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Economia 2021: saiba o que esperar e como se preparar!

Publicado por Oxigênio Aceleradora em fevereiro 2, 2021 | Atualizado em fevereiro 2, 2021
6 minutos para ler

O ano de 2020 foi de muitas mudanças não só para as pessoas, mas também, para as empresas. A pandemia do novo coronavírus, o distanciamento social e as novas regras de convivência nos fizeram repensar uma série de questões, principalmente, relacionadas ao lado financeiro, ao trabalho e ao ambiente.

Mas o que devemos esperar para este ano? Neste artigo, trazemos um panorama sobre as tendências da economia para 2021, como se preparar para as mudanças e outras questões. Acompanhe!

Quais são as previsões da economia para 2021?

Se teve um setor que sofreu fortes impactos em 2020 foi a economia. A pandemia do novo coronavírus afetou o mundo como um todo e trouxe uma série de reflexões sobre os próximos passos para a recuperação financeira do país.

O FMI, por exemplo, calcula um crescimento do PIB Mundial na casa de 5,2%, segundo reportagem do El País. Isso vem depois da queda sofrida em 2020, que foi de 4,4%. Logo, a primeira previsão é que a economia volte a se aquecer. No Brasil, ainda há um forte impacto, dada a elevada taxa de desemprego, então, a recuperação pode acontecer de forma mais lenta.

Outro ponto de atenção e que se tornou destaque é que a crise sanitária acelerou a tendência da digitalização. Não só o modelo de trabalho de milhões de pessoas mudou, mas também, o comportamento delas em relação ao consumo e à maneira de viver.

Há uma clara mudança em direção a uma economia digital. Ou seja, os negócios que não tinham (ou têm) uma estratégia online para chegar até o consumidor, podem amargar fortes perdas e, inclusive, fechar.

Mesmo aquelas pessoas que antes tinham pouco contato com a tecnologia viram a necessidade de se adaptar. Por exemplo, mais indivíduos têm comprado online, até mesmo, produtos que antes, comumente, adquiriam pessoalmente, como itens alimentícios.

O uso do home office ou teletrabalho também veio para ficar. As empresas tiveram que se adaptar e organizar as tarefas que, até então, eram feitas presencialmente para o mundo online.

Muitas das startups, por exemplo, já pregam que a cultura do teletrabalho deve continuar mesmo após essa crise sanitária e os colaboradores terão a opção de trabalhar de suas casas. Grandes organizações, como Facebook e Twitter, prometem dar essa possibilidade ao trabalhador.

A economia não é só de tempo no deslocamento, mas também, pelo conforto de estar em casa, o que inclusive impactou o meio ambiente de forma positiva. Muitos trabalhadores já destacam esse como um modelo que melhora a qualidade de vida, trazendo benefícios para a saúde e tempo com a família. Segundo uma pesquisa feita com trabalhadores do mundo todo pela State of Remote Report, dos mais de 3500 trabalhadores entrevistados, 98% desejam continuar no trabalho remoto.

Como as startups estão inseridas nesse modelo?

O modelo de negócio disruptivo e inovador fez com que as startups se tornassem um exemplo para as outras empresas nesse momento de reorganização econômica e social. Estamos em um novo mercado de consumo, em que a experiência é mais valiosa do que a aquisição em si.

Diante disso, o que veremos como tendência nos próximos anos é, justamente, a valorização desse conceito experiencial e da economia compartilhada. Falando sobre esse momento em específico, de mudanças na economia, muitos dos negócios que ajudarão na recuperação estão ligados à tecnologia, sendo as startups as principais precursoras desse movimento.

Os investidores querem apostar cada vez mais em negócios que facilitem o dia a dia da sociedade. Nos últimos anos, as startups estão recebendo aportes cada vez maiores, algumas se tornaram unicórnios graças a esses investimentos.

Diversas startups já têm culturas fortalecidas de trabalho remoto, servindo de exemplo para negócios tradicionais. O fato de conseguirem se desenvolver, mesmo com colaboradores espalhados pelo mundo, também mostra a organizações antigas como funciona o processo. O segredo está na cultura organizacional focada na agilidade e adaptação, o que faz com que muitas estejam preparadas para enfrentar cenários distintos e, mesmo assim, continuar crescendo.

Como se preparar?

Claro que nenhum negócio está totalmente pronto. Nem mesmo as startups podem deixar de trabalhar com constância e se preparar o futuro. Afinal, como vimos em 2020, tudo é muito imprevisível, mas há formas de trilhar um caminho de sucesso com o negócio e se adaptar à economia em 2021.

Novas formas de atendimento

A nova realidade do mercado mostra que o consumidor está mais exigente e a startup precisa oferecer uma experiência única para vencer a concorrência. É fundamental estabelecer uma estratégia omnichannel, pois as pessoas querem ter acesso a diferentes tipos de atendimento e qualidade em todos eles.

Inclusive, dado o momento, é preciso oferecer canais digitais diversos, de e-mails a chatbots personalizados. Claro, sem se esquecer do treinamento da equipe para lidar com tudo isso.

Compreensão dos hábitos de consumo

Alguns novos hábitos de consumo foram acelerados pela pandemia. Hoje, por exemplo, o consumidor busca a conveniência da compra online, baseando-se para isso no tempo de entrega e no preço. Aliás, cabe ressaltar que as pessoas estão mais sensíveis aos preços, justamente, pela incerteza do mercado e pela economia desestabilizada.

Assim, elas têm preferido restringir o orçamento mensal, focando especialmente os itens essenciais. Outro ponto a ser olhado diz respeito ao trabalho das marcas, que se adaptam para oferecer um suporte a mais na compra, ou mesmo, oferecer algum benefício extra.

Novas formas de pagamento

Algo a ser adaptado diz respeito ao formato de pagamento. As transações com contato zero têm ganhado espaço, bem como as carteiras digitais, PIX, maior uso do cartão de crédito, que são apostas que prometem ficar, mesmo após o retorno do distanciamento social.

Qual é a importância de estar preparado para obter sucesso?

Um dos princípios de uma startup é resolver problemas do consumidor que ainda não são solucionados de maneira eficiente pelos negócios tradicionais. Para se preparar para um cenário de incerteza, como o que vivemos atualmente, é importante a sua startup estar pronta para o mundo após pandemia.

A primeira coisa é fazer uma análise de dados apurada para entender o momento da empresa, quais são as lacunas e como encaixar melhor as experiências esperadas pelo consumidor. São dados que ajudarão a escalar o negócio, principalmente, pois eles são apresentados aos investidores.

No mais, a startup precisa estar atenta às mudanças decorrentes da economia em 2021, porque ainda estamos em um cenário de incertezas, apesar da projeção de crescimento. Encontrar uma forma de se destacar em um mercado como o atual é uma das chaves para o sucesso!

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