UX e UI: domine esses conceitos!
A revolução digital é uma realidade em diversas empresas, o que impulsionou o surgimento de novas demandas, realidades e também temas que passaram a ser priorizados no mundo corporativo. UX e UI são bons exemplos desse tipo de conceitos que se consolidam cada vez mais em diferentes setores.
Ambos são de extrema importância e dizem respeito à experiência do cliente e a usabilidade de páginas na web. É por isso que esses conceitos se tornam tão importantes, já que nunca foi tão essencial estruturar estratégias de negócio com base na satisfação e nas necessidades de um público-alvo.
Afinal, no cenário altamente competitivo em que vivemos, para se destacar é preciso mudar o ponto de vista e ter o usuário como chave central do negócio, acessando seus desejos e dores, a fim de ganhar sua confiança, atenção e gerar engajamento real.
Continue lendo este post para dominar esses conceitos e aprender na prática a como revolucionar seu negócio! Acompanhe!
Sumário
O que é UX?
O termo UX significa User Experience, ou seja, Experiência do Usuário. Ele engloba se atentar a aspectos que vão reduzir atritos na interação entre indivíduos e processos digitais, prezando pela fluidez e simplicidade.
O foco é que o usuário tenha uma experiência positiva ao usar um site ou aplicativo, isto é, consiga facilmente achar o que procura, sanar dúvidas de forma rápida e clara e navegar com facilidade, por exemplo. No fim, a imagem que fica para o cliente é de ter tido toda uma jornada de interação agradável e descomplicada.
UX deve ser o pilar principal de uma estratégia digital. Isso demanda conhecer o cliente para antecipar suas necessidades e prioridades e apresentar soluções que excedam suas expectativas.
Aplicação de UX
Na hora de pensar táticas para melhorar o UX de uma página ou aplicativo, é necessário considerar seus elementos principais:
- valor agregado: a experiência deve ser útil, funcional e entregar algo relevante, que satisfaça alguma necessidade do seu público-alvo. Logo, o usuário precisa ter acesso a algo que solucionará alguma de suas dores;
- usabilidade: a essa altura do campeonato, sites complicados não têm mais espaço na web. O ponto central é facilitar ao máximo, priorizando interfaces intuitivas e eficientes ao máximo;
- harmonia visual: a questão estética também é importante, pois para uma boa experiência, a interação com a página necessita ser visualmente agradável. Como acontece em um espaço físico, o usuário precisa se sentir confortável e acolhido nesse ambiente virtual;
- desempenho: garanta uma interação prática e rápida ao investir em um site veloz e constante. Páginas com performance técnica ruim geram uma péssima experiência.
Implementação de UX
Na prática, algumas ideias e melhorias que você pode implementar no seu negócio hoje para otimizar o UX são:
- invista em ferramentas que melhorem o carregamento da página e resolvam problemas de lentidão;
- tenha um site responsivo, ou seja, que se adapte automaticamente a diferentes tipos de telas (celulares, tablets, etc.);
- pense na acessibilidade e elimine barreiras que impeçam pessoas com deficiências visuais, auditivas e cognitivas naveguem no seu site;
- aposte em conteúdo variado, interessante e voltado aos interesses do seu público para entregar mais valor e também conseguir ranquear melhor sua página nos buscadores.
Vantagens de UX
Ao implementar estratégias de UX nos seus meios digitais, uma empresa só tem a ganhar. Os principais benefícios são:
- aumenta o número de visitantes no site;
- eleva o tempo de permanência dos usuários na página — ao mesmo tempo em que reduz a taxa de rejeição;
- melhora as chances de conversão, uma vez que o ambiente é fácil de navegar — o que favorece as vendas;
- facilita o onboarding de clientes;
- amplia o reconhecimento da marca no mercado;
- intensifica o engajamento e a fidelização de clientes.
O que é UI?
UI significa User Interface, que em português é Interface do Usuário. Aqui, estudam-se as melhores práticas de como uma pessoa pode interagir com a interface digital, considerando elementos como menus, comandos de voz, gestos, botões, entre outros. Logo, podemos pensar que UI estabelece uma conexão entre UX e o usuário.
Vale ressaltar que UI não se restringe à aparência de uma página ou aplicação, mas também engloba todos os fatores que vão favorecer a interação e o caminho escolhido pelo usuário ao se relacionar com uma ferramenta digital.
Aplicação de UI
Para criar interfaces não só bonitas, mas também funcionais e eficazes, deve-se pensar nos elementos essenciais de UI, que são:
- botões (checkboxes, CTAs, para conectar e desconectar, entre outros);
- fontes;
- ícones;
- cores.
Implementação de UI
Com uma interface acessível, simples e agradável, fica mais fácil estreitar o relacionamento entre empresa e clientes. Algumas dicas que você pode implementar no seu negócio são:
- avalie a usabilidade das suas ferramentas digitais. Examine as interações e ações presentes no seu site e verifique se todas estão gerando as informações e os resultados esperados;
- garanta que todos os processos e comunicação sejam claros, diretos e intuitivos;
- desenhe um rascunho das interações do seu site antes de implementar ou reformular uma estratégia. Mapeie todos os pontos de interação do usuário e o que é esperado que aconteça em cada um deles;
- considere a estrutura da plataforma e hierarquia das informações.
Vantagens de UI
Os ganhos de UI para um negócio são muitos. Ao investir nesse aprimoramento, você:
- entrega mais valor para os consumidores, uma vez que estrutura seu site, tendo em mente suas necessidades, dificuldades e desafios, e oferece uma ferramenta mais qualificada e satisfatória para o usuário;
- tem mais chances de conquistar e fidelizar clientes;
- fortalece a imagem da sua marca;
- ganha destaque no mercado.
Quais são as principais diferenças entre UX e UI?
Como vimos, UX e UI são conceitos que carregam grandes semelhanças, sendo basicamente interdisciplinares. Um ajuda o outro a cumprir seus objetivos e proporcionar uma interação mais rica e significativa para o cliente final.
Em essência, podemos dizer que UI diz respeito à estrutura apresentada no site, à forma como foi arquitetada, enquanto UX engloba muito a sensação de satisfação e simplicidade que foi navegar pelas páginas.
Como exemplo prático, o trabalho de UI em um e-commerce envolve pensar no conjunto de ações necessárias para guiar o usuário a atingir um objetivo. Já UX, nessa mesma loja virtual, vai cuidar para que a página seja visualmente amigável e simples, além de ter um conteúdo interessante e de qualidade.
UX também vai garantir que todas as informações básicas sobre produtos e serviços estejam bem claras e sinalizadas, e que erros com produto repetido no carrinho, cupom de desconto que não seja válido, entre outros não aconteçam e criem conflitos durante a interação.
Agora que você entende os conceitos de UX e UI, suas aplicações, vantagens, diferenças e semelhanças, já está pronto para repensar estratégias e rever o curso das interações entre clientes e as ferramentas digitais do seu negócio. Aplique nossas dicas para otimizar processos ao máximo e amplie a captação de clientes nas suas páginas!
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