Veja 10 tendências do universo de startups
As startups atuam em um ambiente dinâmico, caracterizado pela rápida evolução tecnológica e mudanças estratégicas. Diante disso, ficar conhecer tendência startup é imprescindível para identificar e investir nas melhores oportunidades do mercado.
A capacidade de inovação é um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento das startups. O alinhamento com as novidades que podem impactar esse setor, como tecnologias e métodos de gerenciamento, permite que a empresa se adapte de forma eficiente e obtenha vantagens competitivas em relação à concorrência.
Quer manter a sua startup competitiva? Neste post, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre tendências de negócios para 2023. Confira!
Sumário
1. Tendências de negócios em startups
No movimentado ecossistema das startups, alguns segmentos apresentam números favoráveis, com uma forte expectativa de crescimento para os próximos anos.
Um dos principais exemplos disso são as agrotechs, que estão entre os nichos que mais crescem no país. Apenas de 2021 a 2022 houve um crescimento de 240%, de acordo com o relatório da Sling Hub.
O mesmo levantamento aponta para uma dominância das fintechs no top startups 2023, que já representam cerca de 9,1% do mercado nacional. A área da saúde também segue com grande relevância, tendo mais de 250 healthtechs brasileiras.
Outro setor que vem ganhando destaque é o imobiliário com 217 proptechs, startups cujos serviços facilitam o cotidiano de imobiliárias, corretores e agentes, contribuindo desde para a organização de suas atividades até para o uso inteligente de dados.
As edtechs, startups de educação, também merecem atenção dos empreendedores. Há 657 startups no nicho da educação. Desse total, 46% são focadas em educação continuada, e 15,5% atendem a educação infantil e ensino médio.
2. Metaverso
Conhecido como uma extensão do mundo digital, o metaverso é ambiente virtual tridimensional e expansivo, onde as pessoas podem interagir, socializar, trabalhar e criar conteúdo digital.
Nele, é possível experienciar uma imersão e interação em um espaço que pode ser compartilhado a partir do uso de tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual.
Esse conceito tem sido visto como uma grande oportunidade para startups, sobretudo, nas áreas de entretenimento, educação e colaboração, que podem criar experiências, ferramentas e serviços altamente inovadores nesse novo cenário.
3. Web3
A Web3 consiste em uma evolução da Internet, que se caracteriza por ser descentralizada, fazendo uso de blockchain, e busca dar mais autonomia aos usuários quanto ao controle de seus dados e interações online.
Para startups, essa novidade traz oportunidades para a criação de serviços e aplicativos que não dependem de intermediários centralizados. Na prática, isso pode revolucionar significativamente os segmentos de identidade digital, finanças e redes sociais, dando maior protagonismos aos usuários.
4. Wearables
Considerados uma grande aposta do universo da tecnologia, os wearables são dispositivos eletrônicos vestíveis, como roupas inteligentes, smartwatches e óculos de realidade aumentada, projetados para serem usados no corpo.
Geralmente conectados à internet, esses aparatos coletam dados e são capazes de fornecer informações em tempo real. Dessa forma, são importantes aliados para as startups dos setores fitness, saúde, produtividade e entretenimento.
Na área da saúde, por exemplo, os wearables já estão sendo utilizados para ajudar os usuários a monitorar a frequência cardíaca, contar passos durante a prática de atividades físicas, monitorar o sono e gerenciar a diabetes.
5. Agenda ESG trabalho remoto
A agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) é um conjunto de critérios e práticas que avaliam o desempenho de uma empresa em relação a questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
Devido à crescente preocupação dos investidores, clientes e da sociedade em geral com as questões ambientais, sociais e éticas, investir na agenda ESG é uma iniciativa cada vez mais relevante para manter o seu negócio alinhado às demandas do mercado.
Também ajuda a melhorar a reputação da marca, promover a satisfação do cliente, atrair e reter talentos, assim como despertar o interesse de investidores sustentáveis.
Segundo uma pesquisa da Bloomberg, os investimentos na agenda ESG devem atingir cerca US$ 53 trilhões até o ano de 2025. Portanto, se você quer alavancar a sua startup, é necessário reavaliar as práticas internas, buscando alinhá-las à sustentabilidade, responsabilidade social e ética.
Nesse cenário, um dos principais pontos a serem considerados é o trabalho remoto, que impacta positivamente na sustentabilidade financeira das organizações, além de colaborar para a preservação dos recursos naturais melhorar o bem-estar dos funcionários.
A adoção desse modelo de trabalho reduz o deslocamento dos trabalhadores até o escritório, o que implica diretamente na diminuição da emissão de carbono no meio ambiente.
E não para por aí, pois o trabalho remoto exige o uso de tecnologias de gerenciamento e otimização de recursos, comportamento que pode contribuir para a economiza de água, energia elétrica e impedir e desperdício de alimentos nas empresas.
6. Innteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) tem sido a grande protagonista no âmbito empresarial recente. São várias as possibilidades trazidas pela tecnologia que simula o raciocínio humano, como:
- otimização de processos;
- personalização de experiências para os clientes;
- aprimoramento da tomada de decisões;
- aumento da eficiência operacional;
- descoberta de insights valiosos a partir do vasto volume de dados disponíveis.
