Gestão de pessoas para startups: veja como fazer e quais são os desafios
É muito comum vermos histórias de startups que iniciam timidamente e logo alavancam suas operações. Nesse novo cenário, o empreendedor tem que começar a lidar com um fluxo maior de dinheiro e também com um aumento na sua rede de colaboradores para dar conta das demandas. É nesse contexto que as questões relacionadas à gestão de pessoas precisam de protagonismo para que a empresa não tenha grandes problemas.
Diversos empresários que passaram um bom tempo tocando seus negócios sozinhos ou com a ajuda de poucos parceiros sentem na pele os desafios de coordenar um grupo maior de funcionários. Muito mais do que atribuir tarefas e administrar conflitos e características pessoais, a gestão de pessoas compreende estratégias que ajudam empresas a atrair, reter, treinar e maximizar talentos que são verdadeiros ativos em um empreendimento.
Sua importância é vital para que a empresa continue crescendo de forma saudável e ofereça serviços competitivos e de qualidade. No entanto, como contornar os obstáculos desse setor e adotar práticas que vão garantir seu desenvolvimento estruturado no universo das startups? Para saber tudo sobre o tema, continue lendo este post e fique por dentro. Acompanhe!
Quais são as características da gestão de pessoas em uma startup?
Uma particularidade de empresas jovens, como as startups, é que elas estão em fases embrionárias. Na maior parte das vezes, alguns setores ficam para segundo plano, como é o caso dos Recursos Humanos (RH), responsável pela gestão de pessoas.
Todavia, a ausência dessa área não indica que essa função deve ser descuidada em uma startup. Mesmo porque, atualmente, entende-se que gestores e líderes têm um papel definitivo no desenvolvimento dos colaboradores, especialmente, no que diz respeito a aspectos essenciais, como:
- motivação;
- engajamento;
- produtividade;
- retenção de talentos;
- saúde e satisfação das pessoas.
Logo, o líder precisa estar envolvido nesses processos e acompanhar indicadores relevantes para identificar falhas e oportunidades. Em linhas gerais, em uma startup, quanto antes o gestor entender e se alertar sobre a importância da gestão de pessoas, melhor conseguirá formar um time coeso, bem treinado e evitar problemas.
Entre eles, podemos mencionar alto turnover e atendimento de má qualidade. Cuidar dos interesses dos funcionários e de suas capacidades é investir, também, na aceleração do negócio.
Como lidar com os principais desafios desse setor?
Estudos mostram que startups que reforçam a gestão de pessoas conseguem ter resultados expressivos em seus nichos e maior retorno financeiro. Contudo, isso não significa que gerir colaboradores é uma tarefa fácil.
Empresas de todos os portes e segmentos são categóricas em afirmar que a complexidade é grande. Confira algumas dicas e iniciativas que você pode colocar em prática para virar o jogo a favor do seu negócio.
Estruture o RH
Conte com um profissional de RH especializado para ajudar você em assuntos críticos e que terão um peso cada vez maior conforme a empresa cresce, como:
- contratação e processos seletivos;
- treinamento;
- avaliação de performance;
- políticas de cargos e salários.
Seja um líder servidor
É comum que exista, em muitas startups, um clima fortemente colaborativo. Continue sendo fiel a essa natureza e assuma a postura do gestor que estimula a participação e a potência criativa de cada pessoa de sua equipe. Deixe que elas compartilhem suas ideias e trabalhem em espírito de cocriação.
Logo, prefira um sistema de liderança servidora, que é um estilo focado no capital humano e no desenvolvimento de indivíduos. Esse tipo de líder prioriza a cooperação, valoriza diferentes ideias e personalidades e agrega, apoia e incentiva.
Defina a cultura organizacional
A cultural organizacional é o DNA de um negócio e é definida logo em seus primeiros estágios. Ela tem a ver com os valores, crenças, visões e até estilo de gestão de seus fundadores.
Assim, é natural que esses aspectos vão influenciar o modo como as pessoas trabalham e são contratadas. Assegure que os novos integrantes da equipe entendam e tenham um perfil que se encaixe na cultura vigente, para criar um ambiente de sinergia e equilíbrio.
Elabore um processo de onboarding para os novos colaboradores
O onboarding nada mais é do que o processo guiado pelo RH para recepcionar, ambientar e treinar um funcionário novo. À medida que sua startup cresce, não economize tempo e cuide para que esse procedimento seja eficiente.
A ideia é que a pessoa se sinta acolhida e entenda rapidamente como funcionam as regras do ambiente e a rotina de trabalho. Isso torna sua integração mais leve e efetiva, evitando a rotatividade e falhas de comunicação.
Invista na comunicação interna
Fazendo um gancho com o tópico acima, a comunicação é fundamental para a boa gestão de pessoas. Isso acontece porque ela aproxima, integra e facilita fluxos de trabalho e trocas. Use a criatividade e promova meios de compartilhamento agradáveis, funcionais e, sobretudo, transparentes.
Aprenda a receber e dar feedbacks
Saber dar bons feedbacks sobre a performance de cada funcionário é essencial para fomentar o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades. É importante dar retornos tanto positivos quanto negativos e ter muito respeito.
Quando o comentário é realmente direcionado e construtivo, a pessoa entende como usar esse insumo para aprimorar seu rendimento. Da mesma forma, peça feedbacks da equipe sobre sua gestão. Seja humilde e esteja aberto a ouvir sem julgamentos. Você pode se surpreender com o que as pessoas têm a dizer e obter insights valiosos.
