Não perca 8 novas tecnologias que podem ser implementadas na empresa
Que a tecnologia é uma parte essencial da gestão de um negócio, você já deve saber. Mas, estar à frente das principais tendências de inovação e tecnologia, assim como das mudanças de comportamento de consumo, tornou-se ainda mais importante após a eclosão da pandemia causada pela Covid-19, que acelerou o processo de transformação digital nas empresas.
Considerar os inúmeros benefícios que a implementação de tecnologia em tempos de crise pode trazer para uma empresa evidencia a necessidade de aplicá-la para que seu negócio esteja preparado, principalmente, para mudanças e riscos pelos quais o mercado está propenso a passar.
Se você quer conhecer melhor quais são as novas tecnologias que podem ser implementadas na sua empresa, seus maiores benefícios e dicas de como adaptar seu negócio de acordo com essas tendências, este post é para você. Confira a seguir todos os detalhes!
Sumário
Por que é importante atentar às novas tecnologias do mercado?
Não basta somente se adaptar às novas tendências, é necessário que seu negócio fique à frente deles para que você possa se manter competitivo no mercado. Confira por que é válido investir em novas tecnologias!
Melhora de produtividade
Utilizar tecnologia permite que processos se tornem mais ágeis e fluidos. Com a automatização de várias tarefas rotineiras, os colaboradores se tornam mais produtivos e desempenham suas atividades mais rapidamente do que poderiam sem a ajuda da tecnologia, funcionando de forma eficiente, reduzindo erros e retrabalhos.
Economia de dinheiro e tempo
O investimento em tecnologia pode parecer, em um primeiro momento, algo acima do necessário, “caro demais”. Mas, com um olhar no longo prazo, o uso da tecnologia pode ajudar seu negócio a identificar aspectos que não trazem retornos positivos, contribuindo para redução de esforços para ações que não darão resultado e erros na execução de processos operacionais.
Maior atração de clientes e expansão do negócio
Diante da constante mudança do comportamento de consumo, investir em novas formas de manter relacionamentos e comercializar seus negócios, principalmente no digital, é essencial.
Segundo o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente 2022, os clientes estão cada vez mais recorrendo a aplicativos de conversa por rede social ao se conectar com empresas.
Somente no ano passado, consultas por WhatsApp, Facebook Messenger e apps regionais como WeChat ou Line aumentaram em 36%, mais do que qualquer outro canal.
Dessa forma, investir em tecnologia contribui não somente com o crescimento, mas também com a expansão de um negócio.
Afinal, quais tecnologias podem ser implementadas e que benefícios elas trazem?
Confira uma série de opções que vão ajudar seu negócio a aproveitar o potencial das novas tecnologias.
1. Hiperautomação
Segundo o Gartner, a Automação Robótica de Processos (RPA, ou Robotic Process Automation) permite a hiperautomação por meio de tecnologias centrais como Inteligência Artificial e Machine Learning.
Isso possibilita uma maior flexibilidade e poder para automatizar áreas em que a automação ainda não era possível, garantindo redução de custos e melhorando a experiência do cliente.
2. Plataforma cloud
A Cloud Computing consiste no acesso sob demanda, por meio da internet, a recursos de computação como aplicativos, servidores (físicos e virtuais), armazenamento de dados, ferramentas de desenvolvimento, recursos de rede etc.
3. Inteligência Artificial e chatbots
O Relatório Zendesk também evidencia que os clientes esperam que o atendimento seja rápido, fácil e eficiente, e eles estão dispostos a procurá-lo em outro lugar se isso não ocorrer.
Assim, para oferecer um atendimento sob demanda que esteja disponível quando necessário, muitas empresas investem seus recursos em Inteligência Artificial (IA) e automação para chatbots.
Nesse contexto, 69% dos clientes afirmam que estão dispostos a interagir com um bot quando se trata de problemas simples, um aumento de 23% em comparação ao ano anterior.
Isso traz benefícios também às empresas. Quase um em cada cinco líderes de negócios afirma que recebe um retorno “altíssimo” sobre o investimento (ROI) com o uso da IA ou da automação.
4. Realidade Virtual e Realidade Aumentada
A Realidade Virtual (VR, ou Virtual Reality) é uma tecnologia que permite imersão virtual em um ambiente. Já Realidade Aumentada (AR, ou Augmented Reality) é a inclusão de elementos virtuais sobrepostos a uma imagem no cenário real.
Ambas as tecnologias já são utilizadas hoje por muitos players no mercado para oferecer uma experiência expansiva ao cliente através da possibilidade de interação com produtos e serviços no ambiente virtual.
5. Assistente de voz
Adotar a utilização de um assistente de voz tornou-se algo comum. Quem não tem ou conhece alguém que tenha uma Alexa ou Google Nest em casa, não é mesmo? Pesquisas indicam que o uso dessa tecnologia cresceu 47% no Brasil durante o período de pandemia de Covid-19.
Basicamente, os assistentes de voz, também conhecidos como assistentes virtuais, são tecnologias baseadas em comandos de voz para realização de tarefas, como tocar uma música, acender luzes, abrir portas e outras.
6. Unificação de softwares
A unificação de softwares consiste na capacidade de conectar todas as ferramentas utilizadas no dia a dia de uma empresa para criar uma experiência suave e ininterrupta. Um exemplo é o Zapier, que permite integração entre serviços.
7. Impressão 3D
A impressão 3D está relacionada à série de técnicas para criação de objetos tridimensionais com base em modelos digitais, feitos de plástico ou metal, por exemplo. Isso, por meio de sobreposição de finas camadas sucessivas de materiais, até que o objeto final esteja pronto.
8. Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things) é uma rede gigante de coisas e pessoas conectadas em que há coleta e compartilhamento de dados sobre a forma que são utilizadas e no cenário em que estão empregadas. Hoje, existem 14 bilhões de dispositivos impulsionados com a IoT ao redor do mundo.
E como fazer para adaptar o negócio às novas tecnologias?
Adaptar-se às novas tecnologias pode ser desafiador, mas é essencial para que você se mantenha competitivo e à frente das tendências de mudanças de comportamento de consumo. Portanto:
- adapte seu modelo de negócio à realidade digital do mercado;
- remodele a cultura do seu negócio para incluir tecnologia no seu dia a dia;
- tenha uma infraestrutura de TI para acomodar as tecnologias na rotina do seu negócio;
- aposte em ferramentas digitais adequadas ao nível de maturidade da empresa;
- invista em bons softwares de gestão;
- tenha uma ferramenta de backup.
Agora, você pode ter noção do quão importante é adotar novas tecnologias no seu negócio. São diversos benefícios que vão desde redução de custos até a melhoria no processo de atração de novos clientes, o que proporciona a expansão da sua empresa.
E aí, gostou deste conteúdo? Então, siga as nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos exclusivos sobre tecnologia. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!