Como usar o ChatGPT e quais os impactos dessa tecnologia?
Desde que foi lançado em novembro de 2022, o ChatGPT se tornou o grande protagonista do mundo da tecnologia, o que se deve às suas múltiplas funcionalidades. Saber como usar ChatGPT é fundamental para quem deseja integrar essa ferramenta na empresa e aproveitar seus benefícios.
As tarefas realizadas pelo ChatGPT podem favorecer a rotina de trabalho de alguns setores. No entanto, é preciso entender as limitações do recurso para evitar erros que comprometam a eficiência de suas atividades. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, mostramos como usar e quais os impactos dessa novidade. Confira!
Sumário
O que é e para que serve o ChatGPT?
O ChatGPT, abreviação de Generative Pre-Trained Transformer ou “Transformador pré-treinado generativo” em português, consiste em um algoritmo de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI, laboratório de IA dos Estados Unidos.
Apesar de ter sido lançado em junho de 2020, foi somente em novembro de 2022 que a ferramenta teve seu acesso liberado para o público em geral. O desenvolvimento da aplicação está alicerçado na combinação entre machine learning (aprendizado de máquina) e redes neurais, a fim de viabilizar diálogos virtuais.
O objetivo do ChatGPT é aperfeiçoar a interação entre os humanos e assistentes virtuais já populares, como Google Assistente e Alexa. Seu grande diferencial é permitir que o usuário converse e obtenha respostas mais fluidas e naturais.
O foco dessa ferramenta é lidar com textos. Para isso, conta com diversas camadas que a possibilitam prestar atenção a palavras-chave, contextos e aos mais variados significados que uma palavra pode apresentar. Com esse recurso, é possível executar tarefas como:
- escrever notícias, artigos e redações;
- criar códigos de programação;
- compor música;
- desenvolver planos de negócios ou estratégias de vendas.
Quais são os impactos dessa tecnologia?
O ChatGPT aprimorou as conversas entre o ser humano e o computador, tornando-as próximas de diálogos reais, algo que era apenas uma ideia há alguns anos. A tendência é que ele seja cada vez mais introduzido nas rotinas de diferentes tipos de negócio e no dia a dia das pessoas comuns. Afinal, pode desde criar estratégias para atividades empresariais até tirar dúvidas.
Porém, o recurso também gera questionamentos e inseguranças relacionadas à proporção que pode tomar no futuro próximo, como o eventual impacto negativo na educação e a substituição de profissionais na área de criação. Portanto, o uso do ChatGPT ainda requer algumas ressalvas para que seja aproveitado da melhor forma possível.
Em quais áreas o ChatGPT pode ser utilizado?
As funções do ChatGPT podem ser aplicadas em diferentes contextos e finalidades, agregando praticidade para o fluxo de trabalho nas empresas. Entenda, a seguir, como utilizar a ferramenta de forma inteligente e estratégica.
Marketing e vendas
O ChatGPT pode ser um recurso valioso para melhorar a performance de marketing e vendas das empresas. Isso porque é possível utilizá-lo na criação de campanhas de marketing mais eficientes, de modo a impulsionar o número de vendas.
Nesse sentido, a ferramenta consegue criar anúncios personalizados para sites e redes sociais, ofertas especiais para pessoas que demonstram interesse em um produto, e-mails de follow-up, e desenvolver páginas de destino que estimulem a conversão de vendas.
Outra possibilidade é gerar leads qualificados, pois permite elaborar formulários de contato personalizados, bem como automatizar as etapas de qualificação de leads. A empresa pode, por exemplo, fazer perguntas específicas para cada potencial cliente, baseando-se nos interesses demonstrados por ele.
Suporte ao cliente
O atendimento ao cliente também pode ser beneficiado pelo ChatGPT. É possível utilizar esse modelo de IA para desenvolver chatbots e posteriormente integrá-los em sua plataforma online, para dar suporte na jornada de compra ou para ajudar o cliente a localizar o produto do seu interesse.
As empresas podem programar os chatbots para solucionar problemas, tirar dúvidas recorrentes e encaminhar o cliente para o atendimento humano quando houver necessidade.
Outra opção interessante oferecida pela ferramenta é a possibilidade de criar scripts de atendimento personalizados para o perfil de cada consumidor, o que torna esse processo mais eficiente.
Criação de conteúdo
Com o ChatGPT, você pode gerar textos para site e blogs, como descrição de produtos e postagens para as redes sociais. Também existe a possibilidade de elaborar roteiros para vídeos, tendo em vista que a tecnologia é capaz de criar histórias, assim como fazer brainstorm, redações e resumir conteúdos, como pesquisas.
Quais são as limitações do ChatGPT?
Embora o ChatGPT seja considerado uma ferramenta revolucionária para o mercado, é importante entender que apresenta algumas limitações que, se forem ignoradas, podem trazer riscos para os usuários. Confira quais são as principais limitações do modelo de IA.
Conhecimento limitado
Mesmo que acesse um grande volume de informações, o ChatGPT não acessa todo o conhecimento produzido pelos humanos. Dessa forma, ele pode não responder perguntas sobre nichos ou tópicos muitos específicos, ou que envolvam mudanças ou desenvolvimentos recentes.
Respostas enviesadas
O modelo de IA é treinado com base em um grande conjunto de dados de texto, os quais podem apresentar preconceitos e vieses. Diante disso, o ChatGPT pode produzir respostas com teor discriminatório e tendencioso.
Incapacidade de executar mais de uma tarefa simultaneamente
Ao receber comandos para realizar várias tarefas simultaneamente, a ferramenta apresenta dificuldades para priorizá-las. O resultado disso é a perda de precisão e eficácia nas respostas geradas pelo modelo.
Falta de compreensão contextual
Caso o usuário use humor ou sarcasmo em um diálogo, o ChatGPT pode não entender de fato o que está sendo dito e gerar uma resposta irrelevante ou até inadequada. Esse problema acontece porque, mesmo com grande capacidade de processamento de linguagem, a ferramenta tem dificuldade para compreender contextos da comunicação humana.
Erros gramaticais e falta de precisão
A ferramenta nem sempre reconhece erros gramaticais, de digitação e de ortografia, o que pode comprometer a qualidade dos textos que ela produz. Em algumas situações, também pode fornecer repostas tecnicamente corretas, mas imprecisas em relação ao contexto requisitado pelo usuário.
Sendo assim, o modelo de IA é limitado no processamento de informações mais específicas ou complexas, para as quais a precisão é imprescindível. Isso significa que as informações produzidas pelo ChatGPT devem ser verificadas, a fim de evitar erros que prejudiquem a credibilidade o usuário.
Dificuldade para produzir conteúdos estruturados de longa duração
Uma das principais funções do ChatGPT é gerar frases coerentes e que simulam o raciocínio humano. Porém, há limitações quanto à produção de textos mais extensos e que devem seguir uma narrativa, estrutura ou formato específicos. Por isso, o recurso pode ser mais útil para a produção de peças de conteúdo mais curtas, como legendas, resumos ou descrições breves.
Aprender como usar ChatGPT permite integrar essa ferramenta ao seu fluxo de tarefas de forma estratégica e produtiva. É fato que o modelo representa um grande avanço em termos de IA. No entanto, é importante ter em mente que ele ainda apresenta limitações e que deve ser utilizado como aliado, não como substituto do trabalho humano.
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