Ecossistema de inovação: saiba como criar em sua empresa
Muita gente ainda tem uma visão romântica de que a criatividade parte de uma pessoa iluminada, em um momento de inspiração. Na verdade, ela vem de muito trabalho e confronto de ideias em busca de algo novo.
É por isso que, hoje, as startups precisam manter um ecossistema de inovação saudável se querem se tornar competitivas por mais tempo. Neste artigo, conheça mais sobre o conceito e sua importância. Acompanhe!
Sumário
O que é um ecossistema de inovação?
Um ecossistema de inovação é um ambiente diverso e simbiótico para a troca de ideias e experiências, gerando naturalmente uma cultura de ideação, testes e validação para florescer propostas inovadoras.
Esse ambiente é formado pela equipe interna de uma empresa, com sinergia e proatividade. Mas também há a inserção de pensamentos externos, vindos do relacionamento da startup com outros empreendimentos que tenham a mesma veia disruptiva.
O conceito é definido no próprio significado da palavra ecossistema: um conjunto diverso de organismos que interagem criando um equilíbrio que satisfaça todas as partes, mas que, ao mesmo tempo, proporcione a capacidade de prosperar e evoluir dentro dessa troca constante.
Portanto, não podemos dizer que o ecossistema de inovação é uma metodologia ou framework. Ele não está diretamente ligado à produtividade ou gestão. É, na verdade, uma abordagem de comunicação e livre circulação de ideias que impactará os resultados do negócio no mercado.
Como fomentar um ecossistema de inovação?
Não existe uma fórmula para criar uma verdadeira cultura de inovação no negócio. Cada empresa tem seu perfil de colaborador, sua estrutura operacional e sua filosofia de trabalho.
Mas existem alguns passos que ajudam qualquer startup a desenvolver seu ecossistema com sucesso, partindo da tecnologia, objetividade e valorização dos seus colaboradores. Veja quais são.
Defina os objetivos da empresa
Uma das verdades sobre inovação que muitos profissionais ignoram é de que ela quase nunca surge no vácuo. Para inovar é preciso saber em quê, para quê e como.
Esses são os objetivos da empresa: o quanto ela quer crescer, que mercado ela quer conquistar, como quer ser conhecida pelo público, entre outros.
Ter uma missão clara ajuda todos os envolvidos a focarem sua criatividade na resolução dessa meta de maneiras criativas. O empreendedor tem a responsabilidade de guiar o ecossistema ao estágio de maturidade que deseja.
Diversifique o perfil de colaboradores
A inovação surge de quem pensa diferente. Por que, então, contratar só profissionais com o mesmo perfil demográfico e sociocultural?
Ecossistemas morrem quando acaba a diversidade. A criatividade também. Busque novos olhares e modos de pensar para que sua equipe não fique estagnada, esperando resultados diferentes das mesmas estratégias.
Incentive a troca de ideias e experiências
Além de contar com uma equipe diversa, é papel do empreendedor fomentar a interação entre colaboradores, principalmente dando liberdade para que todos compartilhem novas ideias e experiências.
É muito comum em startups dinâmicas que uma solução de negócio em um departamento surja de um ponto de vista em outro completamente diferente. É por isso que essa estrutura de setores compartimentalizados em uma empresa não funciona para o mercado moderno.
Inclusive, você pode institucionalizar a inovação. De que forma? Crie ambientes e oportunidades para que profissionais e times se encontrem para processos de ideação. Faça sessões de brainstorming constantes e permita que essas ideias, por mais irrealistas que pareçam, sejam trabalhadas e confrontadas entre si.
Além de poder encontrar propostas disruptivas dentro dessas interações, o processo em si se torna um fomentador de cultura e identidade empresarial.
Invista em tecnologia integradora
Na era digital, a inovação não precisa estar limitada a momentos de interação física entre colaboradores. Ela pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar.
Mas, para isso, é preciso que a equipe conte com plataformas e ferramentas que permitam a livre troca de ideias. Soluções digitais de gestão de times e comunicação em tempo real são investimentos fundamentais para um ecossistema de inovação.
Saia da sua bolha interna
Por mais diversa que seja a sua equipe, com o tempo ela se torna mais homogênea: os colaboradores realizam os mesmos projetos, trabalham nas mesmas ideias e lidam com as mesmas ferramentas.
É por isso que nenhuma empresa pode ser uma ilha. Começando pelo empreendedor, é importante abrir os horizontes e interagir com outros negócios — sejam eles complementares ou mesmo concorrentes.
Assim como nossa natureza tem diversos biomas, enxergue o ecossistema de inovação como núcleos que podem trocar recursos e ideias para continuar evoluindo sua visão sobre o que pode ser inovador no mercado.
Faça o mesmo para seus colaboradores: invista na presença em seminários, encontros na área e outros eventos físicos e digitais.
Conte com parcerias
As parcerias vão além da troca de ideias no mercado. São relações mais profundas com instituições, empresas e players que trazem novos olhares sobre o seu produto e serviço.
Um exemplo interessante disso para startups são as aceleradoras: organizações que têm como objetivo ajudar empreendedores a entender mais do seu negócio e inovar com propostas criativas de gestão e operação.
Por que é tão importante investir em uma empresa inovadora?
Nunca foi tão fácil perceber o retorno direto em sucesso para quem inova. Na era das startups, empresas novas e pequenas conseguiram bater de frente e até derrubar gigantes com ideias criativas e práticas para o público.
E os números comprovam esse poder: mais da metade das empresas que investem em inovação têm aumento de receita. É uma cultura que leva à eficiência produtiva e produtos mais atraentes, uma receita para o sucesso.
Porém, chegar a esse ponto não é tão fácil. Embora 48% das empresas se considerem inovadoras, apenas 19% são reconhecidas no mercado por terem essa veia.
Inovação é um processo longo, de dentro para fora. Não existe uma ferramenta ou uma metodologia que poderá implementá-la em você e seus colaboradores por padrão.
Mas, em um mercado dinâmico e voltado para nichos, em que uma ideia disruptiva pode mudar completamente o balanço da relação entre público e empresas, é um esforço que vale a pena para manter sua competitividade.
Investir significa ter um negócio capaz de se adaptar a mudanças rápidas de demanda e tendências de consumo. Significa ter visão clara sobre o futuro e um ambiente de discussão ideal para alcançá-lo de maneira criativa e atraente. Se você quer ter uma startup que realmente muda o jogo, o ecossistema de inovação é a cultura que você precisa para seus jogadores.
Quer saber como medir o quanto inovadora é a sua empresa? Veja as principais métricas de inovação!