Fique por dentro das etapas do processo de desenvolvimento de produtos
Você sabe quais são as principais etapas envolvidas no desenvolvimento de produtos? Desde a elaboração da ideia até a sua apresentação para o mercado, muita coisa acontece para determinar o que será entregue ao público. Para quem trabalha com inovação, é ainda mais importante conhecer todas essas fases e seus pormenores.
Pensando na importância de conhecer os bastidores do processo criativo, organizamos um conteúdo completo sobre como as ideias se transformam em realidade. Se você quer descobrir quais são essas etapas e os principais cuidados para adotar em sua própria startup, continue a leitura e confira nossas recomendações!
Sumário
O que é e como funciona o processo de desenvolvimento de produtos?
O desenvolvimento de novos produtos envolve um conjunto amplo de atividades estruturadas para criar, aprimorar e lançar uma solução no mercado. Tal atividade empresarial envolve uma série de fases interligadas para transformar hipóteses em ideias e, posteriormente, transformá-las em algo tangível e comercializável.
Esse processo funciona de maneira organizada, mas com uma estrutura flexível o suficiente para contemplar diversos tipos de projetos e suas peculiaridades. Entre as etapas mais comuns nesse desenvolvimento estão a gestação de ideias, a análise de viabilidade e desenvolvimento, além dos primeiros testes antes do lançamento.
Quais são as principais etapas do processo de desenvolvimento de produtos?
Existem diversas etapas no processo de desenvolvimento de produtos. Conhecer cada uma delas é fundamental para a sua startup. Por isso, elencamos cada uma dessas fases a seguir. Continue a leitura e confira!
Ideia
O primeiro passo é coletar o máximo de ideias possíveis. Esse cuidado auxiliará na hora de desenvolver produtos que realmente tenham potencial para vender muito e fazer com que sua startup consiga crescer.
Para isso, é relevante considerar alguns aspectos, como:
- necessidades apresentadas pelo seu público-alvo;
- alinhamento com a estratégia comercial;
- percepção de valor comercial por parte dos possíveis compradores.
A partir desses pontos, sente-se com a sua equipe e tente gerar o máximo de ideias possíveis. Elas serão importantes para as próximas etapas.
Oportunidade
Após ter ideias bem definidas, é preciso quantificar as oportunidades para elas. Esse cuidado evitará que você perca dinheiro, além de proporcionar uma boa possibilidade de lucro.
Mas, antes, você terá que pesquisar o mercado para entender a aceitabilidade do público para o possível produto, questionar quem já é cliente se é um item que eles comprariam, fazer uma análise da concorrência para verificar se há similares no mercado e avaliar questões relacionadas à logística.
Definição do produto
Com o entendimento sobre o mercado consumidor e concorrentes, é hora de começar a definir os produtos que passaram da etapa de oportunidade. Eles devem ser desenvolvidos em alguns aspectos relevantes para conseguir boa aceitação no mercado.
Por exemplo, deve-se criar uma proposta de valor para os itens que serão comercializados, definir as estratégias de marketing para fazer uma ótima divulgação e estabelecer as métricas que serão utilizadas na hora de acompanhar os resultados e implementar melhorias.
Projeto
Aqui, o processo de desenvolvimento continua. Ele é crucial para que você consiga lançar um item de qualidade e que gere retornos financeiros para a sua startup. Nesse sentido, monte equipes para potencializar a elaboração do projeto e dê prioridade aos itens que se saíram bem nas fases anteriores.
Eles devem passar por testes a partir da criação de protótipos, a fim de coletar feedbacks do mercado consumidor e entender o que pode ser melhorado antes do seu lançamento oficial.
Além disso, é necessário que seja aprovado nessa fase para começar a desenvolvê-lo. Essa etapa de validação é crucial para manter o financeiro da startup bem e fazer o lançamento apenas de produtos com ótimo potencial.
Desenvolvimento
Está quase na hora de fazer o lançamento do produto. Até aqui, ele já passou nos testes e teve e também já teve validação. Todo o processo de projeto já foi finalizado e, agora, é o momento do desenvolvimento.
Nesse sentido, é preciso definir os marcos e começar a correr para ter todas as documentações necessárias para fazer o lançamento. Além disso, é preciso gerenciar os riscos e começar a produção para o grande dia.
Lançamento
O último estágio do processo de desenvolvimento de produtos é o seu lançamento. Obviamente, é necessário acompanhar a evolução dele e fazer melhorias contínuas para atender as demandas dos consumidores e manter a startup competitiva no mercado.
Porém, o lançamento inicial é um grande evento que merece atenção. Nele, é preciso planejar os próximos passos até que o produto chegue às mãos do consumidor final. Esse processo envolve desde ações de marketing, até mesmo solicitações de feedbacks.
Ou seja, é preciso fazer um evento de lançamento com boas ações de publicidade, além de definir métricas que serão usadas para acompanhar o desempenho do produto e alcançar crescimento constante.
Quais cuidados adotar no processo de desenvolvimento de produtos?
A criação de novos produtos é essencial para empresas, especialmente aquelas que já atuam com foco em inovação. Para garantir que ele seja eficaz, é necessário adotar uma série de cuidados e boas práticas.
Entre os principais cuidados para adotar, é importante compreender com clareza o mercado e as demandas dos clientes. Para tanto, vale incluir em sua análise as pesquisas de mercados, entrevistas e avaliação dos concorrentes.
Outro ponto central para o sucesso do seu projeto é a criação de um time multidisciplinar de especialistas. A diversidade de conhecimento fortalece a capacidade de inovação do time. Além disso, é importante respeitar o tempo de evolução do projeto, especialmente para realizar todos os devidos testes e implementar as correções necessárias antes da comercialização.
Ao conhecer com clareza as etapas do desenvolvimento de produtos, você consegue criar cronogramas mais realistas, além de ter clareza sobre as demandas que devem surgir até que sua ideia se transforme em um produto acabado. Para ter ainda mais segurança em suas atividades, vale a pena contar com a ajuda de especialistas na hora de estruturar esse processo detalhadamente.
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