A internet e o uso de dispositivos conectados à rede crescem a cada dia, em um mundo onde se comunicar virou algo acessível a praticamente todos. De acordo com o relatório Estado da Banda Larga 2019, produzido pela ONU, temos 51% de toda a população mundial conectados, o que abre caminho para a análise de dados de inúmeras trocas na rede.

Tudo isso reforça o quanto vivemos na era do Big Data, com base no grande volume de dados gerados a cada segundo, de qualquer canto do globo. Ao contar com a análise e o entendimento do que eles querem dizer, a sua startup pode chegar longe, tendo em mãos informações valiosas sobre comportamento, tendências, entre outros.

Se o negócio cresce com inteligência de dados, os benefícios se mostram realmente importantes. Quer conhecer algumas vantagens de apostar na análise de dados? Confira!

1. Prevenção de perdas

Como está o controle de gestão da sua startup? Isso é fundamental para ter sempre atualizadas as informações sobre andamento de serviços, clientes conquistados, perdidos, o que mais tem demandado atenção, entre outros. Esse tipo de atuação tem o objetivo de prevenir perdas para o negócio, como em uma campanha mal-sucedida.

A análise de dados pode ajudar com um grande levantamento de tudo o que aconteceu nos últimos tempos na startup, apontando facilmente o que teve mais êxito e o que é preciso melhorar. Oferece, também, o apoio necessário para a criação de uma estratégia de prevenção — melhor ainda, de soluções para momentos de perdas, por exemplo.

2. Melhora na performance

Eis aqui uma conta fácil de entender: se a sua startup está caminhando bem em determinado projeto, e tem por trás um conjunto de ações com a análise de dados, a melhora na performance será sentida. Sua equipe terá ferramentas essenciais para a tomada de decisões mais rápidas, focadas, e com objetivos e metas mais reais.

Além disso, é válido reforçar que a performance da equipe é um dos pontos mais importantes para uma startup. Afinal, os esforços para que o negócio prospere são resultado de um trabalho em conjunto de todas as áreas.

Performar bem em uma campanha de mídias sociais, ou no atendimento do cliente, na melhor escolha de produto a ser lançado etc., faz toda a diferença.

3. Antecipação de tendência

O que o seu público-alvo realmente quer e precisa nesse momento? O que pode vir a ser uma boa aposta para o futuro? Antecipar tendências é uma das formas mais inteligentes de destacar a startup, ganhar notoriedade por ser referência no assunto e ainda sair na frente da concorrência.

Com a análise de dados, por exemplo, a sua equipe encontrará informações sobre comportamentos, seja por região, seja por cidade, faixa etária, classe social, e muitos outros detalhes. Assim, com dados concretos, fica mais prático apostar em determinado produto ou ação.

Outra forma de mostrar a análise de dados feita pela sua equipe é em formato de pesquisas, newsletters e blogposts. Essa estratégia de comunicação dá mais força à reputação da sua marca, além de aproximar o público final com todas as soluções feitas dentro da startup — ou seja, você ganha mais uma frente para conquistar o mercado.

4. Conhecimento de mercado

Outra joia para o mercado é o próprio conhecimento dele. Atuar entre marcas já consolidadas ou as que estão chegando agora não é algo tão simples. É preciso experiência, conhecimento de como é o funcionamento, além de ter domínio de habilidades para lidar com público, parceiros e prospects.

A análise de dados também é peça fundamental para isso. Em um exemplo prático: como fazer um benchmarking enxergando a fundo as práticas adotadas por outras marcas?

Isso é possível com a análise de dados, que pode fazer uma varredura em determinado período, para mostrar o que deu certo nesse momento, o que a empresa fez e de que forma se saiu melhor.

Dessa forma, a sua visão de mercado também amplia, dando mais informações para qualquer nova estratégia da startup.

5. Maior conversão de vendas

Se os clientes estão satisfeitos com todo o trabalho feito pela sua startup, as vendas tendem a ser maiores, convertidas de forma natural ao final de uma ação. Mais uma vez, em uma análise de dados detalhada, com foco em tendências, por exemplo, pode dar as respostas que faltavam para dar uma guinada nas vendas.

Aqui, vemos um bom trabalho em conjunto das áreas de tecnologia e comercial, passando pelo setor estratégico da startup. Uma oportunidade também para usar as habilidades dos profissionais da empresa, o que impacta positivamente para um ambiente diferenciado, estimulante, uma ótima cultura organizacional, e talentos que fazem parte do crescimento.

6. Incremento dos resultados

O negócio está indo bem? Então, o que acha de incrementar mais os resultados e realmente se destacar? Ir além do que é esperado e, ao mesmo tempo, conseguir garantir melhores resultados é uma situação confortável e que pode fazer a diferença em momentos de crise, por exemplo.

Analisando bem todas as informações que você tem em mãos, é possível criar novas possibilidades, quem sabe, até mais inovadoras, para rodar um novo projeto ou dar mais visibilidade a uma ação do momento. Resultado bom sempre é um ótimo indicador de que todos estão acertando nas decisões, apostas e investimentos.

É importante levar em consideração que, ao ter melhores resultados, o fluxo de caixa também pode melhorar, o que ajuda bastante a startup. Aplicar esse retorno em treinamentos, novos equipamentos, busca por novos talentos etc., vai colocar a empresa no caminho crescimento saudável.

Diante das vantagens de contar com a análise de dados na sua startup, fica mais fácil de ter uma visão do todo, e notar que esse tipo de estratégia anda lado a lado com a transformação digital — um dos maiores objetivos para as empresas nos dias atuais. Por isso, se puder apostar o quanto antes nessa skill dentro do seu negócio, melhor para começar a atuar mais firmemente no mercado e dar a melhor experiência ao seu cliente.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe conosco a sua opinião!