Portanto, a IA tende a se firmar de vez como uma ferramenta indispensável, impulsionando o crescimento e a inovação nas empresas.
Essa tendência startup, que já podemos perceber um crescimento no cotidiano, servirá como uma ponte para unir o ambiente real aos espaços virtuais, de forma que as pessoas se sintam mais confortáveis. Um levantamento da IBM revelou que 41% das empresas brasileiras já utilizam algum tipo de IA em suas operações.
Outra pesquisa da Deloitte mostra que 70% das empresas brasileiras pretendem investir em IA. No ambiente de startups, as ferramentas inteligentes mais utilizadas incluem chatbots e assistentes virtuais para atendimento ao cliente, assim como plataformas de análise de dados.
7. Internet das Coisas
A Internet das Coisas, que vem do inglês Internet of Things (IoT), consiste na interconexão de objetos cotidianos à internet, permitindo a coleta e troca de dados para oferecer automação e insights valiosos.
Entre esses objetos podemos citar desde sensores e dispositivos eletrônicos até veículos. Eles podem se comunicar entre si e com outros sistemas, possibilitando interações e automação avançada.
A adoção da IoT é uma tendência crescente nas startups de tecnologia devido ao aumento da conectividade global, que colabora para as empresas explorarem novas aplicações inteligentes.
Os avanços tecnológicos também tornam a implementação desse conceito mais acessível, permitindo o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Outro fator é a redução de custos de dispositivos IoT nos últimos anos, que facilita a aquisição dessas soluções pelas startups, as quais trabalham com recursos financeiros limitados.
Mais um ponto que faz da IoT uma tendência promissora no universo das startups é o fato de oferecer melhorias significativas na eficiência operacional e na experiência do usuário, resultando em maior produtividade e satisfação dos clientes.
8. Branding estratégico
Cria uma imagem única é fundamental para se conectar ao seu público-alvo e fortalecer a sua imagem no mercado. Nesse sentido, o branding estratégico surge como uma tendência que merece ser acompanhada pelos gestores de startup.
Mais do que criar elementos visuais e identidade de uma marca, esse conceito se destaca por ser um processo de gestão que envolve a definição de objetivos claros, valores, posicionamento e propósito da marca. Tudo base em uma análise aprofundada do mercado, concorrência e público-alvo.
O seu objetivo é criar uma conexão significativa e duradoura entre a marca e seus clientes, comunicando de forma consistente a promessa da empresa.
Ao alinhar todos os aspectos da marca com seus objetivos de longo prazo, essa abordagem ajuda a construir uma percepção sólida, fortalece a identidade e a diferenciação da marca no mercado.
De acordo com o relatório anual de marketing da Nielsen, 70% das empresas da América Latina pretendem investir mais em redes sociais nos próximos anos. Esse dado pode ser interpretado como resultado da crescente valorização do marketing de influência, do qual o branding estratégico pertence.
O investimento em redes sociais e em influenciadores permite às empresas criar uma relação mais próxima com o público, aumentar o alcance de sua mensagem e fortalecer a presença de marca. Aproveita-se, assim, o poder das plataformas digitais para engajar, interagir e conquistar a confiança dos consumidores de forma autêntica e eficaz.
9. Inteligência de Dados
Em mercados altamente competitivos, a orientação por dados é imprescindível para o sucesso dos negócios, já que contribui para uma tomada de decisão embasada em informações concretas e precisas, identificando oportunidades e ameaças.
Nesse sentido, os mecanismos relacionados à inteligência de dados estão ganhando força entre as startups, servindo como aliados para a interpretação correta de números e tomada de decisão eficiente.
Segundo um estudo conduzido pela Forrester, empresas que seguem uma abordagem data driven, ou seja, que se orientam por dados, apresentam uma probabilidade 58% maior de superar suas metas anuais de receita em comparação com as companhias que não utilizam análise de dados.
Dessa forma, a aplicação desse recurso deve ser cada mais vez comuns nas empresas, colaborando para a inovação no desenvolvimento de novos serviços e produtos.
10. Migração de redes impressão 3D
A migração de redes é uma estratégia que baseia na transferência de dados e serviços de uma infraestrutura existe para uma nova, mais avançada e eficiente. Já a impressão 3D compreende a criação de objetos tridimensionais por meio de modelos digitais com a adição de material camada por camada.
A união desses dois conceitos é uma tendência com grande potencial para as startups. Isso porque, geralmente, a migração de rede necessita da adaptação ou desenvolvimento de componentes físicos, como caixas de distribuição, que podem ser personalizados e otimizados com a impressão 3D.
Sendo assim, as empresas poderão dar origem a soluções de infraestrutura de mais adaptáveis, com componentes personalizados, o que reduz os seus custos e melhora os seus resultados.
Vale ressaltar, ainda, que a impressão 3D também pode ser aplicada para prototipar e fabricar peças sob demanda, aspecto que acelera a migração de redes, tornando-a mais ágil.
Ao acompanhar tendência startup, é possível concluir que o mundo digital é uma ferramenta promissora para as startups, tendo em vista que geram diversas oportunidades de inovação e crescimento. Ao ficar por dentro dessas novidades, você pode manter o DNA dinâmico e inovador do seu empreendimento, seja na otimização de processos ou na criação de produtos diferenciados.
Quer acompanhar mais novidades sobre o mundo das startups? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!