O mercado de startups nunca esteve tão aquecido no Brasil. Pelo menos é o que indica o levantamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), que registrou um aumento de 27% entre 2018 e 2019 na quantidade de empresas nesse modelo no Brasil. Com essa demanda, aumentaram também os tipos de programa de aceleração, como o Funil de Startups.

Por mais que a maioria desses processos foque empresas ainda em desenvolvimento e que necessitam, por exemplo, de um trabalho mais profundo de mentoria ou, até mesmo, o aporte de recursos financeiros, é fundamental encontrar outras portas de entrada no mercado.

Afinal, quem gerencia uma companhia e não deseja novos clientes ou novas oportunidades de negócio? Assim, surgiu o programa Funil de Startups da Porto Seguro, que orienta novas empresas a se posicionar no mercado e promover os seus produtos, serviços e/ou soluções.

Que tal, então, conhecer um pouco mais sobre esse processo de aceleração sem investimento e colocar o seu negócio bem posicionado dentro da sua área? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é o Funil de Startups?

Criado pela Porto Seguro, o Funil de Startups é uma modalidade de aceleração sem investimento que tem como principal objetivo abrir portas em seus respectivos segmentos de mercado para as empresas que estão surgindo. Na prática, o programa serve para conectar uma startup às diferentes áreas de negócio da empresa, uma forma de trabalho em conjunto.

Dessa forma, as aprovadas no processo são indicadas para as suas respectivas áreas de atuação, se tornando fornecedores da Porto Seguro na busca pela criação de soluções diferenciadas dentro de um mercado tão concorrido. Utilizando os contatos, a empresa faz essa conexão, permitindo que startups maduras consigam se posicionar no mercado.

Em resumo, a sua startup se inscreve no programa, é avaliada e, caso esteja no estágio ideal e com uma solução que tenha relação com as demandas das áreas da Porto Seguro, ela é apresentada. A ideia é fortalecer todo o ecossistema de startups, criando e acelerando a conexão entre quem tem o poder de compra e precisa de uma solução com quem tem um produto inovador.

Ou seja, em vez de uma startup precisar procurar novas oportunidades de negócio, a Porto Seguro vai fazer a intermediação, direcionando a sua solução à área mais relacionada. É, portanto, uma forma de acelerar o processo de encontro dentro do mercado, apresentando novas oportunidades de negócio para startups já em fase de tração.

Quais são as diferenças em relação ao programa de aceleração?

Uma dúvida muito comum é em relação às diferenças entre o Funil de Startups e o programa da Oxigênio Aceleradora. O principal contraste é, sem dúvidas, o estágio que a empresa inscrita no processo precisa ter.

A aceleração tem como objetivo tracionar o projeto, trabalhando, muitas vezes, com um produto que ainda não está maduro e poucos clientes o utilizaram. A ideia é, portanto, desenvolver a startup para que ela possa fazer novos negócios.

Enquanto isso, o Funil de Startups foca soluções prontas, que possam se tornar fornecedores, já conectando com uma necessidade encontrada, por exemplo. A ideia é acelerar o processo de encontro do encaixe ideal entre uma startup e um investidor que tem essa demanda.

Quais são os benefícios de fazer parte desse programa?

Para que você não tenha dúvidas de como pode ser um diferencial para a sua empresa participar do Funil de Startups, separamos os principais benefícios do programa. Confira!

Novas oportunidades de negócio

Dentro de um mercado amplamente concorrido, qual gestor não quer novas oportunidades de negócio? Especialmente quando falamos em startups, é fundamental abraçar o máximo de oportunidades que surgirem para fazer novos negócios e, a partir do programa Funil de Startups, é possível se conectar com empresas e áreas da Porto Seguro que você nem imaginava fazer sentido.

Precisão no encaixe

Ao mesmo tempo, o programa valoriza muito o encaixe entre a solução e quem tem a demanda a ser atendida. Ou seja, a maior parte do problema foi resolvida, criando o cenário ideal para que você apresente a sua solução para quem, de fato, possa se interessar por ela.

Assim, é feito o direcionamento correto para onde, na Porto Seguro, existe o apetite pela solução daquela startup.

Quais são os requisitos para participar do Funil de Startups?

O programa Funil de Startups é voltado para empresas que já estejam em fase de tração, ou seja, tenham uma base sólida de clientes, uma solução validada e capacidade produtiva. É fundamental que a sua startup já esteja madura, já que 35% dos inscritos não seguem adiante no programa, justamente, por ainda realizar poucos pilotos e com uma base reduzida de clientes.

A boa notícia é que as soluções buscadas pela Porto Seguro são das mais variadas áreas de atuação, aumentando a sua chance de fazer parte do programa se a sua startup for madura e apresentar uma solução inovadora. Porém, é importante avaliar o encaixe entre o que a sua startup propõe com o que a Porto Seguro procura oferecer aos seus clientes, aumentando as chances de sucesso.

Mas não se desespere se a sua companhia ainda estiver em desenvolvimento: a Porto Seguro também ajuda na orientação do que é preciso ser feito para amadurecer o seu negócio e, em um futuro próximo, retornar para uma nova avaliação. Ou seja, a sua solução, se colocada à prova mais vezes, pode retornar ao funil da Porto Seguro.

O Funil de Startups é, portanto, o caminho ideal para quem já tem o seu produto validado, uma base de clientes considerável, mas ainda precisa de um trabalho eficiente de networking para criar novas oportunidades de negócio. Com mais rapidez e precisão, é possível encontrar quem está disposto a investir recursos financeiros no seu produto e/ou solução.

Agora que você já sabe como funciona o programa Funil de Startups, que tal dar o próximo passo e colocar a sua startup na direção certa dentro do mercado? Entre em contato conosco, conheça mais sobre o nosso programa e faça a sua inscrição no programa!