Dual Track: o que é e quais os benefícios dessa metodologia?
O processo de desenvolver uma startup é empolgante, mas também repleto de desafios ao longo da jornada. Na hora de criar um projeto de sucesso, é fundamental adotar abordagens ágeis e estratégias que aumentem a probabilidade de bons resultados. Pensando nisso, a metodologia Dual Track entra em cena, oferecendo um caminho claro para a inovação e o crescimento.
Essa ferramenta permite destravar a sua capacidade de inovação, além de trazer vários benefícios em termos de processos. Se você deseja levar sua startup para o próximo nível, continue lendo para descobrir como a metodologia Dual Track pode ser a chave para alcançar uma posição de destaque em seu mercado.
Sumário
O que é a metodologia Dual Track?
Essa abordagem foi desenvolvida por especialistas em produtos Jeff Patton e Marty Cagan com o intuito de trazer um desenvolvimento inteligente por meio de uma estrutura única e ágil. Na prática, esse modelo oferece uma perspectiva estratégica para a criação de produtos e serviços, especialmente em ambientes mais dinâmicos como o mercado de startups.
Segundo essa metodologia, a inovação requer duas trilhas, ou tracks, em que cada uma apresenta um foco específico, mas seguem em paralelo durante o processo de desenvolvimento. Elas são divididas nas etapas a seguir.
Descoberta
Ela se concentra em entender profundamente as demandas dos clientes, as dores que eles estão enfrentando e as oportunidades de mercado disponíveis. Nesse ponto há pesquisa, entrevista e coleta de dados para validar hipóteses.
Vale destacar que esse é um processo contínuo e não fica limitado apenas ao momento inicial do projeto, mas é intercalado ao longo de todo ciclo de vida de um produto ou serviço.
Entrega
Já a trilha da entrega está focada na execução das soluções identificadas durante a etapa de descoberta. Nessa fase sua startup materializa a ideia em forma de produtos ou serviços tangíveis, fazendo iterações, prototipagem e demais testes para garantir a funcionalidade.
A proposta é que essa trilha siga de maneira simultânea com a de descoberta, pois nela há geração de informações para confirmar ou deixar as ideias apresentadas pela fase de pesquisa de lado. Portanto, as duas devem seguir juntas para validar o que funciona e refutar aquilo que não traz resultado, gerando ainda mais eficiência e rapidez nos testes.
Quais os benefícios da metodologia Dual Track?
Após conhecer o conceito dessa metodologia, é hora de descobrir quais são os benefícios que ela pode gerar para o seu negócio. Por isso, elencamos cada um deles, logo a seguir. Vale a pena continuar lendo e conferir!
Mais rapidez na validação de insights
A Dual Track serve para dividir os problemas e as ideias em 2 grupos. Com isso, fica mais fácil validar o que é correto e corrigir as falhas que podem surgir ao longo do processo. Consequentemente, sua startup tem maior praticidade e velocidade para validar as ideias.
Além disso, essa metodologia tem potencial para gerar rapidez na hora de fazer as entregas aos clientes. Esse tipo de benefício traz maior satisfação e eleva as chances de fidelização.
Criação de planos mais precisos
Por meio da divisão entre etapa de descoberta e de entrega, fica mais fácil criar planos precisos e que agreguem valor aos clientes. Essa é mais uma das grandes vantagens da metodologia Dual Track.
Por exemplo, durante a trilha de descoberta, a equipe realiza pesquisas aprofundadas, prototipagem e validação de conceitos para compreender melhor o problema a ser resolvido e as necessidades dos clientes, o que permite planejar de forma mais coerente e minimizar os riscos.
Além disso, a capacidade de adaptação ao longo do processo de entrega, obtido por meio da fase de descoberta, torna o planejamento mais ágil e preciso, permitindo que a equipe se ajuste rapidamente às mudanças nas necessidades e preferências dos usuários.
Maior qualidade do produto final
O terceiro benefício está relacionado a entrega de qualidade oferecida aos consumidores. Ao investir tempo na compreensão aprofundada das necessidades e identificar soluções eficazes antes da implementação, a equipe pode criar um produto mais alinhado com o que o mercado espera.
Esse cuidado reduz a probabilidade de retrabalho e erros de desenvolvimento. Consequentemente, torna-se possível desenvolver um produto mais sólido, intuitivo e funcional.
Além disso, a iteração contínua possibilitada pela metodologia Dual Track permite aprimoramentos constantes com base no feedback do usuário, levando a uma melhoria contínua da qualidade ao longo do tempo.
Entrega de valor
Essa metodologia também permite que as equipes de desenvolvimento da sua startup estejam focadas em entender como construir produtos de alto valor, que resolvam os problemas enfrentados pelos consumidores.
Consequentemente, há uma entrega de valor mais significativa, pois o produto final é direcionado e otimizado para resolver questões reais das pessoas. Também é possível usar essa metodologia para adaptar o produto às mudanças do mercado consumidor, o que garante que a entrega de valor seja constante e alinhada ao que esperam do seu produto.
Melhorias contínuas
Como você viu, a metodologia Dual Track ajuda a acompanhar as mudanças de preferências dos consumidores e, por meio de suas duas etapas, permite incorporar melhorias que vão de encontro às novas necessidades dos clientes do seu negócio.
Consequentemente, é possível fazer produtos cada vez melhores, que criam uma imagem positiva da sua startup no mercado e permite que ela tenha um crescimento constante e um ótimo posicionamento.
Quais os problemas dessa abordagem?
Apesar de oferecer diversas vantagens, essa metodologia também pode apresentar falhas. A melhor forma de lidar com elas é conhecê-las, assim, fica mais simples implementar adequações e garantir o bom funcionamento da estratégia. Explicamos alguns, a seguir:
- complexidade na hora de gerenciar;
- custo de aplicação da estratégia;
- necessidade de contar com uma equipe especializada;
- possibilidade de não se adequar ao seu projeto.
Agora que você já conhece a metodologia Dual Track, é possível avaliar se ela faz ou não sentido para sua realidade. Nos casos de projetos com altos custos e que apresentam um longo prazo para desenvolvimento, talvez faça sentido usar uma abordagem mais tradicional. Já para os casos em que há mais flexibilidade para testar e implementar melhorias, tal escolha pode potencializar seus resultados, além de reduzir o tempo necessário para validar suas soluções.
Quer saber mais sobre metodologias que podem ser aplicadas em sua startup? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis diretamente em sua caixa de e-mail!