O mercado exige cada vez mais das empresas, especialmente daquelas que ainda estão começando. Portanto, para conquistar novos clientes, atingir novos mercados e conseguir mais recursos e investidores, é preciso ter atenção aos principais conceitos e inovações no setor.

A Gestão 4.0, por exemplo, é um conceito importantíssimo e que deve ser adotado por startups que buscam tornar o seu modelo de negócio mais atrativo, por exemplo, para receber mais investimentos. Além disso, ao utilizar os recursos tecnológicos para automatizar os processos internos, a sua empresa passa a ser mais produtiva.

Que tal, então, conhecer mais sobre esse conceito e a importância de implementá-lo dentro da sua startup? Para isso, é só continuar a leitura e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Listamos também algumas ferramentas que podem auxiliar você na hora de aplicar essa estratégia. Confira!

O que é Gestão 4.0?

A transformação digital modificou a forma como nos relacionamos como sociedade e essa mudança vai, aos poucos, chegando ao mercado. Afinal, com os consumidores cada vez mais exigentes, é preciso se atentar aos novos conceitos para não ficar para trás em um mercado tão competitivo.

O conceito de Gestão 4.0 chega justamente como um complemento à Indústria 4.0, que busca utilizar os recursos tecnológicos para tornar os processos mais eficientes, personalizáveis e autônomos. O objetivo principal, porém, é oferecer um serviço ou produto o mais próximo possível do que o cliente está buscando.

Integrar e automatizar são os principais pontos da Gestão 4.0. A partir dessas duas ações, é possível compreender o cliente de maneira mais efetiva, realizando uma análise e monitoramento constantes do seu comportamento. Assim, fica muito mais fácil tomar as decisões corretas para o funcionamento do seu negócio.

O foco principal da Gestão 4.0 é justamente começar a se preparar para os consumidores cada vez mais exigentes. Afinal, na era digital, o usuário exige um atendimento eficiente, próximo e personalizado. Nenhuma empresa tem condições de fazer isso sem que os processos internos estejam integrados e automatizados.

O trabalho do gestor dentro desse novo conceito, portanto, é diferente em relação à imagem clássica de um chefe no ambiente corporativo. Quem assume essa função precisa focar em integrar os diferentes setores da organização e tornar os processos internos mais produtivos, facilitando, por exemplo, o processo de tomada de decisão.

Quais são as vantagens de adotar essa estratégia?

Uma pesquisa realizada pela Accenture em 2018 indica que empresas que adotam estratégias digitais crescem 1,5 mais rápido do que aquelas que ainda não se modernizaram. Muito desse aceleramento ocorre devido à redução nos custos e um aumento na produtividade.

Aplicar conceitos como a Gestão 4.0 dentro da sua startup pode acelerar o crescimento do seu negócio, possibilitando a expansão da sua marca para novos negócios, com mais investidores conhecendo o seu trabalho. Além disso, permite que você faça outros investimentos, como a contratação de pessoas qualificadas.

A principal vantagem de colocar as estratégias da Gestão 4.0 em prática é a possibilidade de aumentar a produtividade da sua startup sem a necessidade de aplicar mais investimentos, apenas tornando os processos mais eficientes. Ou seja, identificando e corrigindo falhas na produção que impediam o seu crescimento mais rápido.

Outro ponto é que, ao integrar os setores e ferramentas utilizadas na sua empresa, os profissionais podem se concentrar em atividades mais estratégicas, voltadas para, é claro, oferecer um melhor serviço ao consumidor. O mesmo estudo da Accenture mostra que existe uma redução de 85% no tempo ocioso de trabalho quando o funcionário conta com o auxílio da tecnologia.

Dessa forma, possibilita o trabalho lógico em vez de tarefas burocráticas, mecânicas e que demandam muito tempo. Assim, outra vantagem é o aumento na capacidade de inovação dos seus funcionários e, consequentemente, a criação de novos modelos e soluções para incrementar a receita.

O que fazer para implementar na sua startup?

Agora que você já entendeu como é importante adotar o conceito de Gestão 4.0 dentro do seu negócio, é hora de colocar em prática. Por isso, listamos alguns passos para que você consiga implementar essas estratégias da maneira certa e, assim, garantir o crescimento saudável da sua startup. Confira!

Determine um objetivo

Antes de adotar qualquer estratégia, ferramenta ou técnica, é importante determinar um objetivo. Dessa forma, você pode definir exatamente o que precisa para atingir aquela meta. Quer crescer sua startup? Atingir o break even ou fazer negócios com grandes corporações?

Trace um planejamento

Com um objetivo traçado, é hora de determinar como você vai alcançar – ou até mesmo superar – a meta estabelecida. É fundamental definir os recursos disponíveis para colocar o plano em prática, seja para a contratação de novos profissionais ou para a compra das soluções e ferramentas digitais necessárias para ter sucesso.

Conte com profissionais capacitados

Aplicar essas estratégias não é uma tarefa fácil e, por isso, é fundamental contar com o auxílio de funcionários capacitados e que tenham os conhecimentos necessários para realizar essas tarefas. Portanto, invista na capacitação de quem já está na sua empresa ou procure por esses profissionais no mercado.

Implemente novas tecnologias

Com um objetivo definido, pessoal capacitado e as ferramentas necessárias em mãos, é hora de colocar o seu plano em ação. Adeque a estrutura e a cultura da sua startup ao conceito de Gestão 4.0 e comece a otimizar os processos para realizar um trabalho mais produtivo e eficiente.

Monitore suas estratégias

Não se esqueça, porém, de continuar monitorando as suas ações. Afinal, falhas podem ocorrer e é sempre possível tornar os processos ainda mais eficientes. Acompanhar de perto o desenvolvimento da sua startup é fundamental para garantir que nada atrapalhe o planejamento traçado.

A forma como o mercado vem se modificando obriga que as empresas encontrem soluções mais inovadoras e eficientes para se destacarem. Por isso, o conceito de Gestão 4.0 é tão importante e pode impactar diretamente no desempenho da sua startup quando aplicado corretamente.

O que achou deste artigo? Conseguimos solucionar as suas dúvidas sobre a importância de implementar as estratégias e técnicas de Gestão 4.0 no seu negócio? Que tal, então, receber outros conteúdos como este em primeira mão? Para isso, é só assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de tudo sobre o mundo das startups!