Conheça as histórias de sucesso da Digitalk e da INFLR
Para alcançar o sucesso da sua startup, é essencial ter um planejamento estratégico e ficar por dentro das oportunidades de crescimento do negócio. Entender bem o que é a aceleração e como ela pode contribuir para a história do seu negócio é um caminho interessante para pivotar a sua startup.
No programa de aceleração da Oxigênio, por exemplo, a sua startup conta com uma parceria equity free e mentores de destaque no mercado. Inclusive, a experiência de passar pela Oxigênio faz as startups acumularem histórias de sucesso!
Hoje, vamos contar o case de duas startups que souberam aproveitar o nosso programa: a Digitalk e a INFLR. Acompanhe!
Sumário
Case Digitalk
A Digitalk é uma startup que oferece uma plataforma de gestão de jornada e processos. Para tanto, ela usa a inteligência artificial e a integração de canais e dados. Isso permite a implementação de um processo de relacionamento inteligente entre empresas e consumidores ou colaboradores.
O negócio surgiu após o seu fundador, Estanis Claro, perceber que as empresas perdiam produtividade e performance ao usar diversos softwares de forma separada, sem integração. “Eu desenvolvia software para grandes centrais de relacionamento e via que as empresas contratavam vários sistemas para gerenciar etapas de relacionamento”, conta o CEO da Digitalk.
A partir daí, Estanis enxergou a oportunidade de proporcionar ao mundo dos negócios uma solução diferenciada. De acordo com ele, a Digitalk começou unificando os canais e processos. Com o aprimoramento da solução, hoje, ela oferece recursos de inteligência artificial e módulos de automação de relacionamento.
O papel da Oxigênio no crescimento da Digitalk
Para fazer parte do programa de aceleração de startups da Oxigênio, a Digitalk e seus representantes participaram do processo seletivo. Nele, foi necessário apresentar o propósito do negócio, mostrando todo o seu potencial de mudança na gestão de negócios. Após a resposta positiva, a startup entrou em um fluxo de aprendizado com executivos de relevância no mercado.
“Por meio da Oxigênio, tivemos contato com uma central de relacionamento muito especializada de um produto de saúde animal. Ali, precisamos adequar a plataforma para atender várias nuances do produto, como integrar com mais de 15 sistemas de legado da Porto Seguro e disponibilizar mais de 100 acessos remotos”, destaca Estanis.
Essa experiência foi um desafio que proporcionou à Digitalk um know-how importante para se fortalecer no mercado. Uma das frentes que a equipe teve que desenvolver com bastante critério foi a segurança da ferramenta e dos dados que ali eram gerados e mantidos. Um ponto sensível e de destaque diante da chegada da LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados).
As principais dificuldades enfrentadas no processo
Quando pensamos em soluções tecnológicas, a questão da segurança das informações é um ponto crítico. É necessário ter diversos recursos e dispositivos que garantam a segurança do ambiente de testes (homologação), bem como da implementação da solução em si.
Segundo Estanis, a Oxigênio e a Porto Seguro sempre foram parceiros presentes e interativos com a Digitalk. Eles somaram esforços para garantir a aplicação da solução em um ambiente superseguro, atendendo às diretrizes de compliance. “Tivemos uma ótima experiência junto ao grupo”, reforça.
As vantagens de contar com a aceleradora
Pelo nome em si, você já deve perceber que uma aceleradora oferece vantagens para as startups, não é verdade? Na Oxigênio, a Digitalk teve mais oportunidades de criar conexões no mundo dos negócios, mas não foi somente isso.
“Trouxe uma riqueza nas mentorias e apoio na organização de processos internos da startup. Muitas vezes, pela correria do dia a dia, falta de dinheiro e mão de obra, não conseguiríamos sem essa ajuda”, explica o fundador e CEO da Digitalk.
Mas será que outras ideias também poderiam sentir as mesmas vantagens numa aceleração? A resposta está no próximo case!
Case INFLR
A INFLR oferece uma plataforma de comunicação que tem por propósito conectar marcas famosas a influencers digitais. Essa é uma das frentes do marketing digital em destaque no momento, não é mesmo? Assim, as empresas que querem alcançar mais leads e maior engajamento nas redes sociais podem usar o marketing estratégico de influencers para campanhas de performance e branding.
A plataforma oferece uma série de vantagens. Dentre elas, podemos citar a possibilidade de aumentar a duração da campanha de 24 horas, “padrão do mercado”, para 30 dias ou mais. Outro benefício da solução é a oportunidade de falar com 100% dos seguidores de cada influenciador e fazer campanhas de remarketing. Inclusive, existe a opção de multissegmentar a entrega de acordo com critérios como:
- sexo;
- geolocalização;
- comportamento de compra.
A INFLR começou após seus idealizadores perceberem uma oportunidade com o segmento de influencers. Eles já tinham experiência em marketing digital, pois vinham com o desenvolvimento de outro veículo de comunicação de mídia programática e performance: a Adaction.
“Resolvemos estudar os principais players que trabalham com campanhas com influenciadores no mundo e criar um produto que eliminasse todos os gaps nesse canal de comunicação com influencers. Assim, verificamos as dores no mercado e criamos tecnologia para acabar com elas, tornando-o mais justo para as marcas e influenciadores”, explica Tiago Cavalcante, Co-Founder e Diretor de Novos Negócios na INFLR.
O papel da Oxigênio no crescimento da INFLR
Tiago e a equipe da INFLR enaltecem a parceria com a Oxigênio e a Porto Seguro. “O programa de aceleração da Oxigênio foi muito importante para a nossa definição de produto e criação de métodos para escalonamento de entrega. Toda a mentoria foi muito interessante e produtiva, pois crescemos tanto como solução quanto como empresa”, destaca.
De acordo com ele, durante o programa, foi possível aprimorar o modelo de negócio, que antes era muito focado em marketplace, para uma entrega maior de inteligência e acompanhamento de performance.
Para se ter uma ideia, o faturamento da INFLR triplicou em 2020, para mais de R$ 33 milhões. Para 2021, a expectativa é de um faturamento de mais de R$ 100 milhões somente com os clientes atuais.
As principais dificuldades enfrentadas no processo
Todo processo de transformação, aprendizagem e crescimento acelerado traz desafios, que tornam a jornada ainda mais valiosa. Tiago conta que, no início, queriam um produto perfeito para ser lançado e que, por esse motivo, adiaram o lançamento por muito tempo.
“Durante a aceleração, conseguimos entender que deveríamos lançar a versão mais simples e ir aprendendo na prática. Essa foi a melhor decisão que tomamos, e devemos esse aprendizado aos mentores do programa”, destaca. Com certeza, contar com a expertise de profissionais de destaque no mercado faz toda a diferença para o sucesso da startup.
As vantagens de contar com a aceleradora
Para o Co-Founder da INFLR, há uma carência de informação e de métodos para administrar e escalar os negócios no cenário comum de empreendedorismo. Com a Oxigênio Aceleradora, a startup conta com o suporte necessário desde as boas práticas e mentorias até um auxílio em administração financeira. “Passar por esse processo é imprescindível para qualquer empresa”, reforça Tiago.
As histórias dessas startups de sucesso são incríveis, não é verdade? Ficou com um “gostinho de quero mais”? Para poder viver a experiência de aceleração com a Oxigênio, saiba que as inscrições para o processo de seleção estão abertas e vão até o início de maio.
Não perca tempo! Acesse o nosso portal e inscreva a sua startup. O caminho para o sucesso começa agora!