Quando um funcionário pedir demissão, procure saber seus motivos. Você pode descobrir problemas que estão minando o clima organizacional e a produtividade que não percebia antes. Isso vai auxiliar a startup a manter os talentos e minimizar o turnover.
Monitore a produtividade e o engajamento
Somado ao feedback, avalie a satisfação e o desempenho dos seus colaboradores por meio de indicadores. Desse modo, é mais fácil entender o que precisa se melhorado. Simultaneamente, aproxime-se das pessoas, converse com elas e peça sua opinião em momentos de decisão estratégica.
Elas se sentirão valorizadas e mais interessadas em participar, favorecendo o engajamento. No mais, continue capacitando regularmente seus colaboradores. Não deixe de consultar os próprios funcionários sobre a qualidade desses treinamentos para garantir que sejam relevantes.
Quais são os principais erros de gestão de pessoas que devem ser evitados?
Agora que você já compreendeu os principais pontos de atenção para fazer a gestão de pessoas em uma startup, chegou o momento de conhecermos alguns dos erros mais comuns que precisam ser evitados ao trabalhar com os recursos humanos. Confira, a seguir, os principais.
Supor que os colaboradores nunca vão sair da empresa
A rotatividade de pessoal é uma realidade com que todas as empresas precisam lidar e isso não é diferente nas startups. Não importa o motivo, seja pela busca por novos desafios profissionais, seja pela falta de adaptação no trabalho atual, as pessoas sempre migram de um lugar para outro conforme as suas expectativas e interesses pessoais.
Diante disso, a sua empresa precisa ter estratégias capazes de lidar com essa realidade de maneira objetiva. Afinal, a saída de funcionários envolve custos como seguros, impostos e outras burocracias.
Sendo assim, estabeleça estratégias preventivas para lidar com essas situações, como a manutenção de um banco de dados com currículos e perfis profissionais aptos a suprir uma vaga imediatamente, a construção de reservas dedicadas ao pagamento de custas trabalhistas, e outras políticas de treinamento e remuneração baseadas em tempo de serviço e entrega de resultados.
Estruturar processos de contratação muito longos
Outro erro muito comum é a estruturação de processos de seleção muito longos. A própria natureza das startups demanda por processos ágeis, capazes de fazer frente aos desafios de mercado de maneira rápida e objetiva, e os processos de recrutamento e seleção também devem seguir essa mesma diretriz.
Existem inúmeras metodologias que podem ser incorporadas aos processos seletivos para traçar o perfil ideal de um candidato e identificar indivíduos com as características necessárias para atuação em determinado cargo. Portanto, não deixe que a burocracia paute os seus processos, pelo contrário, oriente a suas ações de recrutamento e seleção com base em princípios ágeis e objetivos.
Contratar os candidatos que não se encaixam na cultura da empresa
Afinidade com os valores da organização e com a sua visão de trabalho são itens básicos que um funcionário precisa ter para levar adiante a cultura da empresa. Contratar candidatos que não demostram os mesmos interesses ou não prezam pelos mesmos objetivos que o negócio é um tiro no pé da própria organização.
Lembre-se da seguinte frase: um time comprometido é mais valioso do que um grupo de pessoas apenas qualificadas. Profissionais comprometidos, que conseguem enxergar na organização um local para fazer cumprir parte do seu propósito de vida, são aqueles que dão o máximo do seu esforço em fazer a empresa como um todo ser bem-sucedida.
Pessoas descompromissadas são as primeiras a exigir para si benefícios, em detrimento daquilo que podem oferecer a empresa. Portanto, não cometa o erro de privilegiar em demasia a capacitação, deixando de lado princípios e valores comuns.
Não promover treinamentos e desenvolvimento
Cair na rotina diária e parar de se preocupar com ações de melhoria é a receita certa da estagnação e do fracasso. Em um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas que almejam se manter inovadoras e capazes de aproveitar as oportunidades de negócio que surgirem precisam investir tempo e recursos no aprimoramento constante das suas operações.
Mas ele não passa apenas pela aquisição de novas máquinas, equipamentos e automação. É necessário, também, investir na qualificação dos indivíduos envolvidos no processo produtivo por meio de cursos, treinamentos e palestras. Essas ferramentas são ideais para o compartilhamento das melhores práticas para a execução do trabalho entre todos os membros da equipe.
Sendo assim, estipule um calendário de treinamentos, baseando-se na realidade da sua startup, a fim de desenvolver as competências necessárias para o trabalho e que também agreguem valor ao colaborador enquanto indivíduo, contribuindo assim para a sua qualidade de vida.
Não reconhecer quando a equipe faz um bom trabalho
Manter um bom nível de motivação do time de funcionários é fundamental para o ganho de produtividade de qualquer empresa. Porém, muitos gestores acabam pecando quando dedicam seus esforços apenas em cobrar por mais resultados da sua equipe.
Da mesma forma que é necessário estimular o comportamento das pessoas para aquilo que ela são capazes de entregar, também é preciso celebrar os resultados alcançados e recompensar o trabalho exitoso. Sendo assim, procure investir em ações de reconhecimento e gratificação por desempenho, a fim de manter uma cultura propícia ao engajamento e à motivação com o trabalho.
Os colaboradores são o maior ativo de uma empresa. Eles têm conhecimentos e todo o potencial para ser inovadores e engenhosos, contribuindo enormemente para que uma startup atinja, por meio de um esforço coletivo, a alta performance. Por isso, invista na área de gestão de pessoas: seu retorno será imprescindível para o sucesso do seu negócio.
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