O que é Design Thinking Canvas e quais suas vantagens para startups?
Estruturar um produto ou um modelo de negócio que seja viável e promissor faz parte da rotina de uma startup. Assim, é essencial que os empreendedores adotem os melhores recursos e metodologias para potencializar a entrega de valor.
E para conquistar uma vantagem competitiva, é possível adotar várias metodologias, como a OKR (Objectives and Key Results) e o Design Thinking Canvas (DTC), que se destaca como o modelo mais abrangente e promissor.
O objetivo deste artigo é apresentar o que é o Design Thinking Canvas e quais são as suas principais características. Para isso, vamos entender como essa metodologia surgiu, como funciona e quais são os pilares que a sustentam.
Veremos também de que maneira ela pode ser utilizada para alavancar o crescimento de startups. Quer saber mais? Então continue a leitura!
Sumário
O que é Design Thinking Canvas e como surgiu?
Vamos começar definindo o que é o DTC, ou Design Thinking Canvas. A origem do DTC se deu na década de 1990, por meio da IDEO, uma empresa multinacional de design e inovação com sede na Califórnia. Traduzindo o termo “Design Thinking” encontramos “Pensamento do Design”, ou em sentido mais amplo, algo semelhante a “Pensar como Designer”. Apesar de se referir aos designers, o conceito acabou sendo aplicado ao mundo dos negócios, estando hoje relacionado à ideia de inovação.
A proposta aqui é auxiliar os gestores a adotarem uma percepção mais ampla do seu trabalho, algo típico dos designers, no momento em que realizam suas tarefas e buscam desenvolver novos projetos. Dessa forma, o Design Thinking propõe fomentar a criatividade artística na prática, podendo ser aplicado para a resolução de problemas e a otimização do fluxo de trabalho. Isso permite obter melhores soluções, gerar inovações e aprimorar as estratégias.
O termo “Canvas“, por sua vez, se refere à metodologia de visualização macro do negócio e do mercado. Esse método se diferencia de um plano de negócios tradicional, que tem um volume de informações mais denso e disperso. No modelo Canvas, são identificados em uma única tela de visualização quais são os itens mais relevantes; portanto, que merecem um maior cuidado.
Esses elementos são chamados de “fatores chave” e têm um grande peso na entrega da proposta de valor e no desenvolvimento da empresa. É por meio do Canvas que o empreendedor obtém um guia prático para definição e teste das suas hipóteses, o que gera insights para ajudar a transformar o negócio em um empreendimento rentável e de sucesso.
Apesar de serem métodos relativamente novos, tanto o Canvas quanto o Design Thinking estão em alta entre os gestores. Quando utilizados em associação, são capazes de proporcionar impactos relevantes. Portanto, o DTC nada mais é do que a combinação entre os dois conceitos abordados, com o objetivo de otimizar o desenvolvimento de um determinado produto ou negócio por meio da criatividade e da visualização simples das tarefas a executar.
Quais são os pilares do Design Thinking Canvas e como funciona?
O Design Thinking Canvas está baseado em três pilares que norteiam e dão forma a todo o seu processo. São eles a empatia, a colaboração e a experimentação. Assim, o DTC funciona por meio de um método sistematizado, que varia em número de etapas conforme a fonte de estudo.
O Instituto de Design de Stanford, por exemplo, identifica 5 fases para o Design Thinking, enquanto outros autores pontuam até 7 etapas. Porém, aqui neste artigo, vamos abordar o processo de maneira simplificada, dividindo o fluxo de trabalho em apenas 4 etapas fundamentais. Acompanhe!
1. Imersão no problema
Nessa fase inicial, o objetivo é identificar quais problemas precisam ser resolvidos e em seguida esmiuçar as suas causas, antes de aplicar esforços na busca por soluções.
Como o próprio nome indica, é nessa etapa que a equipe de trabalho se dedica a tentar entender ao máximo um determinado problema, identificando quais são as nuances das necessidades das pessoas envolvidas, sejam elas colaboradores ou clientes.
2. Síntese do problema e análise
Agora, os dados obtidos na etapa anterior de imersão serão reunidos em insights que têm o objetivo de delimitar qual é o problema a ser resolvido e determinar o melhor caminho de análise. Aqui, é preciso que haja empatia para a consideração dos problemas sobre diversas perspectivas, abordagens e pontos de vista, para que não haja viés na análise.
3. Ideação
Essa é a fase em que definimos um perfil para o público-alvo por meio de pesquisas de mercado. O essencial aqui é buscar interagir com os profissionais da área a fim de obter ajuda na definição desse perfil.
Como ferramenta indicada nessa etapa, podemos adotar a técnica de brainstorming (tempestade de ideias). Ela aproveita o poder do pensamento conjunto para obter o máximo de ideias possíveis baseando-se nas informações levantadas na etapa anterior.
4. Prototipagem
É a etapa em que as soluções devem surgir para combater o problema. Com o brainstorming realizado, as melhores ideias são selecionadas (de acordo com as prioridades da estratégia e do modelo de negócio) e passam a ganhar forma como uma possível solução para o problema identificado.
A prototipagem é essencial para o desenvolvimento de novos produtos, pois permite que a ideia inicial seja testada e que possíveis erros e pontos de melhoria possam ser rapidamente identificados, levando ao seu aprimoramento. Todo esse processo é importante, e quanto mais cedo se testa uma ideia, mais recursos são economizados em investimentos futuros.
Por que o DTC é relevante para startups e quais são suas vantagens?
A relevância do Design Thinking Canvas abrange profissionais e organizações de qualquer nicho de atuação ou tamanho, permitindo que haja novas possibilidades de crescimento e maior rentabilidade das empresas.
Na prática, essa metodologia simples e direta favorece o mapeamento da gestão, além de permitir que o capital humano disponível seja mais bem aproveitado por meio da colaboração. Como tudo isso é gerido por um sistema de metas e indicadores mensuráveis, fica muito fácil avaliar a eficiência das escolhas e das ações realizadas.
Portanto, a junção entre as técnicas de Design Thinking e Canvas é ideal para o fomento da inovação e um ótimo meio para a organização e o impulsionamento de novas ideias. Além dos benefícios acima, podemos destacar o incentivo à criatividade, ao trabalho em equipe, assim como o favorecimento de uma visão mais completa e simplificada sobre processos e outros indicadores.
Isso leva também a uma melhora do ambiente corporativo decorrente da valorização das pessoas e do estímulo à cocriação. Assim, o DTC abre as portas das empresas para a inovação e a melhoria contínua de processos ou produtos, agregando valor aos clientes, vantagem competitiva ao negócio e novas oportunidades no mercado.
E você, o que achou do artigo? Já consegue entender qual a relevância do Design Thinking Canvas? Quer continuar a receber conteúdo de valor para sua startup? Então aproveite para nos seguir em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.