parceiros por meio de práticas de inside sales. No mais, promover palestras e estudos de caso de comunidades que estejam com algum gap de serviços são formas de encontrar o melhor caminho para fazer a diferença na sociedade.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, participe também desta conversa! Deixe o seu comentário e compartilhe conosco como a sua startup se encaixa nessa realidade e qual o trabalho que realiza.