Confira 4 maiores benefícios de employer branding para startups
Conquistar e reter talentos é indispensável para que sua startup alcance o sucesso. Mesmo com uma equipe enxuta, você precisa contar com colaboradores engajados e habilidosos para construir seu projeto. Uma das melhores maneiras de atingir esse objetivo é por meio das estratégias de employer branding.
Esses recursos são utilizados para transformar sua empresa em um ambiente que todos desejam trabalhar e não sair. Assim, além de criar uma visibilidade positiva do seu negócio no mercado, você capta os melhores profissionais e diminui o turnover do negócio.
Se você quer entender quais os benefícios e como implementar esse conceito na prática, siga com a leitura e confira nossas dicas!
Sumário
O que é employer branding?
Employer branding é o conjunto de estratégias de recursos utilizados pela empresa para adquirir boa reputação como empregadora. Por meio de um clima organizacional agradável, autonomia nas tarefas e benefícios, uma corporação consegue fazer com que diversos profissionais busquem vagas em seu quadro profissional.
Além disso, em um ambiente de trabalho com diversas características positivas, os atuais colaboradores também contribuem para a criação de uma imagem excelente de sua startup no mercado.
Oferecer uma boa remuneração, autonomia nas tarefas, liberdade de horários, planos de benefícios e possibilidade de crescimento profissional são algumas características que viabilizam as estratégias de employer branding.
Quais os benefícios do employer branding?
Quando sua startup conquista uma reputação positiva no mercado, isso melhora a possibilidade de receber excelentes candidatos a vagas e aumenta o nível técnico de toda a equipe. Confira, a seguir, quais os benefícios de implementar as ideias de employer branding.
1. Atração e retenção de talentos
Ao tornar sua startup mais atraente, é possível conquistar muitos colaboradores para o seu time. Com mais visibilidade, o número de candidatos aumenta e você consegue encontrar grandes talentos entre eles.
Um exemplo claro desse efeito ocorre no Google que, a cada ano, recebe mais de 2,5 milhões de contatos por parte de indivíduos que desejam trabalhar na empresa.
2. Redução de custos
Empresas com alto grau de rotatividade sofrem grandes custos relacionados com a seleção, contratação e treinamento de novos colaboradores. Mesmo as atividades mais básicas demoram um certo tempo para serem aprendidas. Por isso, a troca constante de funcionários diminui a eficiência e produtividade de todo o grupo.
A seleção de bons candidatos também exige grande esforço da equipe de RH que precisa fazer a análise de currículo, entrevista e contratação dos selecionados.
3. Aumento da produtividade
Por meio de um ambiente laboral adequado, os colaboradores recebem todos os incentivos necessários para executar um bom trabalho. Assim, você consegue motivar e engajar sua equipe para produzir mais e melhor.
Portanto, se você está com dificuldades de melhorar o desempenho de seu negócio, vale a pena investir nessa estratégia e garantir mais qualidade de vida para os seus colaboradores.
4. Melhora das experiências
Ao aplicar o conceito de employer branding, você garante uma experiência de trabalho cada vez melhor para os membros do time. Isso acontece por todo ambiente criado para proporcionar mais satisfação aos colaboradores.
Desse modo, sua equipe fica motivada e confortável para trabalhar. Com isso, você otimiza os resultados obtidos. Esse conceito é o presente e futuro das startups. Portanto, vale a pena adotá-lo.
Como implementar o employer branding na prática?
Agora que você já sabe o que é o employer branding, que tal aprender como implementá-lo, na prática, em sua startup? Para isso, preparamos algumas dicas que podem lhe ajudar. Observe abaixo como usar esse conjunto de estratégias em seu negócio.
Analise a situação da empresa
A primeira etapa para implementar o employer branding na startup é realizar uma análise da empresa. O objetivo é entender como o seu time se sente em relação ao cotidiano de trabalho e se acredita ser necessário efetuar melhorias ou não. Com as respostas em mãos, é possível começar a definir objetivos para aplicar a estratégia.
A partir disso, basta elaborar um planejamento com as expectativas dos funcionários em relação ao clima organizacional. É importante incorporar aspectos importantes para o seu negócio, como missão, visão e valores. Com esses quesitos prontos, é hora de ir para o próximo passo.
Defina sua Employment Value Proposition (EVP)
A EVP, ou Proposta de Valor do Empregado, é um documento que assinala quais são as vantagens de sua startup como empregadora. Ou seja, você vai estabelecer quais diferenciais sua empresa oferece para quem opta por colaborar com ela.
Para elaborar esse documento, você pode fazer uma listagem do que é relevante ser feito para oferecer mais qualidade de vida no trabalho. Deve conter também quais são os erros que sua startup comete nesse quesito, a fim de corrigi-los. Assim, você fortalece o employer branding.
A próxima etapa é estabelecer uma boa política de benefícios e plano de carreira. Vale a pena deixar esses aspectos bem claros, pois podem ajudar na atração de talentos. Ao colocar em prática o que foi determinado, sua marca já ganha valor no mercado.
Envolva a equipe
Envolver todos os membros do seu time é essencial para ter sucesso ao aplicar o employer branding. Assim, cada um entende o papel que tem na startup e se sentem mais valorizados.
Além disso, solicitar a ajuda do setor de recursos humanos também é válido. Esse departamento pode ajudar a envolver as lideranças, otimizar a comunicação interna e facilitar a implementação desse conceito em seu negócio.
Inspire-se em exemplos de sucesso
Contar com bons exemplos para construir um employer branding de sucesso é mais uma boa prática. Existem empresas que são referências nesse conceito e você pode aproveitar as lições delas para aplicar em seu negócio.
Assim, vale olhar para organizações como o Google e Netshoes. Entre as melhores práticas que aplicam, estão a valorização da experiência no trabalho, a construção de um plano de carreira que permite crescimento e um ambiente de trabalho dinâmico.
Viu só como aplicar o employer branding pode ajudar sua empresa a conquistar espaço no mercado e crescer? Além disso, vale a pena investir nas dicas que apresentamos e se inspirar nas grandes marcas para garantir sucesso na aplicação desse conceito tão importante para a sua startup.
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