O que é, como funciona e quais as vantagens do cartão de criptomoedas?
Os criptoativos chamaram a atenção do mercado. Entre metaversos, moedas e contratos inteligentes, essa tendência surgiu repleta de aplicações, usos e oportunidades. Agora, novas iniciativas começam a chegar no mercado, unindo a conveniência do sistema financeiro tradicional à disrupção do mundo cripto. Mas, afinal de contas, você já viu um cartão de criptomoedas?
Caso não, sem problemas, pois é isso que você encontrará neste post! Nos últimos anos, muitas fintechs investiram para unir o melhor desses dois mundos, criando uma experiência de consumo no débito diretamente atrelada à sua carteira de criptoativos. Nesta leitura, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre o tema. Acompanhe!
Sumário
O que é um cartão de criptomoedas?
Como sugere o nome, um cartão de criptomoedas nada mais é do que um cartão, tal como os de débito e crédito, que está vinculado a uma carteira cripto, geralmente, a uma instituição corretora desse tipo de ativos. A melhor forma de entender essa tecnologia na prática é traçando um paralelo com a solução já estabelecida no mercado, o cartão de débito.
Basicamente, um cartão de débito é um cartão vinculado a uma conta corrente. Sempre que o usuário passa o cartão, o valor do consumo é debitado de seu saldo disponível na conta corrente. Os cartões de criptos chegaram ao mercado com a mesma proposta. A diferença é que o valor do consumo é debitado do seu saldo disponível em cripto.
Do ponto de vista conceitual, o objetivo dessa novidade é oferecer ainda mais praticidade e conveniência para os adeptos da criptoeconomia, oferecendo uma ferramenta simples, fácil e rápida para utilizar os recursos alocados nesses ativos. No exterior, o principal exemplo desse nicho é o cartão da Coinbase, a gigantesca e americana corretora de criptoativos.
Outro diferencial muito atrativo é o cashback, que já é uma funcionalidade muito querida dos cartões tradicionais. A diferença é que o cashback dos cartões cripto costumam reverter uma porcentagem das compras em mais alocações em cripto, diminuindo a erosão do patrimônio alocado nessa modalidade e estimulando o consumo com o uso dessa ferramenta.
Quais são as vantagens de ter um cartão de criptomoedas?
Segurança, tecnologia, praticidade, facilidade e economia de tempo são os principais benefícios desses cartões, que podem ser úteis tanto para Pessoa Física quanto para Pessoa Jurídica.
E, assim como é preciso conhecer as vantagens do metaverso para entrar nesse setor, também vale a pena conhecer os cartões para solicitar essa ferramenta para o seu cotidiano — veja!
Segurança
Até então, as únicas fintechs e corretoras a lançarem os cartões de criptomoedas são justamente as mais consolidadas no mercado. Isso significa que o acesso a essa tecnologia está concentrado em um grupo seleto de opções, formado pelas principais referências em segurança, eficiência e confiabilidade, tal como o Coinbase Card, que carrega a bandeira Visa.
Tecnologia
Investir em criptoativos e consumir esses recursos por meio do sistema tradicional de pagamentos é uma proposta inovadora e revolucionária. A tecnologia por trás dessa integração nos mostra como é possível instrumentalizar a criatividade para prover uma ponte entre dois sistemas financeiros distintos, sem prejudicar a comodidade e a eficiência do usuário.
Praticidade
Um dos maiores dilemas da criptoeconomia sempre foi a baixa acessibilidade. Hoje, investir em cripto, tanto no Brasil quanto na maioria dos países do mundo, é tão fácil quanto comprar qualquer outra classe de ativo. Agora, com os cartões de criptomoedas, é possível completar o ciclo e efetivar o consumo de forma tão fácil quanto se faz com moedas correntes.
Facilidade
Como destacamos acima, a popularização das criptos sempre esteve restrita às barreiras de entrada para investir, transferir e usufruir desses ativos. Com os cartões de criptomoedas, a criptoeconomia dá um passo importante em direção à adoção generalizada, oferecendo um meio que é conhecido e confiável: o tradicional sistema de pagamentos.
Economia de tempo
Esse benefício é uma extensão dos anteriores. Com esse cartão, os usuários pulam uma série de etapas para utilizarem seus recursos. Agora, você já pode dizer adeus à necessidade de vender seus ativos e transferir os fundos em moeda corrente para a sua conta bancária, pois, com o cartão de criptomoedas, o consumo é debitado diretamente do saldo em cripto.
Quais são as principais tendências envolvendo o cartão de criptomoedas?
Da forma como percebemos, a principal tendência neste mercado é o aumento da competitividade. A Coinbase lançou sua solução ainda em meados de outubro de 2020. Com o tempo, novas empresas e startups começaram a disputar esse mercado. Assim como ocorre no Brasil com a batalha das fintechs e dos bancos, o cartão de criptomoedas é uma guerra de comodidade.
Em nossa visão, os principais fatores de competitividade são as taxas de conversão, a velocidade de atualização dos saldos, a usabilidade dos aplicativos, a consistência dos cartões e as bonificações do consumo (cashback, pontos e milhas). Portanto, quanto maior o número de fintechs, startups e corretoras disputando esse mercado, melhores as condições para os usuários.
Um exemplo desse aumento de competitividade se deu por meio da Crypto.com, empresa de tecnologia que rivaliza com a Coinbase pela predileção do usuário no mercado de corretagem cripto. Assim como a Coinbase, a Crypto.com também se aliou à Visa para entregar uma experiência semelhante, oferecendo comodidade e praticidade sob medida.
Outra tendência provável é a entrada de instituições mais tradicionais neste mercado, tanto do Brasil quanto do restante do mundo. Tal como é natural no setor de finanças, a inovação é liderada por empresas menores ou alocadas especialmente no segmento de tecnologia. Apenas após essa fase inicial que as instituições grandes e tradicionais decidem ingressar no mercado.
O cartão de criptomoedas é uma tendência que veio para ficar. Para muitos especialistas do setor, essa tecnologia é uma oportunidade perfeita para alavancar um novo ciclo de popularização das criptos, estimulando tanto o aporte nesses ativos como a adoção da modalidade como um formato de pagamento convencional, tal como as moedas correntes.
Agora que você conhece os principais destaques do cartão de criptomoedas, aproveite para continuar antenado a mais novidades importantes para a sua diferenciação no mercado. Para isso, basta seguir as nossas páginas nas redes sociais — Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!