Co-marketing: 5 motivos para aplicar nas startups
Se você está procurando uma estratégia que minimize os riscos de sua startup e proporcione um bom resultado, investir em co-marketing pode ser uma ótima solução. Por meio dessa técnica, você é capaz de atrair a atenção de mais pessoas gastando menos recursos de sua empresa.
Em mercados cada vez mais competitivos, ter metodologias como essa podem ser o diferencial entre obter sucesso ou fracassar em sua jornada de empreendedor. Portanto, se você quer entender mais de co-marketing para aplicar em sua startup, não deixe de conferir este conteúdo que preparamos para você!
Sumário
O que é co-marketing?
Já pensou em fazer parcerias que possam melhorar os resultados de ambas as empresas e atingir um público em comum por meio dela. Com o co-marketing isso é possível. Ao utilizar essa estratégia, você vai integrar o planejamento de marketing de dois negócios distintos para promover produtos e conteúdos que sejam relevantes para um público-alvo em comum.
Ou seja, é possível trabalhar em conjunto com outra organização para oferecer valor para a persona coletiva e beneficiar os dois parceiros com essa estratégia de marketing. Além disso, esse tipo de técnica pode gerar diferentes tipos de alternativas para ampliar o alcance das organizações.
Por exemplo, é possível executar uma parceria com outro negócio para atrair a atenção da audiência em comum e realizar um webinar. Por meio dele, você repassa o conhecimento que sua empresa tem, gera autoridade em seu segmento e pode esclarecer como a sua startup pode ajudar esse público.
Por que aplicar o co-marketing em uma startup?
Essa estratégia de marketing consegue apresentar grandes resultados por meio de uma abordagem colaborativa entre as empresas. Assim, ambas se beneficiam dessa visibilidade adicional e conseguem desenvolver uma estratégia com muito mais impacto. Confira a seguir quais os principais motivos para utilizar essa abordagem em sua startup!
1. Aumenta a rede de contatos
Uma das primeiras vantagens de utilizar o co-marketing se refere a ampliação das redes de contato que ele proporciona. Isso ocorre, pois, além de contar com a expertise de indivíduos que atuam em mercados semelhantes aos seus, você tem acesso à base de contatos de outro negócio.
Isso significa que são muitos leads previamente qualificados e que podem se interessar por seus conteúdos e, em seguida, por suas soluções. Por meio dessa parceria, é possível desenvolver um relacionamento mais próximo com esses leads e mostrar como sua startup pode gerar valor para eles.
2. Reduz custos
Toda a empresa deve buscar reduzir seus custos. No caso das startups, isso é fundamental para alavancar sua entrada no mercado e consolidar a própria marca. Ao compartilhar a produção de um conteúdo rico, por exemplo, os custos se tornam menores e a divulgação mais forte.
Por meio dessa abordagem, é possível segmentar o trabalho conforme as habilidades de cada parte envolvida. Uma pode ficar responsável pelo conteúdo, outra pela distribuição via tráfego e assim por diante. Independentemente como é feita essa divisão, certamente é mais barata do que desenvolver todos os materiais e canais por conta própria.
3. Aumenta a visibilidade da empresa
Tal visibilidade está diretamente associada com o acesso à base de clientes da empresa parceira. Isso significa que a sua startup pode, por algum período, utilizar a vitrine de outro negócio para mostrar seus produtos, enquanto cede a atenção de seu próprio público, em contrapartida.
Como ações desse tipo tendem a atrair uma grande quantidade de leads, é importante estar com tudo preparado. Deixar os sites da empresa bem organizados, as redes sociais repletas de conteúdo e criar landing pages para captar o contato das pessoas interessadas pode fazer com que você aproveite bem essa visibilidade adicional. Portanto, se você quer melhorar as visualizações que sua startup recebe, tal estratégia é uma excelente saída.
4. Ajuda a conquistar credibilidade no mercado
Você já parou para pensar como um novo cantor ou cantora se torna famoso? Normalmente isso ocorre quando essa pessoa realiza uma parceria com um artista já consolidado. Na prática, isso significa que o indivíduo com um público já sólido cede parte de sua credibilidade ao fazer parceria com um novo artista.
No mundo dos negócios isso não é diferente. Para que sua startup seja reconhecida em seu segmento e o público confie em seus produtos, é necessário contar com a credibilidade de pessoas que já desenvolveram um relacionamento prévio com a audiência.
Assim, ter o suporte de outra empresa permite que o público que já confia nas soluções que ela dispõe ofereça a mesma credibilidade para sua startup.
5. Otimiza o trabalho
Captar e atrair novos públicos pode ser um trabalho árduo e demanda uma grande produção de conteúdo. Por isso, vale otimizar o fluxo de trabalho por meio de uma parceria proporcionada pelo co-marketing.
Ao dividir o trabalho entre duas parceiras você consegue desenvolver aparatos de grande valor para a audiência e ainda distribuir esse material para novos públicos e atingir outros leads.
Para isso, é importante que as atividades dessa parceria estejam bem estabelecidas e divididas. Dessa forma, você assegura que ambas empresas tenham sucesso e que a responsabilidade da parceria seja equiparada.
O que é preciso para ter sucesso com essa estratégia?
O co-marketing pode gerar resultados incríveis para a empresa e você consegue obter todos os benefícios supracitados para sua startup. Mas é importante ter boas estratégias para assegurar que ele vai proporcionar o que era esperado e que você vai obter sucesso com essa técnica.
Existem alguns fatores que devem ser observados para isso, como escolher um parceiro ideal, que tenha o mesmo público-alvo e ter conhecimento para agregar valor, é importante fazer uma boa divisão de tarefas para que ambos tenham o devido destaque e, como sempre, fazer um planejamento é essencial para que nada aconteça de forma inesperada.
Compreendeu como a estratégia de co-marketing pode ser uma excelente alternativa para ganhar eficiência? Por meio dela é possível se diferenciar da concorrência no mercado em que sua startup está inserida e obter resultados surpreendentes, ajudando a sua empresa a se perpetuar em seu segmento.
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