Corporate Venturing: conheça as modalidades CVC, CVE e CVI
Como a aceleração da transformação dos mercados, é natural que startups busquem o apoio de empresas consolidadas. Por outro lado, organizações de grande porte estão em busca de startups com soluções disruptivas para diversificar seus investimentos. O corporate venturing acontece quando uma parceria entre essas organizações é firmada.
Essa estrutura representa muito mais do que uma modalidade de negócios, mas uma oportunidade de criar projetos com grande potencial de valorização e impacto. Quer saber mais sobre o corporate venturing e como ele pode alavancar sua startup? Então siga a leitura e confira nosso post!
Sumário
O que é corporate venturing?
O corporate venturing é uma estratégia em que uma empresa procura formas para criar iniciativas inovadoras, seja por meio de expansão do seu negócio, seja por meio da aquisição de startups ou outras empresas emergentes, seja a partir de novos produtos.
Em geral, essa ação é adotada visando obter retornos financeiros, acesso a novas tecnologias, mercados ou habilidades complementares. Em essência, é uma forma de inovação aberta, em que grandes empresas buscam colaborar com startups para impulsionar a inovação.
Há mais de um tipo de corporate venture, como o interno (CVI) e o externo (CVE). Entender as diferenças entre tais formatos pode ajudar a encontrar parceiras ideias para alcançar o crescimento desejado com a sua startup.
Quais são as modalidades de corporate venturing?
Após compreender o conceito de corporate venturing entrepreneurship, também é válido saber quais são as modalidades existentes e como elas podem auxiliar a captar recursos para a sua startup. Por isso, explicamos em mais detalhes, a seguir.
Corporate venture capital (CVC)
A primeira categoria, o Corporate Venture Capital (CVC), está relacionada às empresas de grande porte que adotam papel de investidores. Ou seja, elas buscam startups com grande potencial de crescimento para investir e ajudar no desenvolvimento do negócio.
Nesse sentido, há dois formatos comuns, o financeiro e o estratégico. No primeiro, a busca é apenas por lucro e as tomadas de decisão são realizadas a partir do potencial da startup de gerar lucro e retornos.
Já no estratégico, as grandes companhias estão em busca de mais do que apenas ganhos financeiros. Nesse sentido, elas estão procurando por parcerias que possam proporcionar vantagens competitivas e inovações para ganhar parcelas cada vez maiores do mercado em que atuam.
Corporate Venture Externo (CVE)
O CVE está relacionado à ideia de inovação aberta. Nesse sentido, uma empresa já estabelecida no mercado oferece recursos financeiros ou faz parcerias estratégias com startups que não estão em sua estrutura organizacional.
Tal modelo ainda permite que a grande empresa faça a aquisição da startup quando essa já está madura, incorporando-a ao grupo empresarial. Assim, têm-se uma parceria que pode gerar retornos para ambos os lados.
Além disso, essa abordagem permite que a empresa aproveite o espírito empreendedor e a agilidade das startups, enquanto elas, por sua vez, se beneficiam do acesso a recursos, expertise e redes de uma organização já estabelecida no mercado.
Corporate Venture Interno (CVI)
O CVI, como o nome sugere, ocorre dentro da própria estrutura organizacional. Nesse sentido, é desenvolvido uma unidade ou divisão interna específica cujo foco é fazer investimentos e desenvolver novas iniciativas de negócio.
Tal abordagem possibilita que a empresa explore oportunidades de inovação e crescimento, ao mesmo tempo em que mantém um certo controle sobre o processo e os recursos envolvidos no desenvolvimento do novo empreendimento.
Esse conceito ainda pode ser relacionado com a ideia de intraempreendedorismo, no qual a empresa busca cultivar um ambiente empreendedor dentro de suas próprias paredes, incentivando a experimentação e o desenvolvimento de novas ideias que possam agregar valor ao seu portfólio de negócios.
Quais são os benefícios do corporate venturing para startups?
Embora essa parceria traga benefícios para todos os envolvidos no projeto, é importante compreender quais são as vantagens mais comuns para as startups. Confira, a seguir.
Aporte financeiro
Certamente, a busca por capital é um dos principais desafios de startups que estão em sua fase embrionária. Por meio do corporate venturing seu projeto pode obter um financiamento significativo para a realização de investimentos e manutenção das operações. Esses recursos podem ser aplicados ao aprimoramento das soluções, para a contratação de equipe, elaboração de estratégias de marketing e muito mais.
Aumento da expertise
Ao contar com a parceria de uma empresa consolidada, a startup tem acesso a recursos técnicos e estratégicos que podem ajudar no seu crescimento no mercado. Além disso, pode obter habilidades e recursos que, sem essa parceria, seriam difíceis ou caros demais para incorporar no negócio.
Aumento da clientela
Encontrar formas de alcançar os consumidores potenciais também é fundamental para o sucesso da startup. Nesse sentido, ao optar pelo Corporate Venturing é possível ter acesso aos mercados e a base de clientes que as grandes empresas contam. Essa possibilidade acelera o processo de entrada no mercado e ajuda a alcançar um público mais amplo.
Validação do mercado
Quando um projeto recebe aporte de uma grande organização, essa ação permite um ganho de credibilidade e validação no mercado. Essa confiança adicional facilita o acesso a novos clientes e investidores potenciais. Caso contrário, seria necessário dedicar muito tempo e esforço para conquistar essa imagem por conta própria.
Quais as formas de aplicar um Corporate Venturing?
Para quem tem uma startup e deseja aplicar para um corporate venturing program, ou qualquer outra iniciativa que contribua para o desenvolvimento do seu negócio, é preciso entender quais as formas de entrar em contato com grandes organizações.
A participação da startup em um evento específico do seu mercado ou hackatons, pode ser uma ótima forma de encontrar organizações interessadas. Nessa abordagem, uma organização geralmente convida um grupo de startups para propor soluções e avaliar quais as melhores alternativas.
Outra maneira estratégica de preparar seu projeto para grandes oportunidades é por meio de programas de incubação ou aceleração. Esse tipo de projeto cria um espaço oportuno para tornar suas soluções mais atraentes, inovadoras e capazes de atrair organizações parceiras.
Para as startups que estão interessadas no corporate venturing, a Oxigênio pode ser uma importante parceira. Com um programa de aceleração que já criou mais de 120 projetos e acelerou 96 startups, seu projeto pode receber toda a orientação necessária para alavancar as inovações desenvolvidas.
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