Break Even: o que é, como calcular e por que é importante?
Hoje, falaremos sobre um assunto fundamental para a estabilidade operacional de qualquer empresa. Afinal de contas, você já ouviu falar sobre Break Even? Em nossa visão, esse é um indicador frequentemente discutido quando abordamos gestão, investimento e estudo de viabilidade para as startups.
Por isso, elaboramos este artigo completo, destacando tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Nesta leitura, entenda o que é Break Even, qual é a sua finalidade, por que esse é um indicador importante, como calculá-lo e, por último e mais importante, o que fazer para alcançar esse ponto na sua gestão. Então, não perca tempo e acompanhe!
Sumário
O que é Break Even?
Popularmente conhecido como ponto de equilíbrio, o Break Even é um momento muito especial para as gestões. É um objetivo a ser alcançado desde as startups mais pequeninas até às consolidadas. Do inglês, o termo remete à expressão de estar quite, zero a zero. Aplicado aos negócios, essa expressão nos indica o ponto de equilíbrio.
Esse é o momento em que as receitas empatam com os custos e despesas. Por isso, o nome é ponto de equilíbrio: quando o negócio não está dando lucro, mas também não está dando prejuízo, estando em um “zero a zero” financeiro. Ou seja, o negócio, finalmente, consegue sustentar seu funcionamento sem onerar mais custos do que gera em receita.
É claro que, para continuar crescendo de maneira sustentável, a empresa precisa ir muito além do Break Even e, efetivamente, gerar retornos substanciais. No entanto, esse é um indicador positivo para muitos negócios.
Para quem vem de uma jornada de prejuízo, atingir o Break Even é sinal de que a gestão e as atividades estão na direção correta. Já para quem traçava um caminho de lucros, retornar a esse ponto é um sinal de retrocesso, que pode indicar problemas internos ou refletir desafios exógenos à gestão, como a pandemia.
Para que serve o Break Even?
Assim como outras métricas gerenciais e financeiras, o objetivo do Break Even é oferecer um insight sobre a direção operacional e financeira do negócio. Como destacamos no tópico anterior, um negócio pode atingir esse ponto partindo de origens diferentes. Para quem já está lucrando, atingi-lo é um retrocesso.
Para quem está amargando meses de prejuízo, alcançá-lo é um oásis no meio do deserto, um ponto de renovação de energia, perspectiva e reconstrução da esperança e motivação para fazer o negócio dar certo. E, aqui, vale notar como o Break Even não é uma aflição exclusiva a pequenas startups, projetos e iniciativas.
Na realidade, grande parte das startups unicórnios atravessaram anos de prejuízos consecutivos até alcançarem seus primeiros trimestres de equilíbrio. E o mesmo vale para negócios tradicionais. Do investimento e abertura até o primeiro período superavitário, não é raro que as gestões absorvam até dois anos de desafios até a consolidação no mercado.
Por que o Break Even é um indicador importante?
O ponto de equilíbrio é um marco na evolução do faturamento da empresa. Assim como qualquer outra métrica, o maior objetivo do Break Even é oferecer uma informação sobre a saúde operacional do negócio, diagnosticando um aspecto muito específico da gestão — neste caso, o empate entre receitas e despesas.
Acima do Break Even Point, a operação é superavitária, ou seja, gera mais do que gasta. Abaixo, é deficitária, pois gasta mais do que gera em receita. Por isso, é um indicador importante não apenas na contabilidade para startup, mas para toda gestão que quer balizar o negócio na direção do sucesso.
Vale lembrar que, em situações especiais, algumas gestões “podem se dar ao luxo” de ignorar a métrica durante alguns períodos, pois estão recebendo incentivo financeiro para investir em crescimento, escala e aceleração do negócio. Isso é comum, ainda mais nos segmentos das startups.
No entanto, esse fato não reduz a importância da métrica. No fim das contas, o objetivo fundamental de qualquer negócio é a geração de valor, o resultado e o lucro. Se observarmos o mercado por tempo suficiente, não há empresa que sobreviva sem dar resultado em algum momento, por mais otimistas que sejam os investidores e promissora que seja a ideia.
Como calcular o Break Even?
Diferentemente do que muitos pensam, o cálculo do Break Even é bastante prático e simples. Isso é ainda mais especial para os dias atuais, com a popularização da contabilidade digital e as várias plataformas de inteligência contábil disponíveis no mercado. Com esses sistemas, a consulta pode ser feita em tempo real no seu dashboard gerencial.
Ainda assim, é válido aprender a fazer o cálculo na prática. Do ponto de vista matemático, a conta é simples, bastando subtrair todos os custos e despesas das receitas geradas no período. Imagine o seguinte cenário para o mês de julho:
- Receitas totais: R$100.000;
- Custos totais (fixos e variáveis): R$65.000;
- Despesas totais (fixas e variáveis): R$35.000;
- Break Even = Receitas – (Custos + Despesas) = R$0.
Quando o resultado é positivo, você está acima do ponto de equilíbrio. Quando é negativo, está abaixo do ponto de equilíbrio. Esse é o fundamento do Break Even. Contudo, vale lembrar que você pode adicionar complexidade e um caráter defensivo ao cálculo, examinando por trimestre, semestre, ano ou afins.
Mas, fundamentalmente, a finalidade do Break Even é essa: examinar se as suas receitas empatam com a totalidade dos seus custos e suas despesas. Assim, é possível sinalizar se o negócio já está gerando mais recursos do que demanda para continuar operando.
Como alcançar o Break Even?
Por fim, é importante conferir algumas dicas para alcançar esse ponto na sua operação. A primeira dica é a adoção de metodologias lean, que estimulam uma gestão enxuta, focada em reduzir excessos, desperdícios e negligências em todas as etapas do negócio.
Outra forma é adotar o planejamento financeiro de longo prazo, minimizando o efeito de pequenas volatilidades e inconstâncias temporárias sobre as decisões do negócio. Quando se opera olhando apenas para o futuro, é muito mais fácil ignorar as tentações momentâneas.
Outra dica seria o investimento em tecnologias de automação, que permitem enxugar o time e operar apenas com o estritamente necessário para uma atividade eficiente e de boa qualidade para o cliente final. Por fim, também é interessante acompanhar, estudar e implementar estratégias para vender mais, ampliando o faturamento.
Para as empresas que ainda não atingiram o Break Even, existem muitas atitudes que podem ser tomadas isoladas ou simultaneamente para alcançar esse ponto. Em geral, todas essas práticas estão relacionadas de alguma forma à eficiência, automação, corte de gastos desnecessários, boa gestão e investimento prático no que, de fato, importa.
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