O que é e quais as vantagens do outsourcing? Entenda
Um dos maiores desafios das startups é equilibrar o seu crescimento rápido com o seu capital, que inicialmente é limitado, não permitindo a contratação de uma equipe ampla de colaboradores. O outsourcing surge como uma alternativa eficiente para solucionar esse problema, já que facilita a contratação de profissionais altamente capacitados para áreas do empreendimento que necessitam de conhecimentos especializados.
Dessa forma, você pode reduzir os seus custos operacionais e, ao mesmo tempo, ter à disposição uma equipe especializada para operações de rotina ou projetos mais complexos. Há diversos modelos de outsourcing disponíveis do mercado e que ajudam a impulsionar os seus negócios. Neste post, vamos mostrar o que é e quais sã os benefícios dessa prática. Confira!
Sumário
O que é outsourcing?
Traduzido do inglês para o português, o termo ‘’outsourcing’’ significa ‘’fonte de fora’’. O conceito é uma estratégia que se baseia na contratação de serviços de empresas terceirizadas para a realização de serviços especializados em uma corporação.
A finalidade do outsourcing é oferecer mão de obra especializada às empresas que precisam aumentar a produtividade, acessar tecnologias ou reduzir custos em processos rotineiros, a fim de ampliar a sua lucratividade, como é o caso das startups.
Como funciona?
Primeiramente, a empresa identifica qual é o processo interno que necessita de atenção especializada, como Recursos Humanos (RH), marketing, Tecnologia da Informação (TI), entre outros. A partir daí, basta contratar a empresa de outsourcing que fornece os serviços que suprem a sua demanda.
Vale ressaltar que o outsourcing se diferencia da terceirização simples. O primeiro conceito se refere a serviços que requerem alta qualificação, além de trazer benefícios estruturais para a contratante, como o suporte para tomar decisões estratégicas. Já o segundo é voltado para atividades mais práticas, como serviços gerais.
Como se aplica dentro do contexto de gestão e startups?
O crescimento de uma startup não depende apenas de suas atividades operacionais, já que essa modalidade de negócio também deve se preocupar com o desenvolvimento de um produto inovador para um negócio disruptivo, investidores, parceiros, entre outros fatores. E, tudo isso, contando com um capital limitado.
O que caracteriza uma startup é ser um empreendimento enxuto, que opera de forma otimizada, entregando uma proposta de valor ao seu público-alvo o mais rápido possível, sem desperdiçar tempo ou dinheiro. Ela também é escalável, o que quer dizer que os seus processos precisam ser replicáveis em larga escala, sem que isso gere custos altos.
Nesse cenário, em que é preciso fazer o negócio crescer com uma estrutura enxuta e escalável, a adoção do outsourcing é uma ótima saída. Isso porque garante o acesso a um serviço especializado e de qualidade por um custo menor do que formar um time de colaboradores internos, ou seja, um departamento, o que exige não só o pagamento de salários, mas também de encargos trabalhistas.
Portanto, o outsourcing é compatível com a demanda por escalabilidade e estrutura enxuta das startups, tendo em vista que promovem serviços mais eficientes, como custos menores, e reduzem a necessidade de adquirir e implementar ativos que se adaptem ao formato de alta performance e repetível — usado pelas startups.
Quais são suas principais vantagens?
Quando opta pelo outsourcing a startup pode ter a certeza de que os seus processos estão nas mãos de profissionais altamente capacitados, o que impacta positivamente desde sua produtividade até a otimização dos custos. Entenda, a seguir, quais sã as vantagens desse serviço.
Produtividade
O time de profissionais qualificados oferecido pelo outsourcing faz toda a diferença para a execução dos seus processos corporativos, já que garante entregas de qualidade, sem erros e retrabalhos, aumentando a produtividade.
Outro ponto positivo é que você não precisa se preocupar com a realização de processos seletivos para contratar colaboradores. Logo, a terceirização também poupa tempo e o dinheiro que seriam despendidos para essa finalidade. Sendo assim, o outsourcing melhora o gerenciamento das demandas da empresa.
Processos ágeis
As empresas que prestam serviços como outsourcing não só fornecem profissionais altamente capacitados, como também utilizam os melhores métodos e tecnologias do mercado para assegurar uma performance de qualidade.
Sendo assim, ao investir na terceirização, a startup torna os seus processos mais ágeis, otimizados e modernos. Não será necessário adquirir tecnologias, nem treinar os seus colaboradores para lidar com ferramentas e metodologias pertinentes para o seu nicho de atuação.
Diminuição de custos
Devido ao fato de ter um capital limitado, é fundamental que a startup utilize o seu orçamento de forma inteligente, visando sempre a redução de custos e eficiência. O outsourcing também traz benefícios nessa questão, pois elimina custos desnecessários, fazendo com que você invista somente nos recursos mais relevantes para os seus negócios.
Imagine que você esteja desenvolvendo um projeto complexo, que necessite de um número maior de colaboradores. Caso contrate profissionais para essa demanda, terá que mantê-los no seu quadro de funcionários quando ela terminar, o que representa o aumento dos seus custos. Porém, com o outsourcing, é possível solicitar o aumento ou redução da mão de obra conforme a sua necessidade e pelo tempo desejado, o que facilita a escala das suas atividades.
Core business
Uma vez que os processos da startup estão sendo executados por profissionais qualificados de fora, a equipe interna pode voltar a sua atenção para o core business, ou seja, para a sua atividade principal de forma estratégica.
Com mais tempo livre, os seus colaboradores têm mais oportunidades para explorar a sua criatividade, inovar nos serviços que fazem parte da expertise da startup, além de buscar investidores e parceiros para o crescimento do negócio.
Em que situações é estratégico?
O outsourcing pode ser usado tanto na etapa inicial da startup quanto no período em que está em fase de tracionamento. Afinal, trata-se de um recurso que ajuda na manutenção desse modelo de negócio, que cresce de forma rápida e com uma estrutura enxuta até conseguir grandes investimentos que possibilitem a formação de departamentos com equipes especializadas próprias.
A sua startup pode optar pela terceirização de maneira contínua ou em projetos que demandam profissionais mais qualificados. Porém, é importante dizer que as tarefas de cunho muito estratégico e de base não devem ser passadas para terceiros, visto que exigem que os profissionais responsáveis por elas participem ativamente do dia a dia da empresa e estejam totalmente comprometidas com ela.
Com o outsourcing, a sua startup pode ter acesso a serviços especializados sem correr o risco de se descapitalizar, além de otimizar o tempo e aumentar a qualidade de entrega dos seus processos. Para adotar esse recurso, é preciso identificar quais áreas do negócio realmente precisam ser transferidas para terceiros e buscar empresas altamente capacitadas, que impactem o seu desempenho.
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