5 estratégias de internacionalização para explorar novos mercados
Em um mercado empresarial cada vez mais conectado e globalizado, as empresas que possuem a inovação em seu DNA devem pensar em crescimento que ultrapasse as fronteiras nacionais, o que abre novas oportunidades de negociação e lucratividade. Nessa jornada, a adoção de estratégias de internacionalização inteligentes é fundamental para o seu sucesso.
Ao internacionalizar um negócio, é possível desde aproveitar as vantagens competitivas específicas de um país até aproveitar os benefícios associados ao câmbio da moeda. Porém, esse processo é complexo e cheio de desafios. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos apresentar as principais estratégias de internacionalização para ingressar em novos mercados. Confira!
Sumário
O que significa internacionalizar uma empresa?
A internacionalizar de uma empresa consiste no processo de entrar no mercado estrangeiro, ou seja, oferecer os seus produtos ou serviços em outro país. Essa estratégia tem como finalidade ampliar o crescimento do negócio, diversificar as receitas e expandir a sua presença global.
Há diversos benefícios em se tornar uma empresa internacional, como conquistar novos clientes, inclusive, com perfis diferentes de consumo e que permitem a criação de novos serviços. Outra grande vantagem é o fato de que muitos países oferecem incentivos fiscais e reduzem a carga tributária como forma de atrair e facilitar a entrada de novas empresas em seu território.
Além disso, você também pode acessar novos ecossistemas e tecnologias disponíveis no seu setor, o que contribui para a modernização de suas operações e otimização de seus resultados.
Quais são os principais desafios relacionados à internacionalização de empresas?
Se por um lado a internacionalização permite que a empresa diversifique as suas receitas e deixe de depender da economia de um único lugar, por outro traz uma série de desafios. Afinal, trata-se de um cenário novo, onde é necessário começar, praticamente, do zero. Conheça os principais desafios dessa iniciativa.
Seleção do mercado alvo
Quando você decide expandir as fronteiras da sua empresa, é necessário estar ciente de que cada país tem não só uma moeda própria, mas também particularidades geográficas, cultura, limitações e avanços sociais, e um histórico de desenvolvimento mercadológico que devem ser estudados com cautela.
Entender todos esses elementos pode ser um desafio e tanto para as empresas na hora de escolher o mercado alvo, uma vez que é necessário compreender como funciona a dinâmica e mentalidade local.
Gestão internacional de RH
O departamento de Recursos Humanos é um dos pilares de qualquer empresa, se tornando ainda mais relevante em uma empreitada internacional, pois é necessário contratar profissionais altamente qualificados para cargos altos e para o comando das operações locais.
Distribuição local
Contar com uma boa rede de distribuição local é indispensável para difundir os seus bens ou serviços. No entanto, inicialmente, você pode ter dificuldades para realizar parcerias que ajudem nesse processo.
Inovação contínua
Atuar em um novo país, também significa enfrentar novos concorrentes. Para sair bem diante da concorrência global, é preciso manter uma inovação contínua, com a adoção de novas práticas, serviços e produtos.
Quais são as melhores estratégias de internacionalização de empresas?
Existem diferentes formas de internacionalizar o seu negócio, que devem ser escolhidas de acordo com o formato da sua empresa, tipos de atividades prestadas e objetivos a serem alcançados. Conheças as melhores estratégias para internacionalizar empresas.
1. Exportação
A exportação é uma das maneiras mais tradicionais para internacionalizar um negócio, sendo conhecida por oferecer riscos relativamente baixos. É possível exportar tanto produtos quanto serviços, principalmente quando se trata de empresas que fornecem serviços de tecnologia.
Nessa estratégia, a empresa pode administrar todo o processo de exportação ou fazer uma parceria para que um intermediário negocie e distribua os seus produtos ou serviços em outros países.
2. Subsidiária
Para estender as suas operações além das fronteiras nacionais, a empresa pode abrir uma subsidiária em outro país, ou seja, uma filial no exterior. Na prática, você abrirá uma empresa independente, mas está vinculada à empresa matriz no que se refere à propriedade e controle.
A ideia dessa modalidade é promover a expansão da empresa de modo semelhante ao que é feito no seu país de origem. Todavia, ela requer um investimento mais expressivo, tendo em vista que envolve a abertura de uma nova entidade organizacional.
3. Joint venture
A estratégia de joint venture se caracteriza pela parceria entre duas empresas para o desenvolvimento de um projeto, por um período determinado. Essa tática é frequentemente adotada por organizações que unem as suas tecnologias e know-how para desenvolver uma nova solução para o mercado.
Para tanto, é necessário criar uma pessoa jurídica. O principal benefício do joint venture é contar com a colaboração de uma parceria estrangeira, que já possui recursos, contatos e conhecimentos sobre o mercado local, fator que facilita a sua adaptação ao novo cenário de negócios.
4. Investimento direto
As empresas que optam pelo investimento direto adquirem uma entidade comercial, já estabelecida no exterior, de forma total ou parcial. Bastante complexo, esse modelo de internacionalização necessita de um investimento alto para que seja possível ter maior controle sobre a tomada de decisão do negócio.
Geralmente, esse processo se dá por meio da compra, de uma unidade comercial, fábrica ou até mesmo da abertura de uma filial da empresa. Com essa iniciativa, você tem maior autonomia sobre as suas operações e possibilidades ilimitadas de crescimento.
5. Fusões internacionais
Embora se pareça com o conceito de joint venture, as fusões internacionais se diferenciam pelo tempo de junção das duas empresas, que é permanente. A adoção dessa estratégia permite a complementaridade de recursos e expertise.
As duas startups, que geralmente oferecem soluções que se complementam, podem somar forças, conhecimentos e habilidades de gerenciamento para oferecer um produto completo, com a vantagem que a empresa parceira já conhece o mercado local, as suas necessidades e tendências.
Internacionalizar uma empresa é um processo complexo e desafiador, que oferece muitas oportunidades de crescimento, mas também é repleto de obstáculos. Nesse contexto, contar com uma mentoria especializada em startups é crucial para ter acesso a estratégias de internacionalização condizentes com o seu perfil de negócios e objetivos.
Uma mentoria para startups fornece insights valiosos, compartilha conhecimentos práticos e fomenta a sua inovação, o que aumenta as chances de a sua jornada de internacionalização ser bem-sucedida.
Está pensando em internacionalizar a sua startup? Compartilhe a sua experiência nos comentários!