Maturidade digital: o que é e como atingi-la?
As startups e a tecnologia estão intrinsecamente ligadas, pois essa parceria é essencial para impulsionar a criação de negócios inovadores e escaláveis. No entanto, apenas investir em tecnologia não é o bastante para tracionar uma empresa. É necessário atingir a maturidade digital, ou seja, explorar as possibilidades oferecidas pelas soluções tecnológicas da melhor forma possível.
A tecnologia implementada em sua startup está gerando resultados significativos? Uma avaliação precisa desse aspecto é essencial para construir um negócio sustentável. Em meio à era da transformação digital, estar à frente no uso da tecnologia é um fator determinante para o sucesso.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, abordamos o que é maturidade digital e quais são os passos necessários para atingi-la. Confira!
Sumário
O que é maturidade digital?
A maturidade digital é definida como o nível de habilidade e capacidade de uma empresa em utilizar as tecnologias digitais disponíveis de forma estratégica, a fim de impulsionar o seu negócio e aumentar a sua vantagem competitiva.
Esse conceito vai além da simples adoção de tecnologia, pois também engloba a habilidade da organização em integrá-la aos processos existentes, estimular a inovação, capacitar a equipe, gerenciar dados de forma eficiente e tomar decisões embasadas em análises de dados.
Ele avalia as etapas pelas quais a empresa já passou ao longo do processo de Transformação Digital, as ferramentas tecnológicas adotadas ou não para a otimização de suas operações e performance.
Dessa forma, a maturidade digital envolve uma visão abrangente das diversas oportunidades e desafios que o ambiente digital oferece, bem como a capacidade de se ajustar de forma contínua às constantes mudanças tecnológicas.
Qual a sua importância?
A avaliação de maturidade digital permite verificar os resultados obtidos com o uso das tecnologias, a competência da equipe na sua aplicação e se contribuem para a experiência do cliente.
Para startups, isso auxilia na definição de metas relacionadas à tecnologia, possibilitando decisões estratégicas e melhorias nos processos.
Além disso, a maturidade digital promove uma cultura organizacional ágil, valorizando a aprendizagem contínua, o espírito empreendedor e a adaptabilidade às mudanças, permitindo que as startups enfrentem os desafios e se destaquem no mercado.
Quais são os níveis da maturidade digital?
A jornada de maturidade digital é dividida em estágios, sendo que cada um deles aponta o nível de desenvolvimento tecnológico da empresa. Entenda, a seguir, quais são esses níveis e suas respectivas características.
Nível 1
O Nível 1 corresponde a empresas cujas soluções são construídas sob demanda, abordando problemas específicos. Contudo, nesse estágio, a integração dos sistemas internos ainda não ocorre, e há desconhecimento dos riscos e oportunidades relacionados ao uso das tecnologias digitais.
Nível 2
Já no Nível 2, os projetos são desenvolvidos por departamento, porém a empresa ainda possui pouco entendimento sobre os impactos da transformação digital. A integração entre os setores por meio das tecnologias digitais é limitada.
Nível 3
As empresas que estão no nível 3 de maturidade digital alcançam uma maior integração entre os departamentos ao compartilhar soluções tecnológicas, permitindo uma abordagem mais integrada na resolução de problemas comerciais comuns.
Nível 4
Ao atingir o nível 4 de maturidade, as organizações se empenham de maneira abrangente para implementar uma cultura digital, resultando em maior integração e adaptabilidade. Essa iniciativa permite uma resposta ágil na correção de falhas e na implementação de melhorias de forma mais rápida.
Nível 5
O nível 5 indica que a empresa atingiu a maturidade digital. Nele, toda a cultura organizacional já foi modificada e alinhada à tecnologia, mantendo o foco nas necessidades do cliente e na aquisição de tecnologias voltadas para esse propósito.
Todos os departamentos estão integrados, e as equipes são estruturadas em metodologias ágeis, sendo autônomas e auto-organizadas, trabalhando em colaboração para alcançar os objetivos do negócio.
Como calcular a maturidade digital na prática?
O cálculo da maturidade digital de uma empresa envolve a avaliação de quatro dimensões que revelam o nível de compreensão e aproveitamento da tecnologia em todos os seus processos. Acompanhe esses itens e como são analisados.
