A aceleração de startups na crise é um processo que pode gerar ainda mais dúvidas para as empresas participantes. Será que é o momento ideal para entrar em um programa? As possíveis oportunidades de negócio não podem ser perdidas? Apesar de os questionamentos serem válidos, a resposta não é tão simples quanto parece.

Um momento de turbulência econômica pode significar, na verdade, o contexto ideal para acelerar a sua startup. Afinal, nada melhor do que contar com quem tem a expertise sobre gestão e negócios para saber como superar uma crise, certo? Que tal, então, descobrir um pouco mais sobre como a aceleração de startups pode ser ideal em um período de incertezas?

Continue a leitura deste artigo para descobrir um pouco mais sobre o assunto. Confira!

Qual é o impacto da aceleração de startups em tempos de crise?

O objetivo de um programa de aceleração de startups é, justamente, aumentar as oportunidades de negócio de uma empresa ainda em desenvolvimento, certo? Mas, em um momento de crise, os benefícios desse processo não são reduzidos? De acordo com Mauricio Martinez, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Porto Seguro, a realidade é um pouco diferente.

“Nosso programa começou recentemente e todas as startups estão trabalhando. Participar do programa gera previsibilidade do que vai acontecer no futuro. As empresas estão fazendo projetos, refinando seus produtos e fechando novos contratos. Quem está participando tem uma maior perspectiva para os próximos meses e, sem dúvidas, está em uma posição melhor.”

Mesmo que os investimentos não sejam tão altos, por exemplo, as possibilidades de networking continuam funcionando. O contato com executivos de diferentes setores pode abrir oportunidades para os próximos meses.

Mesmo que nada aconteça durante a pandemia, a startup vai se posicionando no mercado para encontrar uma melhor condição após a crise. Mauricio ainda reforça as possíveis economias durante um período confuso.

“Muitas startups vão se beneficiar, em um eventual retorno, de voltar para um espaço sem ter que pagar aluguel, por exemplo. Aquelas que participam do nosso programa têm um teto, um espaço para que possam se desenvolver.”

Quais são as características de uma aceleração remota?

O contato remoto pode ser visto inicialmente como um ponto negativo. A aceleração, porém, acaba não sendo tão prejudicada. Não à toa, segundo Mauricio, o nível de satisfação das startups participantes no ciclo atual — 100% online — é ainda maior do que o registrando antes do período de pandemia.

“As startups estão respondendo muito e gostando do formato. Primeiramente, por elas também estarem remotas e, segundo, porque nós criamos um modelo para que elas consigam extrair o máximo do conteúdo que nós estamos passando e das interações com a equipe da Porto Seguro.”

O trabalho de um mentor de startups, por exemplo, continua funcionando mesmo à distância. A partir de reuniões regulares e um maior refinamento dos MVPs das empresas, os impactos se tornam muito menores. Com a transformação digital e os seus benefícios, os programas de aceleração já podem ser adaptados para essa nova realidade.

Quais são as oportunidades que podem surgir no período?

Por mais que algumas startups não estivessem prontas e tenham parado ou suspendido os seus projetos, outras empresas conseguiram aproveitar esse momento. Mauricio reforça que boa parte das participantes do ciclo atual já estão em um estágio mais avançado.

“Muitas das startups desse ciclo estão fazendo projetos com remuneração envolvida. Em outros casos, aproveitamos para refinar o produto com a expertise dos nossos executivos para dar dicas e ajudar as startups. Quando o empreendedor está em uma empresa como a Porto Seguro, ele está dentro de uma escola, e eles vêm isso como uma oportunidade.”

As possibilidades, portanto, se tornam muito maiores, especialmente para aquelas startups que ainda não têm um produto completamente definido.

“A Porto Seguro abre portas, é uma rede muito grande de empresas que trabalham conosco, e nós conseguimos abrir essas outras oportunidades. Esse tempo de aceleração ajudou a refinar aquelas startups que ainda não estavam preparadas para atuar no mercado, por exemplo.”

Mauricio ainda reforça que cada situação é peculiar, especialmente, por atuar com startups de diferentes segmentos. Porém, ele reforça que é possível aproveitar o momento para criar mais oportunidades de negócio, mesmo que para um futuro próximo.

“Empresas que tinham um modelo dependente da presença física, por exemplo, acabaram sofrendo mais. Porém, startups como a HiLab, que realiza exames de sangue à distância, conseguiram evoluir. A parte positiva é que a maioria das startups que nós aceleramos estão sobrevivendo a esse momento”, finalizou.

Qual é a importância de contar com uma aceleradora?

Todos esses benefícios só podem ser aproveitados com a expertise de uma empresa que seja referência em seu segmento. Além de encontrar uma aceleradora apropriada para as metas em curto e médio prazos, é importante contar com quem entende desse novo modelo.

A Oxigênio Aceleradora, por exemplo, iniciou o seu mais recente ciclo de forma remota. Além disso, o processo registrou o maior número de startups em um mesmo ciclo: dez empresas participaram da aceleração.

Segundo Maurício, apesar de tantos desafios e incertezas para as startups, o período foi bastante produtivo para todos os envolvidos no programa. “Para nossa surpresa, foi um ciclo muito bom, em que o trabalho remoto estimulou produtividade tanto do lado da startup quanto do nosso. Estamos sendo agraciados com muitas boas notícias e temos projeto para todas as startups que estão trabalhando nesse ciclo conosco”, afirmou.

A aceleração, portanto, pode surgir como uma grande oportunidade de negócio para a sua startup, especialmente em um período de crise. Com os parceiros certos ao seu lado, pode ser o momento para superar os obstáculos por conta da pandemia e ainda acelerar outros processos internos. O ideal, então, é começar a se preparar para o programa de aceleração.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona e quais são os benefícios da aceleração de startups na crise, que tal conhecer mais sobre o programa da Oxigênio Aceleradora? Entre em contato conosco e saiba como o processo pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio!