MarTech: o que é e por que vale a pena investir nessa solução?
Refinar e potencializar as estratégias de marketing é uma necessidade crescente entre as empresas. Diante disso, o uso de MarTech vem se consolidando no mercado. Afinal, ela utiliza ferramentas que contribuem para a criação e aplicação de campanhas de marketing mais apuradas e eficientes. Assim, geram melhores resultados.
As estratégias de marketing de um negócio são compostas por uma série de processos que demandam a atuação de diversos profissionais. Por exemplo, a organização dos contatos de venda e gerenciamento das redes sociais.
Com o uso da tecnologia, é possível automatizar essas tarefas e melhorar a tomada de decisão do setor. Para isso, tem como base dados reais e precisos sobre o seu público-alvo.
Quer entender melhor o que é uma MarTech? Neste artigo, vamos explicar como funciona e os seus benefícios para startups. Confira!
Sumário
O que é MarTech?
O termo MarTech vem da junção das palavras “marketing” e “tecnologia”. Ele se refere a ferramentas e tecnologias voltadas especificamente para a execução das etapas de marketing, como planejamento e execução de campanhas.
Essas soluções quase sempre são baseadas em nuvem e podem ser utilizadas para diferentes finalidades, como:
- criar conteúdo para publicidade online;
- publicar conteúdo nos meios digitais;
- monitorar o desempenho de vendas;
- analisar dados;
- gerenciar dados e o relacionamento com os clientes.
As ferramentas de MarTech também podem ser integradas a sistemas de outros departamentos da empresa. Isso colabora para a unificação das informações, permitindo que os profissionais de marketing acessem os dados do negócio que são pertinentes para as suas atividades. Esse fator reflete na melhora da sua comunicação e aumento da produtividade.
Para que serve?
Com o crescimento do marketing digital nos últimos anos, surgiu a necessidade de tornar as ações voltadas para os meios digitais mais eficientes. Essa é a proposta das ferramentas MarTechs: automatizar e otimizar as estratégias direcionadas para o âmbito virtual.
Sabe aqueles processos repetitivos que são realizados pela equipe? Eles podem ser totalmente automatizados, liberando os seus colaboradores para se dedicarem às questões estratégicas das campanhas de marketing.
Essas soluções também ajudam a melhorar a comunicação interna. Além disso, permitem cruzar um grande volume de dados para gerar insights valiosos e aumentar o engajamento do seu público-alvo.
Qual a diferença entre marketing digital e MarTech?
Embora sejam utilizados em conjunto, é importante não confundir o marketing digital com as MarTechs, pois são coisas diferentes. O primeiro é a área que consiste em um conjunto de atividades desenvolvidas online para criar relacionamentos, fortalecer a identidade da marca e atrair novos negócios. Algumas das estratégias mais comuns nesse segmento incluem Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing.
Já as MarTechs são ferramentas que auxiliam no marketing digital. A partir delas, é possível potencializar o alcance e resultados das campanhas criadas para o ambiente digital. De forma direta, elas facilitam a rotina de trabalho e execução de projetos dessa área de comunicação.
Quais as características de uma MarTech?
Muitas pessoas associam as MarTechs às sales techs, que são tecnologias para vendas. Contudo, ainda que ajude nos processos de vendas, a MarTech apresenta características bastante específicas e suas funções vão além das vendas. Entenda, a seguir, quais são elas.
1. Automatiza processos
Uma das principais características das MarTechs é eliminar os processos manuais que ainda são aplicados no marketing digital. O planejamento, a execução e a análise das campanhas de marketing podem ser automatizados com o auxílio dessas ferramentas. Isso aumenta a precisão das ações, ajuda a economizar tempo e recursos financeiros.
2. Facilita a segmentação das etapas do funil de vendas
O funil de vendas diz respeito às etapas que o cliente passa até tomar a decisão de compra. Cada uma delas requer ações de marketing específicas, a fim de aumentar a conversão de vendas.
