(x) formas de inserir a sua empresa na tendência do metaverso
Anunciada por muitos com a maior revolução depois do lançamento de smartphones, a tendência do metaverso já está impactando tanto os aficionados por tecnologia quanto as empresas que necessitam se adaptar ao novo cenário e modo de fazer negócios a partir dessa novidade. Uma coisa é certa: entender melhor esse conceito é o primeiro passo para aproveitar os seus benefícios.
Entendido como um espaço virtual que vai gerar inúmeras possibilidades para os seus usuários, o metaverso deve modificar desde a forma como nos comunicamos até como fazemos negócios no ambiente online. Quer saber como inseri-lo na sua empresa? Neste post, vamos abordar o que é essa tendência e como trazê-la para sua startup. Confira!
Sumário
O que é metaverso?
O metaverso é definido como um grande universo virtual, que pode ser compartilhado e acessado por inúmeros usuários. Para acessar esse espaço, é necessário utilizar equipamentos especiais, como óculos de realidade virtual.
Uma das principais características do metaverso é proporcionar uma experiência mais profunda e interativa ao usuário do que a navegação que ocorre na internet comum. Dessa forma, pode-se experienciar ações, dos mais variados tipos, em um universo completo.
O usuário pode, por exemplo, construir o seu próprio personagem totalmente customizável, que pode realizar atividades comuns do nosso dia, mas na esfera online, como se comunicar, estudar e trabalhar.
Trata-se, portanto, de um ambiente paralelo e ficcional, capaz de reproduzir lugares que existem no mundo real. Nele, os usuários comuns podem se divertir e viver momentos de lazer, enquanto as empresas podem negociar e expandir a sua atuação e vendas.
Quando surgiu?
Embora tenha se popularizado recentemente, o metaverso surgiu em 1992, quando foi citado pela primeira vez no livro ‘’Snow Crash’’, escrito por Neal Stephenson. Mais tarde, em 2011, o termo também foi usado no livro ‘’Ready Player One’’, da autora Ernestine Cline.
Em 2021, o termo ganhou força quando o Facebook passou a se chamar Meta e começou a investir nessa tendência. Outras gigantes da tecnologia já estão no mesmo caminho, como a Roblox e a Microsoft.
Como funciona?
De forma direta, o metaverso funciona a partir da mescla entre ambiente virtual e realidade aumentada, o que o permite ser um ambiente totalmente imersivo, interativo e compartilhado.
Para participar desse espaço, o usuário usa equipamentos específicos, compostos por sensores e fones de ouvido. Em vez de acessar um endereço eletrônico, a pessoa consegue entrar no espaço virtual, como se estivesse lá fisicamente.
Quais as tecnologias envolvidas?
Inovação é uma das características que melhor representam o metaverso. E só é possível graças à combinação de uma série de tecnologias, que aprofundam e aprimoram a experiência dos usuários no espaço virtual, Veja, a seguir, algumas das principais tecnologias envolvidas no metaverso.
Realidade Aumentada
A Realidade Aumentada (AR) combina elementos dos mundos físico e virtual. Ela aumenta aspectos da realidade, inserindo informações adicionais alinhadas com a visão do usuário para iludir os sentidos humanos. Porém, é uma ilusão tênue, já que ele continua enxergando o mundo real.
Realidade Virtual
Já a Realidade Virtual (VR) consiste em um ambiente 3D que simula o mundo real, permitindo a interação entre os usuários. Para mergulhar na VR, é preciso usar óculos especiais como sensores e fones de ouvido.
Blockchain
Por sua vez, o blockchain é uma solução descentralizada e transparente que possibilita a comprovação digital de uma determinada propriedade, transferência de valores, cobranças digitais, entre outros valores.
NFTs
O NFT vem da abreviação de ‘’token não fungível’’, cuja finalidade é comercializar produtos que existem somente no mundo virtual. Ao adquirir esse tipo de produto, o usuário tem direito sobre ele a partir do registro feito no Blockchain.
