Afinal, quem são os stakeholders? Descubra a importância deles!
Ao começarmos uma nova empresa, é comum que estejamos atentos às necessidades mais nítidas logo no começo, como a criação de processos, contratação de bons colaboradores, presença de mercado, aquisição de clientes…
Nesse cenário, é comum que algumas pessoas se esqueçam de um dos pontos mais importantes para o negócio, que abrange todos esses tópicos: a identificação e o engajamento dos stakeholders.
Afinal de contas, esses agentes são essenciais para a longevidade de qualquer projeto, seja influenciando ou sendo influenciados. É preciso identificar quais são as partes interessadas de uma empresa e saber como engajá-las, para que se tornem aliadas e atuem de forma ativa no crescimento do negócio.
Se você quer entender melhor quem são os stakeholders, qual a importância deles para uma empresa e como identificar e engajar esses agentes, continue a leitura!
Sumário
Quem são os stakeholders?
Antes de explicar o conceito de stakeholder, vamos dar um passo atrás e explicar a tradução literal da palavra, que é de origem inglesa. Stake significa risco, interesse ou participação, enquanto holder significa aquele que possui. Stakeholder, portanto, é a parte que possui interesse ou participação no negócio.
Em qualquer nicho de mercado, existem indivíduos ou organizações que influenciam ou são influenciados por uma empresa. Essas pessoas são consideradas as partes interessadas, pois são diretamente afetadas pelo projeto em questão, seja direta ou indiretamente. Isso abrange desde os investidores e funcionários do negócio até os fornecedores, clientes e parceiros.
Qual é a importância dos stakeholders?
Depois de identificar quem são os stakeholders, é hora de entender qual é a importância deles para o crescimento da sua startup. Vamos pensar no seguinte: toda empresa tem diversas outras instituições, organizações e indivíduos que estão, de alguma forma, vinculados às suas operações, certo? Nesse sentido, conhecer melhor essas pessoas e ter um bom relacionamento com elas é parte essencial do dia a dia dessa empresa.
Os stakeholders são uma excelente forma de medir o sucesso de um negócio. Isso porque, para o seu empreendimento ser considerado de sucesso, ele precisa entregar algum valor — direto ou indireto — para todas as partes interessadas. Esse modo de pensar faz muito sentido quando pensamos no equilíbrio de uma empresa: não adianta ter investidores felizes e bem-relacionados com a diretoria, se os clientes estão insatisfeitos.
Como identificar os stakeholders da minha empresa?
Um dos maiores erros cometidos por uma startup é deixar de identificar uma parte interessada para o negócio. Para que isso não aconteça com a sua empresa, vamos ensinar agora a traçar o perfil de cada um dos stakeholders, assim como seu nível de interferência, participação e dependência do seu negócio. Vamos lá?
3 passos para identificar um stakeholder
Antes de exemplificar quem são os stakeholders mais comuns em uma startup, vamos mostrar 3 passos simples para identificar uma parte interessada. É importante que esses passos sejam realizados no momento do planejamento estratégico da empresa, pois cada empreendimento tem sua particularidade, e esquecer um stakeholder pode ser muito prejudicial para as relações do seu negócio.
Vamos lá?
1º passo: liste as partes interessadas
Esse é o pontapé inicial para o processo de identificação dos stakeholders e deve ser realizado em uma sessão de brainstorm (ou, ao menos, em uma reunião com mais de uma pessoa). Depois de listadas todas as pessoas que, de alguma forma, têm contato com o negócio, é importante revisar essa lista, para não esquecer ninguém.
Vale lembrar que uma parte interessada não precisa ter contato direto com a empresa: basta ser afetada de alguma forma para que entre na lista. O ideal é que, durante esse exercício, seja feita uma pesquisa de mercado aprofundada, benchmarking com empresas do mesmo nicho e até mesmo uma consultoria, se necessário.
2º passo: entenda os interesses de cada membro da lista
Depois de ter listado todas as partes interessadas, é hora de voltar a cada grupo citado e entender como ele se relaciona com a sua empresa. Alguns stakeholders terão interesses mais óbvios, como clientes, acionistas e funcionários. Outros podem ter objetivos que vão de encontro com o seu negócio, como é o caso de alguns sindicatos, ONGs e grupos ativistas.
3º passo: determinar o grau de influência de cada stakeholder
O último passo é o mais importante para se determinar quanto tempo e esforço gastar com cada parte interessada: o grau de influência dela no seu negócio. Essa influência deve ser calculada com base nos seguintes níveis: interferência, participação e dependência.
Para fazer isso, pense no seguinte: quanto a minha empresa interfere na atuação desse grupo — e vice-versa? Qual é o grau de participação desses indivíduos no seu negócio? E, por fim, qual é o nível de dependência entre a minha startup e essa parte interessada? Com base nas respostas a essas perguntas, será possível entender quais stakeholders são mais estratégicos para a empresa, e com quais é possível se preocupar menos.
Exemplos de stakeholders
Agora que você sabe como identificar uma parte interessada, aqui está uma relação com as mais comuns:
- acionistas;
- investidores;
- colaboradores;
- sócios;
- parceiros;
- fornecedores;
- clientes;
- concorrentes;
- comunidade local;
- governo;
- imprensa;
- ONGs;
- sindicatos;
- grupos ativistas.
Como manter as partes interessadas engajadas?
O trabalho de identificar quem são os stakeholders pode parecer complexo, mas o verdadeiro desafio nunca acaba: mantê-los engajados e próximos da empresa. Para que isso seja feito da melhor maneira, o ideal é que o trabalho comece junto ao surgimento do negócio, para que a relação seja construída com transparência, honestidade e força.
Uma comunicação aberta com as partes interessadas é essencial durante alguma crise, uma vez que, caso algo aconteça, essas pessoas vão sentir confiança em comunicar a empresa e não a mídia. Da mesma forma, caso uma história chegue à imprensa, se ela tiver um canal aberto com a sua empresa, provavelmente entrará em contato antes de publicar uma informação que possa prejudicar o empreendimento.
Como você pode ver, saber quem são os stakeholders e mantê-los engajados é um dos pontos mais importantes ao começar um novo negócio. Eles são peças-chave para o crescimento saudável, e ter contato com esses agentes traz inúmeros benefícios para a sua startup.
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