Sales Techs: saiba o que são e como ajudam no aumento das vendas
O uso de tecnologias específicas para cada setor das empresas é uma realidade que tem contribuído para a diferenciação e aumento da competitividade dos negócios. Nesse cenário, as sales techs surgem como uma grande aliada para as startups, já que ajudam a impulsionar as suas vendas por meio de plataformas que otimizam os processos da área.
A alta concorrência do mercado exige que as companhias adotem alternativas mais eficientes para abordar o seu público-alvo, converter vendas e fidelizar clientes. Essa é a proposta das tecnologias voltadas para vendas, que também melhoram a experiência do cliente. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre as sales techs. Confira!
Sumário
O que são as sales techs?
Agilidade é um dos pilares de qualquer empresa que trabalha com vendas, pois um processo burocrático ou ineficiente acaba afastando o cliente. Diante disso, assim como aconteceu com os outros setores das organizações, a área de vendas também vem passando por uma modernização focada na automatização de suas tarefas e ganho de eficiência.
A partir dessa mudança, surgiram as sales techs, cujo termo traduzido do inglês para o português significa ‘’tecnologias de vendas’’, que podem ser definidas como um conjunto de ferramentas que têm como finalidade acelerar e ampliar a produtividade dos processos de vendas, de modo que os vendedores tenham mais tempo para lidar com as questões estratégicas que envolvem os clientes.
Como as sales techs funcionam?
De modo direto, as sales techs apresentam ferramentas que dão assistência para o time de vendas. Ao adotar softwares e plataformas exclusivas para essa área, a startup pode automatizar a entrada de dados dos clientes e de todas as vendas efetuadas, enviar e-mails para prospects e consumidores, melhorar o compartilhamento de informações para a execução de tarefas, ajudar no enriquecimento de leads, criar, enviar e monitorar propostas de vendas.
Todas as tarefas citadas acima passam a ser complementadas por meio da automatização ou Inteligência Artificial (IA), baseadas nos softwares selecionados pelo seu negócio. Essas ferramentas também possibilitam a coleta de um grande volume de dados, fazendo com que a empresa tenha mais facilidade para encontrar e classificar leads — fatores essenciais para desenvolver abordagens mais efetivas para se aproximar dos potenciais clientes.
Quais as diferenças entre sales techs e martechs?
Embora ambas sejam conhecidas como tecnologias inteligentes, que são aplicadas para aumentar as vendas e reduzir os esforços do time da área, as sales techs e martechs apresentam conceitos diferentes e entendê-los é imprescindível para aplicá-las de forma adequada ao seu negócio.
Pode-se dizer que as martechs são consideradas ferramentas mais amplas, haja vista que englobam desde a automação dos processos de planejamento das estratégias de marketing até a modernização das tarefas de venda e pós-venda. Por sua vez, as sales techs são ferramentas que dão suporte para as marctechs, com objetivo é acelerar as vendas e otimizar a rotina de trabalho da equipe da área.
As sales techs proporcionam vendas ágeis e inteligentes, que estão estruturadas em dados precisos sobre os clientes, que indicam o melhor momento para o vendedor interagir com o potencial cliente, contribuem para um atendimento personalizado e ajudam o lead a avançar na jornada de compras.
Nesse sentido, um dos exemplos mais populares de tecnologias desenvolvidas especificamente para o setor de vendas é o Customer Relationship Manager (CRM), também chamado de sistema de Gestão de Relacionamento o Cliente, que é uma espécie de banco de dados virtual que concentra todas as informações dos consumidores ou potenciais consumidores, e conecta os vendedores ao público-alvo.
Quais as vantagens das sales techs?
Quando aplicadas corretamente, as sales techs geram uma série de impactos positivos para a sua startup. Isso porque proporciona recursos para que o time de vendas execute as suas atividades de forma mais estratégica. Veja quais são as principais vantagens das tecnologias de vendas.
Aproxima o time de vendas do cliente
A possibilidade de tirar uma dúvida antes de finalizar uma compra faz toda a diferença para que o potencial cliente tome a decisão de comprar o produto que deseja. Com as sales techs, como plataformas de atendimento com chatbots e assistentes virtuais, as pessoas podem entrar em contato com o negócio a qualquer momento e esclarecer todas as suas dúvidas sobre a mercadoria em si ou sobre algo relacionado à venda.
Mantém o banco de dados dos leads atualizados
As empresas que utilizam um CRM, por exemplo, podem monitorar todos os pontos de contato do potencial cliente o seu negócio. Assim, você sabe em qual etapa da jornada de vendas os leads se encontram e, a partir daí, pode aplicar as estratégias mais adequadas para estimulá-los a finalizar a compra, como o uso de upselling e cross selling.
Possibilita uma interação personalizada
A coleta de dados feita pelas tecnologias de vendas também serve de suporte para que o time de vendas trace uma abordagem personalizada para cada perfil de cliente. Se uma pessoa já demonstrou interesse em um determinado produto ao visitar o site da empresa, mas não o comprou, o vendedor pode contatá-lo oferecendo condições especiais para finalizar a compra.
Otimiza o tempo dos vendedores
A execução de tarefas repetitivas, como registrar os dados dos clientes nos sistemas da empresa, acaba tomando muito tempo dos vendedores, além de estarem mais sujeitas a erros humanos. Por outro lado, se são realizadas de forma automatizada pelas sales techs, as informações são registradas com precisão e liberam os colaboradores para se dedicar mais aos pontos estratégicos das vendas.
Como as sales techs ajudam no aumento das vendas?
A implementação de sales techs na sua startup possibilita processos mais inovadores, que agregam agilidade e o máximo de eficiência aos serviços oferecidos aos seus clientes antes e no pós-venda — ponto crucial para engajá-los e converter mais vendas.
Para além da automatização das tarefas, outra questão de extrema relevância que colabora para o aumento das vendas é a coleta de dados realizada pelos sistemas de relacionamento com o cliente, que possibilitam ao time de vendedores ter uma visão detalhada dos leads e classificá-los de acordo com as suas preferências, dores e obstáculos, para oferecer soluções que realmente suprem as suas necessidades.
Além disso, as tecnologias de vendas também facilitam o monitoramento dos resultados da área de vendas por meio de diferentes métricas. Dessa maneira, você pode checar se as suas estratégias estão funcionando e tomar decisões mais acertadas, que promovam melhorias contínuas para o negócio.
Como implementar as sales techs nas startups?
Há uma grande variedade de sales techs que podem ser implementadas em sua startup, como CRM, ferramentas de enriquecimento de leads, de agendamento de vendas, de comunicação interna entre os próprios vendedores e externa com os clientes.
Para implementá-las, é necessário começar por um estudo da sua área de vendas. A partir daí, você pode entender em quais processos a tecnologia já foi aplicada e quais ainda devem ser automatizados. O passo seguinte é buscar o suporte de empresas confiáveis para adquirir as soluções digitais específicas para vendas, além de treinar os seus colaboradores para melhor aproveitá-las.
As sales techs são recursos poderosos para o seu negócio. Afinal, elas não só agilizam os processos de vendas, como também aproximam o time de vendedores dos consumidores e potenciais clientes, permitindo a criação de estratégias que encantam o seu público desde o primeiro contato com a startup e aceleram o seu avanço na jornada de compra.
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