Qual a relação com as empresas?
De acordo com um relatório da consultoria McKinsey & Campany, os gastos globais por ano das empresas e consumidores com atividades do metaverso devem atingir US$ 5 trilhões até 2030. Isso é um reflexo das inúmeras oportunidades que a novidade deve trazer, pois as organizações oferecem experiências únicas e totalmente imersivas aos seus clientes.
Inicialmente, o metaverso tem se popularizado na área de jogos, como podemos observar nas comunidades criadas pelo Minecraft e Fortnite. Mas, a tendência deve ser aproveitada em outros segmentos, com a realização de vendas e shows musicais online, por exemplo.
O McDonald ‘s, uma das maiores redes de fast food já está investindo nessa novidade. Em conjunto com o Minecraft e o The Sims 4, a empresa estreou o seu primeiro Méqui 1000, que nada mais é do que uma versão funcional do seu restaurante no mundo dos games.
Como inserir a empresa na tendência do metaverso?
Se você também quer se preparar para o futuro, está na hora de investir no metaverso. Isso requer uma série de ações que devem considerar os interesses do seu público e os objetivos dos seus negócios. Acompanhe quais são elas.
1. Analise as tendências
Antes de qualquer coisa, é preciso analisar quais tendências estão despontando no metaverso, como atividades atreladas a games e entretenimento. Assim, você pode escolher aquelas que podem ser integradas aos seus serviços para que sejam disponibilizadas no ambiente virtual.
2. Aposte em ações de marketing
Não basta investir em metaverso, é necessário que o público que você deseja atingir saiba disso. Por isso, é fundamental investir em ações de marketing que apresentem os seus serviços e benefícios no metaverso, estimulando a adesão de novos usuários.
3. Pense de forma estratégica
Da mesma forma que acontece no mundo físico, as suas ações no metaverso devem ser pensadas de forma estratégicas. O ideal é adaptar os seus produtos e serviços para a nova realidade, de modo que contemplem as necessidades dos seus usuários, além de oferecer inovações capazes de atraí-los e fidelizá-los.
4. Invista em terrenos virtuais
Ao adquirir um terreno virtual no metaverso, a sua empresa pode desde fazer construções virtuais para ampliar os seus serviços neste espaço. Sem falar que os terrenos virtuais também tendem a se valorizar cada vez mais, o que agrega valor aos seus negócios.
5. Compre criptomoedas
As criptomoedas são imprescindíveis para ingressar no metaverso, pois são elas que possibilitam a aquisição de qualquer item nesse ambiente. Para adquiri-las, a sua empresa tem de abrir uma conta em uma exchange, como funciona como uma corretora de valores no mundo virtual.
6. Ofereça uma experiência imersiva
Sem dúvidas, um dos pontos essenciais para a sua empresa ser bem-sucedida no metaverso é oferecer uma experiência totalmente imersiva aos usuários. Dessa maneira, ofereça vivências únicas, que se conectam o estilo de vida e necessidades do seu público-alvo.
Quais os cuidados a serem tomados?
Por enquanto o metaverso está mais presente no mundo dos jogos, devendo migrar para outros serviços num prazo de 10 a 15 anos. Investir nessa área deve ser um projeto de longo prazo, que requer tecnologias de ponta e internet de alta conectividade, como o 5G.
Na hora de criar o seu projeto no metaverso, você deve se atentar para os limites legais e éticos que envolvem a privacidade dos seus usuários, a fim de mantê-los seguros no mundo virtual.
A tendência do metaverso já é considerada o futuro da internet. Conforme for se estabelecendo, esse espaço vai provocar profundas transformações na maneira como a sociedade se comunica e vive. Nesse cenário, a internet deve migrar para a fase Web.3, que se caracteriza por ser interativa e descentralizada.
Ao investir no alinhamento dos mundos físico e virtual, você prepara a sua empresa para atender as demandas que devem surgir com essa nova proposta de internet, além de apresentar um diferencial competitivo no mercado.
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