Estratégia
A estratégia refere-se à capacidade da organização de gerenciar suas estratégias com uma visão holística. À medida que a empresa alcança maior maturidade digital, a presença do digital se torna mais proeminente.
As tecnologias deixam de ser apenas um complemento e passam a ser uma parte essencial de todo o processo.
Capacidades
O elemento capacidade abrange a necessidade da empresa de se manter conforme as regulamentações do ambiente digital, considerando leis como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) que regem esse contexto.
Em uma organização com maturidade digital, há uma preocupação constante em seguir as normas digitais, visando proteger tanto os clientes quanto a própria empresa.
Organização
Do ponto de vista da dimensão da organização, uma empresa tem maturidade digital quando acompanha, continuamente, todas as metas relacionadas ao seu ambiente digital. Se não há metas bem definidas, nem acompanhadas, o negócio está longe de atingir a competência digital.
Cultura
Por fim, é essencial avaliar a cultura da organização. Conforme a empresa alcança maior maturidade digital, sua cultura se torna cada vez mais orientada para a inovação. Assumir riscos também se torna uma parte fundamental do alinhamento com a transformação digital.
Como atingir a maturidade digital?
Caso a sua empresa ainda não tenha atingido a maturidade digital, é necessário adotar uma série de processos que visem não apenas a adoção da tecnologia, mas o seu melhor aproveitamento conforme os objetivos do negócio. Saiba como isso pode ser feito.
Defina o propósito
Comece definido um propósito claro de como a transformação digital deve se alinhar aos objetivos de negócio da empresa. Dessa maneira, é possível direcionar os esforços e comunicar a importância da maturidade digital para todos os colaboradores.
Mantenha as lideranças alinhadas
As lideranças desempenham um papel fundamental na definição do propósito e visão estratégica da empresa, promoção da cultura da inovação e tomada de decisão.
Nesse sentido, os líderes devem estar alinhados à importância da tecnologia e do seu impacto nos negócios, atuando como agentes incentivadores da adoção de novas soluções digitais.
Adote treinamentos como rotina
Adotar treinamentos como parte da rotina auxilia no alcance da maturidade digital, pois capacita os colaboradores com as habilidades necessárias, promove o aprendizado contínuo e estimula a inovação, impulsionando assim a efetiva adoção das soluções digitais.
Entre os tipos de treinamentos que podem ser adotados estão os cursos presenciais ou online, workshops, programas de capacitação internos, mentorias e participação em eventos e conferências relacionados à tecnologia.
Apostar na gamificação, uso de elementos de jogos em contextos não lúdicos, também ajuda na capacitação dos times quanto ao desenvolvimento da mentalidade da inovação e tecnologia, pois torna processo de aprendizado mais envolvente e motivador.
Ofereça autonomia
Um ambiente de trabalho com autonomia permite que os colaboradores explorem as soluções digitais de forma independente, promovendo a inovação e a agilidade na adoção de tecnologias.
Para isso, crie uma cultura de confiança, empodere os colaboradores com habilidades e conhecimentos relevantes, e defina estruturas organizacionais flexíveis que permitam tomada de decisões descentralizada.
Invista em automação
A automação contribui para a otimização de processos, aumenta a eficiência operacional, reduz falhas humanas e libera tempo para atividades de maior valor estratégico.
Primeiro, identifique quais são os processos repetitivos e passíveis de automação. Depois, selecione as ferramentas tecnológicas adequadas e as implemente, como sistemas integrados, Inteligência Artificial, e soluções omnichannel no atendimento ao cliente.
Amplie o pensamento sistêmico
A expansão do pensamento sistêmico possibilita a compreensão abrangente e interconectada dos processos, sistemas e interações digitais da empresa, o que facilita a identificação de oportunidades de otimização e melhoria.
Para ampliar esse conceito, promova a cultura da colaboração, incentive a troca de informações entre os departamentos e adote abordagens integradas na gestão e análise dos processos digitais da empresa.
A maturidade digital representa a capacidade e habilidade de uma empresa em utilizar estrategicamente as tecnologias para impulsionar a sua performance. Ao alcançá-la, a startup pode otimizar os processos internos, melhorar a sua eficiência operacional, inovar em produtos e serviços, criando uma experiência diferenciada para o cliente, fatores que aumentam a sua vantagem competitiva no mercado.
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