Brandtech: veja como ela contribui para o crescimento de startups!
Quando o objetivo é desenvolver estratégias para o posicionamento de marcas no mercado, geralmente o que se leva em consideração para análise são itens como estudo da concorrência, perfil dos clientes, canais de comunicação, valores, missão etc.
Esse modo tradicional de trabalhar as ações de branding raramente leva em conta o papel da tecnologia. Porém, esse modelo está com os dias contados devido às mudanças causadas pela inovação, sendo substituído por um novo conceito, o brandtech.
O objetivo do artigo é explicar um pouco mais sobre esse conceito, como se diferencia dos métodos tradicionais e como contribui para o crescimento das startups. Acompanhe!
Sumário
O que é brandtech?
Grosso modo, trata-se de uma nova abordagem para o relacionamento entre marcas e clientes. O termo em si é originado da junção das palavras brand (marca) + tech (tecnologia), sendo muito utilizado no exterior e cada vez mais no Brasil.
Se nos métodos tradicionais a tecnologia assume um papel apenas acessório, como um simples braço de ação da empresa, no brandtech ela se torna protagonista, sendo o meio pelo qual essas ações são desenvolvidas. Apesar de relativamente recente, esse conceito já permeia as decisões de boa parte das startups que atuam em diferentes segmentos, como o setor de construção (construtech), propaganda (AD Techs) e seguros (Insur Techs).
No entanto, não são apenas as startups a se beneficiar desse modelo. Dentre as cinco maiores empresas em valor de mercado do mundo, todas utilizam o brandtech como fator cultural em comum. Elas são Apple, Google, Microsoft, Amazon e Facebook.
Isso demonstra que aplicar esse conceito não é algo restrito às empresas nascentes ou que estejam ligadas de alguma forma ao setor de tecnologia. Pelo contrário: qualquer negócio pode e deve se diferenciar da concorrência utilizando a tecnologia de forma intensiva no processo de comunicação com o mercado e de desenvolvimento de marca.
Como surgiu essa metodologia?
É importante destacar que o brandtech é um conceito muito mais amplo do que as áreas de marketing e branding. Trata-se, na verdade, de um novo método de organização das empresas dentro da chamada Transformação Digital.
Essa é uma tendência em fase de consolidação que diz respeito à aplicação intensiva de metodologias e recursos tecnológicos em todos os departamentos de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de eficiência na gestão dos seus recursos.
Como exemplo, temos tecnologias como IoT (Internet das Coisas), servidores em nuvem, Big Data, Business Intelligence, digitalização, ChatBot, e Inteligência Artificial. Tais ferramentas transformam o plano de negócios da startup e levam as empresas a outro patamar de resultados.
Logo, brandtech não é apenas uma nova metodologia, mas um novo mindset sobre gestão de negócios que tem a tecnologia como meio de ação e se relaciona com um movimento muito maior de digitalização de negócios, indústrias, nichos econômicos e cadeias produtivas inteiras. O growth hacking é uma parte importante e está associado ao alto nível de performance das empresas mais inovadoras do mundo.
Esse conceito, por sua vez, é definido como um recurso de marketing totalmente orientado à realização de experimentos em que é possível, em um curto espaço de tempo, agilizar resultados por meio de testes rápidos baseados no levantamento de hipóteses e processos ágeis que utilizem a menor quantidade de recursos.
Assim, Growth (crescimento), Hack (brecha ou atalho) e Hacking (a ação de explorar brechas) é um recurso que auxilia na identificação rápida de pontos de melhoria dos produtos com o objetivo de proporcionar a melhor experiência ao cliente.
Novamente, é preciso deixar claro que não se trata de mais um conjunto de técnicas, mas de um tipo de mentalidade que precisa ser fomentada diariamente pela equipe de gestão de pessoas junto ao time por meio de rodas de conversas, workshops, palestras e outros.
Como ela contribui para o crescimento de startups?
Agora que entendemos um pouco mais sobre o mindset presente no conceito brandtech, vamos conhecer quais são os benefícios dessa metodologia e como ela contribui para o crescimento das startups. Confira!
1. Transformação imediata
Quando o brandtech é aplicado nas organizações, provoca grandes transformações tanto em seu ambiente interno como externo. Isso porque permite que a tecnologia seja fortemente inserida em praticamente todos os departamentos e processos, gerando um ciclo contínuo de otimização.
Porém, para que esse processo ocorra de forma correta, é necessário que haja o alinhamento entre a cultura organizacional, o mindset dos gestores e a aplicação de recursos tecnológicos.
2. Inovação
A inovação é fruto do processo anterior de melhoria contínua. Ao buscar novos métodos de trabalho, aprimoramento constante de processos, testes e otimização dos produtos por meio da tecnologia, a inovação será constante na empresa, impactando diretamente a forma como a marca é percebida no mercado.
3. Relação com o cliente
Mais do que atender ao cliente em suas demandas, o brandtech permite que conexões mais profundas com a marca existam. Ao desenvolver melhores produtos e serviços permeados por inovação e experiências de compra mais encantadoras, a empresa não gera apenas fidelização, mas identificação e admiração das pessoas com a sua proposta de valor.
4. Destaque no mercado
Empresas inovadoras são as mais desejadas do mercado. Como vimos, não é por acaso que as 5 mais valiosas do mundo são justamente aquelas que utilizam o brandtech para desenvolver o seu posicionamento e a sua estratégia de relacionamento com o cliente, que é muito fortalecido.
Como aplicar essa metodologia?
Para aplicar o brandtech dentro do posicionamento da sua startup, é preciso começar pelo time. Investir de maneira constante na mudança de mentalidade é um passo importante para a implementação. Em seguida, é preciso atuar para criar ambientes mais colaborativos em que a comunicação e a transparência fluam de maneira mais simples.
Atrair novos talentos e motivar os colaboradores atuais também é preciso, pois são eles a linha de frente no relacionamento com o cliente. É necessário ter em mente que a sua equipe precisa ser multidisciplinar a fim de atuar de maneira empática e criar uma conexão emocional com o cliente.
Já em relação à tecnologia, é preciso dedicar esforços para se tornar o mais amigável e acessível, marcando presença nos mais diferentes canais. Também é necessário que cada ação esteja pautada por decisões baseadas em dados, portanto aposte em recursos como Big Data e AI para auxiliar nesse sentido.
Em seguida, é necessário desenvolver uma proposta de valor que seja superior à dos concorrentes e posicione a sua empresa como única no mercado. Ao identificar essa proposta, o passo seguinte é fazer uso do growth hacking como o meio para testar novas hipóteses, identificar erros e escalar as ações que obtiveram sucesso.
Como observamos, o brandtech é o caminho mais certeiro para que a sua empresa construa uma personalidade no mercado fazendo com a qual os consumidores se liguem de maneira mais intensa. Obviamente, a implementação dessa estratégia passa por desafios, no entanto os resultados de uma experiência superior com a marca compensam muito os esforços necessários para a sua implementação.
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