6 estratégias para vender mais que você deve adotar na startup
Ter uma ideia inovadora de negócio e que solucione um problema são requisitos vitais para a estruturação e viabilização de uma startup. Porém, isso não é suficiente para garantir a sua sobrevivência no mercado, na maioria das vezes é necessário adotar estratégias para vender mais, que permitam uma abordagem mais efetiva junto ao seu público-alvo e aumentem o seu faturamento.
Ampliar a conversão de vendas é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio no mercado. A partir de estratégias bem fundamentadas, o empreendedor pode estruturar os seus processos de vendas e torná-los mais eficientes, uma vez que elimina obstáculos que, muitas vezes, acabam afastando potenciais clientes.
Neste post, vamos mostrar as melhores estratégias para que a sua startup alavanque as suas vendas de uma vez por todas. Confira!
Sumário
1. Tenha um propósito
Definir um propósito é imprescindível para melhor orientar e engajar os vendedores da sua startup. Por isso, o primeiro passo é criar metas de vendas específicas, alcançáveis, que possam ser mensuradas e sejam relevantes para o negócio dentro de um período.
É recomendável reunir-se com o seu time de vendedores para avaliar o histórico de conversão de vendas da startup e, a partir daí, traçar metas para o próximo mês ou bimestre, por exemplo. Feita essa definição, é hora de registrar a sua meta estabelecendo quais são os meios e ferramentas a serem utilizadas para que sejam alcançadas, como a spin selling que pode facilitar vendas mais complexas.
Ao saber aonde devem chegar e de que forma, a tendência é que os colaboradores tenham mais motivação e facilidade para conquistar os resultados pretendidos. Todos os passos desse processo devem ser documentados e disponibilizados ao seu time para sejam consultados sempre que houver necessidade e sirvam como referência para checar se as metas foram alcançadas ao final do prazo determinado.
2. Expanda os canais de comunicação
Quanto mais proximidade uma empresa tem com o seu público-alvo, mais facilidade terá para estabelecer um diálogo com as pessoas e fazer uma abordagem de venda. Nesse sentido, é indicado expandir os seus canais de comunicação, levando a sua marca e serviços para todas as plataformas em que o público esteja presente.
Não limite a sua comunicação apenas ao seu site, marque presença também no seu blog, redes sociais e e-mail. Cada canal pede um tipo de comunicação específica, a qual você deve se adaptar. Enquanto no Instagram é necessário investir em imagens de qualidade, no Twitter é preciso pensar em textos mais objetivos.
Não basta somente publicar post diariamente em todos os canais, é importante criar uma relação de troca com os potenciais clientes, adotar mecanismos de interação, o que permite que a startup os conheça melhor, e fazer abordagens de vendas cada vez mais personalizadas e eficientes, que ofereçam soluções que contemplam os seus problemas.
3. Invista em marketing digital
Se a ideia é impulsionar a sua marca para vender mais, o marketing digital pode ser um poderoso aliado para o seu negócio. De forma direta, o marketing digital pode ser definido como ações de marketing direcionadas para o ambiente digital, o que inclui desde o seu blog até as suas redes sociais.
Um dos principais diferenciais do marketing digital é a possibilidade de mensurar o resultado das suas ações em tempo real. Com base no monitoramento do seu site, por exemplo, você pode acompanhar a jornada do cliente e fazer abordagens personalizadas que estimulem a concretização da venda. Entre as principais estratégias de marketing digital que você pode seguir estão:
- investir em SEO para que o seu site seja encontrado com maior facilidade nos mecanismos de busca;
- comprar anúncios no Google Ads para que os seus serviços sejam anunciados para o seu público-alvo;
- adotar o marketing de conteúdo para educar o seu público sobre a relevância do seu produto ou serviço;
- gerar conteúdos para as redes sociais para conversar de maneira mais direta com a sua audiência.
4. Faça uso do business intelligence
Os dados são ativos extremamente valiosos para os negócios. Quanto mais abastecida de dados estiver a sua startup, mais precisos e seguros serão os seus processos de vendas e melhores serão os seus resultados. Diante disso, o business intelligence, metodologia que usa a tecnologia para analisar e interpretar dados, é um importante recurso para vender mais.
Com essa metodologia, você pode conhecer as características, interesses, comportamentos e necessidades do seu público-alvo. Uma vez com essas informações em mãos, a empresa tem a oportunidade de desenvolver campanhas de vendas personalizadas, que gerem identificação e convertam mais.
5. Utilize um CRM
O Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, caracteriza-se como um sistema que é usado para registrar a organizar dos pontos de contato do consumidor com o vendedor da startup.
Ao entrar em contato com um potencial cliente, o vendedor tem a possibilidade de armazenar nessa plataforma dados relevantes, como nome, e-mail, telefone, endereço, número de visitas feitas ao site da empresa e descrição das interações realizadas.
A adoção de um CRM permite que você reúna as informações do seu público em um único lugar e tenha facilidade para identificar leads, ou seja, pessoas que já demonstraram interesse pelos seus serviços. Assim, é possível adaptar o processo de vendas e oferecer uma experiência que gere valor para o potencial cliente, o que aumenta as chances de finalizar mais vendas.
6. Qualifique o time de vendas
De nada adianta ter um produto excelente e inovador se o seu time de vendedores não sabe como vendê-lo. Dito isso, é essencial investir na qualificação e treinamento dos seus colaboradores, fazendo com que conheçam profundamente o produto com o qual trabalham e saibam como podem agregar valor para a vida do cliente.
Essa iniciativa beneficia tanto os funcionários quanto os consumidores. Os vendedores se sentem valorizados e motivados a dar o seu melhor em suas atividades de venda e os clientes têm à sua disposição um profissional preparado para sanar as suas dúvidas e resolver os seus problemas com soluções eficientes.
A adoção de estratégias para vender mais orienta os processos a serem seguidos pelos vendedores, o que elimina erros e barreiras que dificultam a conversão de vendas. Para verificar se os métodos adotados estão gerando os benefícios esperados, é recomendado mensurar os seus resultados, utilizando métricas como tempo de resposta do lead, taxa de conversão e adesão de novos clientes. Esse monitoramento contribui para o aperfeiçoamento contínuo das suas vendas.
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