Exemplos de empreendedorismo digital e tendências
Desde as mudanças proporcionadas pela pandemia, o empreendedorismo digital está ganhando cada vez mais força na economia brasileira. Seja por conta de sua estrutura enxuta, pelos baixos custos iniciais ou pelas infinitas possibilidades de atuação, a internet se tornou um dos ambientes mais férteis para o surgimento de novos negócios.
Para quem deseja mudar de vida por meio da criação de uma empresa, o digital é um importante aliado, pois conecta seus produtos ou serviços a uma vastidão de possíveis compradores. Se você está pensando em crescimento e visibilidade para sua marca, não deixe de conhecer as novas tendências do empreendedorismo digital.
Quer saber mais? Então siga a leitura e confira quais as condições atuais do mercado brasileiro!
Sumário
Cenário do empreendedorismo digital no Brasil
O surgimento de inovações e a transformação digital tem impulsionado os negócios online em todo o mundo, e no Brasil isso não é diferente. Os empreendedores cada vez mais veem o potencial do mercado digital e incorporam estratégias para aumentar a presença online ou até mesmo criar empreendimentos exclusivamente digitais.
Segundo um estudo publicado pela GoDaddy Data Observatory 2023, quase 80% das empresas têm em seu planejamento ações em redes sociais, enquanto quase 70% delas desejam criar um site e investir em estratégias de marketing.
Com o maior investimento nas mídias online, não se adequar a essa tendência pode significar ficar para trás dos concorrentes. Além disso, a criação de negócios que são exclusivamente digitais pode gerar uma boa margem para escalar, dado os custos marginais mais baixos apresentados por essa opção.
Exemplos de empreendedorismo digital
Ainda que você já tenha uma empresa, o digital oferece oportunidades que podem ser usadas para aumentar a sua rentabilidade e gerar diferenciação frente aos concorrentes. Por isso, elencamos
E-commerce
Após entender o que é empreendedorismo digital e qual é o cenário atual, você pode pensar em incluir os seus produtos em um site de e-commerce. Nesse sentido, é possível criar um endereço próprio, por meio de plataformas especializadas.
Caso você não conte com um orçamento apropriado para isso, usar os chamados marketplaces é uma ótima opção. Entre os exemplos mais comuns desse tipo de alternativa estão a Amazon e o Mercado Livre.
Você consegue incluir os seus produtos nessas plataformas e começar a vender para todo o Brasil. Desse modo, as chances de conseguir aumentar o alcance da sua marca e ter recursos para reinvestir e potencializar o seu negócio são grandes.
Programas de afiliados
Mais uma opção que pode ser adequada para a sua empresa são os programas de afiliados. Neles, você aproveita toda a rede das plataformas já existentes para promover seus produtos ou serviços.
Para isso, é preciso definir quais são os objetivos ao usar esse canal, como aumento de vendas ou do alcance da marca, remuneração que será paga aos afiliados que atingirem esse objetivo e formas de divulgação permitidas.
Cursos EAD
A elaboração de cursos EAD é uma excelente forma de reforçar a autoridade da sua marca no mercado, conquistar a confiança do público e conseguir um ótimo retorno sobre ações de empreendedorismo digital.
Com base nas experiências acumuladas sobre o seu mercado, é possível empacotar esses conhecimentos em forma de um curso e comercializá-lo no ambiente digital. Além disso, o curso pode ser utilizado como um produto de entrada para que os consumidores conheçam e interajam com sua marca.
Uma empresa que vende algum tipo de software, pode se beneficiar ao fornecer um curso detalhado na área em que atua, facilitando a venda do seu produto em um momento posterior. Essa lógica pode ser aplicada para qualquer mercado, nicho ou tipo de produto. Já a comercialização, é facilitada por grandes plataformas como Hotmart ou Eduzz.
Criação de conteúdo
A produção de conteúdo é um dos principais mecanismos para a captação de clientes no meio digital. Além de fugir do formato tradicional de propaganda, essa abordagem permite uma interação mais tranquila com os clientes, criando uma conexão próxima com a audiência.
O conteúdo cumpre diversos objetivos, tais como atrair, qualificar, orientar, converter e reter seus consumidores. Para tanto, vale considerar ferramentas como posts em blogs, vídeos no YouTube, gravações em um podcast, comunicação pelas redes sociais, disponibilização de e-books e qualquer outro mecanismo para entrar em contato com seu público.
Potencialize o seu alcance com o digital
Como você viu, existem várias formas de usar o meio digital para empreender. Para alcançar resultados ainda melhores, vale a pena entender as melhores dicas e estratégias que podem ser usadas. Explicamos algumas, a seguir.
Abuse da criatividade
O ambiente online pode ser bem competitivo. A atenção das pessoas é cada vez mais disputada pelas marcas que estão no digital. Por isso, ter ações criativas e que toquem no emocional do seu público-alvo é crucial para ter bons resultados.
Além da criatividade, é importante conhecer o perfil do seu cliente ideal, saber o que ele deseja, quais são as dificuldades que enfrenta e como sua empresa pode ajudar. Essa compreensão vai permitir fazer adequações para atrair a atenção e vender mais.
Invista em flexibilidade
O digital também costuma ter mutações constantes. O que é tendência hoje, amanhã pode não ser mais. Por isso, o primeiro ponto é ter atenção ao mercado para investir em ajustes sempre que necessário.
Além disso, construa uma estrutura que permita realizar as mudanças de maneira adequada. Esse cuidado vai permitir alcançar maturidade digital e aproveitar as oportunidades que aparecem com as inovações do meio online.
Tenha uma visão estratégica
Por fim, investir em ações que gerem uma visão mais estratégica para a empresa se destacar no digital também é crucial. É preciso ter um bom plano de negócios e fazer parcerias inteligentes com incubadoras e aceleradoras que possam te ajudar nessa jornada.
Para alcançar o sucesso por meio do empreendedorismo digital é essencial acompanhar as principais mudanças e novidades do seu mercado. Além disso, vale a pena buscar a ajuda de especialistas para acelerar seu projeto. Isso permite ampliar as conexões, testar novas soluções, ter acesso a mentorias com especialistas e desenvolver novidades com base nas oportunidades e tendências que surgiram recentemente.
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