Qual a relação entre a conexão digital e o metaverso?
Com a crescente integração da tecnologia no cotidiano das pessoas, não basta apenas oferecer ao seu público-alvo uma experiência positiva no mundo físico, é necessário replicar esse padrão no ambiente virtual. Daí surge a importância de entender a relação entre conexão digital e metaverso, combinação que permite um espaço envolvente e interativo, para as mais variadas propostas.
O metaverso, ambiente virtual tridimensional e interconectado, onde os usuários podem realizar diversas atividades, é propício para as startups explorarem inovações e criem experiências personalizadas tanto para os seus colaboradores quanto para os clientes. Para isso, é necessário investir em conexão digital.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, abordaremos tudo sobre a relação entre conexão digital e metaverso. Confira!
Sumário
O que é conexão digital?
A conexão digital é definida como a forma pela qual os dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones, se comunicam entre si e com a internet, o que possibilita o compartilhamento de informações, bem como acesso a serviços online e interação com outras pessoas em ambientes virtuais.
Esse conceito envolve desde a comunicação por meio das redes sociais até a realização de inúmeras atividades online, como estudar, trabalhar e interagir com recursos digitais. A expansão da conexão digital oferece canais poderosos para as empresas inovarem nos seus serviços e ofereçam serviços e produtos cada vez mais avançados, que proporcionam experiências diferenciadas ao seu público interno e externo.
É imprescindível que a conexão digital seja considerada no planejamento das empresas, pois ela não apenas influencia a maneira como as pessoas se comunicam e interagem, mas também molda as expectativas dos consumidores em relação à conveniência, personalização e acessibilidade dos produtos e serviços.
Conforme a sociedade evolui amplamente digital, as marcas que compreendem e se adaptam a essa conexão têm a oportunidade de conquistar uma posição de destaque em um mercado competitivo e em constante mudança.
Como a conexão digital e metaverso se relacionam?
Para que você entenda melhor a relação entre esses dois conceitos, é preciso começar explicando que o termo ‘’metaverso’’ vem de ‘’meta’’ (além de) e ‘verso’’ (universo), com o intuito de referir-se a um espaço virtual e tridimensional, que possibilita a imersão e interação das pessoas com objetos digitais.
O metaverso é composto por uma realidade digital construída a partir de tecnologias como realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV). Seu propósito é estabelecer uma experiência extremamente interativa e envolvente para os usuários dentro de um ambiente fictício, porém enriquecido com elementos realistas.
Nele, as pessoas podem socializar, jogar, realizar investimento, comprar, entre tantas outras atividades, para quais utilizam avatares que as representam. Embora tenha surgido na década de 1990, no livro de ficção científica ‘’Snow Crash’’, de Neal Stephenson, o metaverso se popularizou recentemente com o investimento de grandes empresas de tecnologia nessa área, como o Facebook, agora denominado Meta.
O metaverso depende da conexão digital para funcionar e proporcionar experiências imersivas aos usuários. Entenda, abaixo, em quais aspectos os dois conceitos se relacionam.
Acesso e participação
Para acessar a interagir no metaverso, é fundamental que as pessoas estejam conectadas digitalmente, contando com uma conexão estável e de alta velocidade. Esses fatores facilitam a exploração completa de ambientes e recursos digitais.
Experiências imersivas
As experiências imersivas, baseadas em AR ou VR, propostas pelo metaverso demandam uma conexão robusta para a transmissão de dados multimídia em tempo real, do contrário se tornam limitadas.
Colaboração e comércio
Uma conexão digital eficiente permite a colaboração instantânea entre avatares digitais no metaverso, de modo que os usuários trabalhem em equipe, realizar transações, comercializar produtos virtuais e compartilhar ideias.
Integração com a vida cotidiana
A adoção da conexão digital estende a experiência do metaverso para a vida cotidiana. Isso significa que as pessoas que fazem parte desse ambiente podem comprar itens virtuais e participar de eventos que ocorrem exclusivamente nas plataformas online.
Economia digital no metaverso
O metaverso está criando oportunidades econômicas, como a venda de propriedades virtuais, itens exclusivos e serviços no ambiente virtual. A conexão digital é a base para essas transações.
Interação social e networking
Mais do que proporcionar entretenimento, a conexão digital também pode fortalecer as relações sociais e profissionais no metaverso, tendo em vista que as pessoas podem conhecer e interagir com usuários de outras partes do mundo, contribuindo para que expandam os seus contatos.
Como acessar o metaverso?
As diferentes plataformas de metaverso continuam em desenvolvimento, mas até o momento é sabido que esse espaço virtual pode ser acessado por de dispositivos com conexão à internet, como smartphones, computadores e consoles de videogame.
No entanto, para que a experiência de imersão seja completa, é necessário associar o uso desses dispositivos à tecnologia imersiva, como óculos de realidade virtual e sensores de movimento.
O que fazer para se adequar a essa nova realidade?
O metaverso traz à tona um ambiente inovador e interativo para a criação, colaboração e alcance de novos públicos. No contexto das startups, é possível explorar oportunidades de desenvolvimento de produtos e serviços voltados especificamente para esse ambiente, além de participar de ecossistemas virtuais de networking e marketing.
Devido ao fato de o metaverso ser um ambiente de múltiplas possibilidades, pode ser considerado terreno fértil para que as startups, caracterizadas pela agilidade e criatividade, se destaquem, impulsionando a sua capacidade de inovação nos cenários digitais.
Há diferentes maneiras de utilizar esse recurso na rotina de uma organização. Algumas empresas já o estão empregando no setor de Recursos Humanos, no recrutamento e integração de novos colaboradores, representando na esfera digital situações que podem ser experenciadas no dia a dia do cargo a ser ocupado.
Outro uso comum diz respeito ao teste de produtos e feedbacks. As startups podem testar protótipos e obter feedbacks dos usuários no metaverso, de maneira rápida e eficaz.
Essa novidade está se convertendo em uma realidade promissora para os negócios. Para se adaptar a ela, é importante escolher uma plataforma adequada aos seus objetivos, criar uma presença nesse ambiente, incluindo escritório virtual, estando de exposição, sala de reuniões e demais elementos que atendam às necessidades da sua startup.
Garanta o acesso de seus funcionários aos dispositivos e softwares necessários para entrar no metaverso, e capacite-os para que sejam capazes de navegar e interagir de forma eficaz. É indicado, ainda, se atualizar constantemente sobre as tendências desse universo para que você aproveite ao máximo as oportunidades disponíveis.
A relação entre conexão digital e metaverso permite que o mundo corporativo rompa os limites físicos, criando ambiente virtuais onde as empresas podem colaborar, inovar, interagir com clientes e expandir as suas operações de forma global e imersiva.
No futuro, podemos esperar um aumento na adoção de plataformas de metaverso, com a criação de presenças digitais únicas, experiências altamente personalizadas aos colaboradores e consumidores, impulsionamento as economias digitais.
Gostou deste post? Siga agora mesmo as nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos relevantes para startups. Nós estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.