Quem é o consumidor do futuro e quais são suas tendências de compra?
Nos próximos anos, as startups e demais empresas terão que apostar, cada vez mais, no chamado consumidor do futuro. Quem seria ele? As novas gerações são os maiores representantes e já vêm ditando algumas mudanças que tornam o mercado mais dinâmico e personalizado.
Neste artigo, você conhecerá mais sobre o perfil desse consumidor e quais as tendências de compras ligadas a eles. Também, de que maneira as startups poderão se adaptar e como as estratégias de marketing e vendas devem estar alinhadas nesse processo. Confira!
Sumário
Quem são os consumidores do futuro?
De acordo com pesquisa da WSGN, os millenials são o principal grupo quando se trata de consumidor do futuro. Essa geração tem amplo acesso à informação, obrigando as empresas a aprofundar o relacionamento com essas pessoas.
Outro grupo que tem ganhado espaço e que se tornará um importante consumidor do futuro é aquele composto pela geração Z. Eles são caracterizados por ser ainda mais conectados que a geração millenial, além de ser mais otimistas e confiantes. Isso faz com que as empresas precisem se conectar, aprendendo a valorizar a individualidade deles.
Uma coisa em comum entre esses consumidores do futuro é o fato de que eles estão mais atentos aos passos que as marcas dão. Ou seja, são mais analíticos e críticos, querem saber como o negócio impacta a sociedade e a natureza. Além disso, almejam um maior alinhamento dessas marcas com os anseios pessoais e que elas tenham um propósito bem definido.
Quais são as tendências de consumo nos próximos anos?
Conhecer o consumidor do futuro é apenas o primeiro passo. As empresas precisam estar atentas, também, às tendências que vêm acompanhas desse perfil. A seguir, algumas delas serão apresentadas!
Compras por meio dos dispositivos móveis
O consumo online tem crescido e se tornado um importante expoente para o mercado. Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas tiveram que se adaptar para conseguir continuar atendendo aos seus clientes. Isso só mostrou uma tendência que promete ser uma das principais no futuro: as compras pela internet.
O detalhe é que as pessoas estão apostando cada vez mais nos dispositivos móveis para realizar essas operações. As empresas terão que criar estratégias para poder oferecer a melhor experiência, partindo do princípio desse comportamento de compra.
Economia compartilhada
Uma tendência que já vem se desenhando na sociedade há algum tempo, e promete ficar mais forte nos próximos anos, é a economia compartilhada. Nesse caso, as pessoas estão deixando a posse de lado, para dar lugar a um consumo mais sustentável para o planeta.
Basicamente, a economia compartilhada foca a ampliação do acesso a bens e serviços de maneira mais consciente. O modelo visa a otimizar os bens já produzidos, em vez da produção e aquisição de novos produtos. Um bom exemplo são as empresas que alugam produtos eletrônicos para que as pessoas possam usufruir das últimas novidades tecnológicas, sem ter que adquiri-las.
Experiências aliada a dados
Os dados têm um grande peso na tomada de decisões das empresas. A tendência é que eles se tornem ainda mais determinantes para o sucesso de um negócio. As informações serão cada vez mais específicas e ajudarão na criação de experiências marcantes e únicas para os consumidores.
As marcas ampliarão as suas possibilidades por meio da coleta e análise de dados e poderão oferecer serviços/produtos mais personalizados. Aliás, isso impactará outra questão importante: as emoções, gerando cada vez mais conexão entre marca e consumidor.
Como as startups podem adaptar seu modelo de negócio frente ao consumidor do futuro?
O perfil do consumidor mudou bastante ao longo dos anos. Ele está mais exigente quanto à qualidade dos serviços e também com o impacto das marcas ao ambiente, bem como com o propósito para o qual as startups foram criadas. Isso é um desafio para o negócio que precisa se adaptar para se encaixar junto a esse consumidor moderno.
De fato, as startups já são marcadas pelo seu modelo disruptivo. Mas elas podem trabalhar para conquistar clientes e fidelizá-los.
Fortaleça os canais digitais
Se a startup ainda está passando por uma evolução no quesito presença digital, é bom se apressar. O novo consumidor deseja uma experiência multicanal, na qual ele pode usar diferentes meios digitais para se comunicar com a marca e fazer as suas aquisições.
Não adianta ter apenas um canal que funciona bem, é preciso que todos se integrem e entreguem uma experiência excelente ao cliente. O novo consumidor preza por essa variedade e quer se relacionar com marcas que ofereçam isso a ele.
Foque a agilidade com menos burocracia
As pessoas querem agilidade e menos burocracia das empresas. As startups devem, justamente, fortalecer essa sua características para acompanhar as transformações do mercado ou mesmo antecipá-las, o que será fundamental para manter o negócio em franco crescimento.
Uma das características do consumidor do futuro é, justamente, o desejo por mais simplicidade em seu dia a dia. Eles querem que as marcas acompanhem esse movimento de menor burocracia, sem perder a qualidade do serviço/produto. Ou seja, tenha agilidade nas entregas a que se propõem.
Busque constante inovação
É fato que as startups são negócios inovadores, mas quando falamos sobre o consumidor do futuro, a busca precisa ser constante. Novos serviços e tecnologias precisam ser algo natural e fazer parte da estratégia do negócio.
As novas gerações estão atentas às mudanças que o mundo está passando e desejam que as marcas com as quais elas se relacionam também acompanhem esse movimento de inovação. Por isso, realizar pesquisas, entender e antecipar anseios é algo positivo.
Como a estratégia de marketing e vendas deve ser adaptada?
É muito importante que as estratégias de marketing e vendas estejam adaptadas ao novo consumidor. Por exemplo, abordagens frias, com vendas sem conhecimento sobre as necessidades do indivíduo, já não têm mais vez no mercado.
O marketing deve trabalhar, justamente, uma consistência de marca e relacionamento com o consumidor, além de informar ao máximo. Portanto, usar técnicas como o marketing de conteúdo, que ajudam a educar o cliente para que ele entenda as suas dores e saiba onde buscar a solução, é uma das maneiras de se adaptar a essa nova realidade.
Inclusive, isso ajuda no processo de vendas. Afinal, permite conhecer melhor quem é o seu público, o que ele busca e de que maneira oferecer a melhor solução para a questão dele.
O consumidor do futuro não estará mais disposto a ter as suas expectativas não atendidas. Ele tem cada vez mais controle e busca marcas alinhadas com seus propósito e que saibam se destacar frente aos concorrentes — opções não faltam a esse consumidor!
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