Devido ao fato de serem baseadas em análise e interpretação de dados, as MarTechs facilitam a segmentação de cada etapa do funil de vendas. Dessa forma, elas tornam as ações de marketing muito mais embasadas e eficazes.
3. Ajuda na mensuração de resultados
Mensurar resultados é obrigatório para analisar a eficiência de cada campanha de marketing, entender o que deu certo e o que pode ser melhorado futuramente. Por meio das MarTechs, esse processo se torna mais prático, ágil e eficiente. Isso porque elas usam o Google Analytics, que gera dados precisos e valiosos.
4. Otimiza a gestão de processos
A adoção de um marketing que se orienta por dados exige uma gestão de processos de excelência. Nesse sentido, as MarTechs trazem mecanismos que otimizam o gerenciamento das atividades da área. Elas têm o intuito de identificar e eliminar gargalos que prejudicam os resultados do negócio.
5. Atua na gestão de pessoas
Embora as tecnologias sejam essenciais, o fator humano continua sendo importante para os negócios. Assim, as MarTechs podem ser aplicadas também no marketing direcionado para a atração, seleção e contratação de colaboradores. Isso porque, com o uso do Big Data, pode-se analisar e identificar quais candidatos são mais compatíveis com a empresa.
6. Amplia o engajamento
Na atualidade, marcar presença no ambiente digital é imprescindível para empresas que desejam engajar o seu público e construir um nome forte no mercado. Com o foco em ações online, as MarTechs ampliam o engajamento dos negócios, além de facilitar o gerenciamento de todos os canais de comunicação.
Quais são os benefícios de investir em MarTechs?
Para além de automatizar tarefas repetitivas, as MarTechs trazem impactos positivos profundos para as empresas. Com elas, a sua equipe de marketing tem acesso a um grande volume de informações que ajudam a tomar decisões mais acertadas. Afinal, as MarTechs se baseiam em dados.
A praticidade para coletar e a agilidade para analisar dados também aumentam a produtividade dos colaboradores. Isso porque as informações se tornam mais acessíveis e facilitam a geração de insights.
Além disso, a tecnologia também possibilita a personalização das campanhas, conforme as características dos usuários das redes digitais. Dessa forma, melhora significativamente o engajamento da empresa.
Quais MarTechs podem ser implementadas em sua startup?
Há diversas tecnologias para marketing disponíveis no mercado e que podem ser empregadas em processos específicos. Descubra, a seguir, quais são elas e como funcionam!
1. Google Analytics
Trata-se de uma das ferramentas mais populares nos processos de marketing digital. Ela é capaz de analisar dados e o comportamento dos usuários nas redes sociais. Dessa forma, a empresa acessa desde métricas simples até as mais complexas, que ajudam a aprimorar os seus planejamentos de marketing.
2. Gerenciamento de conteúdo
Com a grande variedade de plataformas digitais, o time de marketing precisa ser extremamente dinâmico para produzir e gerenciar conteúdo para todas as redes.
Para descomplicar esse processo, existe a ferramenta de gerenciamento de conteúdo. Ela permite a produção e a administração de conteúdos em diferentes plataformas simultaneamente.
3. Plataformas de publicidade programática
Se a ideia é especificar e refinar os conteúdos conforme o canal de comunicação, você pode usar as plataformas de publicidade programática. Elas possibilitam a criação de conteúdo específico, a partir de tecnologias de publicidade que funcionam de modo automatizado. Um exemplo disso é o Native Ads, em que se pode otimizar os custos das publicidades e melhorar a sua eficiência e o potencial de lucros.
A essência de uma startup é a capacidade de escalonar os seus processos, fazendo mais com menos. Nesse sentido, a MarTech é pensada justamente para isso. Afinal, ela fortalece a visão estratégica do negócio quanto ao seu público-alvo e aumenta o alcance das suas campanhas de marketing. O resultado disso são ações que impulsionam o crescimento da empresa.
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