Growth Marketing: o que é e como implementar?
A transformação digital está evoluindo em ritmo bastante acelerado e, consequentemente, o nível de complexidade dos mercados tem crescido em igual proporção. Inclusive, com o surgimento de ferramentas novas, também se tornam acessíveis novas possibilidades no que se refere à abordagem e à construção — e, claro, à manutenção — de uma relação com o público-alvo.
Diante disso, o marketing é uma das áreas que mais passam por mudanças de roupagem, e pouco se vê, especialmente no atual momento, empresas que não estejam focadas em estratégias de tração. É justamente nesse contexto que o Growth Marketing, que objetiva o crescimento exponencial, ganha força e popularidade.
Nas próximas linhas, vamos explicar mais detalhadamente o seu conceito, destacar como o termo se diferencia de Growth Hacking, abordar o seu funcionamento, entre outros pontos importantes. Continue a leitura e confira!
Sumário
Como o Growth Marketing se diferencia de Growth Hacking?
Inicialmente, é preciso ressaltar que o Growth Hacking é um aspecto relevante do Growth Marketing, mas não se refere à estratégia integralmente. Em geral, o primeiro conceito pode ser entendido como um conjunto de iniciativas e de ações de prazo reduzido que têm a finalidade de acelerar o crescimento de um negócio e alcançar metas pontuais nesse processo macro de tração.
Já a definição do Growth Marketing diz respeito a uma maneira inovadora de trabalhar o marketing — também visando ao rápido crescimento da empresa — por meio de práticas estreitamente relacionadas a aquisição e retenção de clientes e a vendas de forma alinhada aos resultados.
Na prática, ocorre uma “transformação” dos métodos convencionais em medidas personalizadas e, principalmente, centralizadas nas expectativas da audiência.
Entre as principais distinções dos conceitos, é possível apontar, por exemplo, o fato de que o Growth Marketing reconhece que o retorno dos esforços empregados pode demandar tempo, logo aposta no longo prazo, enquanto o Growth Hacking se concentra em resultados rápidos.
Nesse mesmo contexto, os profissionais que atuam no Growth Marketing estão mais voltados ao reconhecimento da marca perante o mercado, já que levam em conta que é bem mais oneroso trazer novos clientes do que manter os existentes. É até mesmo por isso que prioriza as relações interpessoais.
O Growth Hacking, por outro lado, dá preferência à utilização da tecnologia porque está exclusivamente concentrado no atingimento de metas específicas de vendas, não direcionando a sua atenção à forma como são concretizadas. Ou seja, a tecnologia é meramente um meio para o alcance de um fim.
Como o Growth Marketing funciona na prática e quais são as suas particularidades?
Muitas empresas recorrem ao Growth Marketing no intuito de investir na gestão de performance e, consequentemente, obter resultados mais positivos. Em prol desse objetivo, a ideia é identificar brechas preexistentes por meio de testes e experimentos.
Na prática, inúmeras hipóteses passam pelos estágios de consideração e de testagem de modo que cada um dos cenários analisados possibilita o reconhecimento de oportunidades de melhoria a fim de assegurar uma tração inteligente, acelerada e sustentável. Todo esse processo é norteado por KPIs — ou, em português, “indicadores-chave de desempenho”.
Já em relação às particularidades, há que se destacar a curva de crescimento. Diferentemente do marketing tradicional, direcionado a iniciativas que visam ao reconhecimento da marca e à geração de vendas, o Growth Marketing aposta em técnicas eficientes e inovadoras que se voltam ao constante crescimento organizacional. Isso, por sua vez, envolve:
- o profundo conhecimento do público de interesse;
- o aumento de tráfego;
- a melhoria da reputação institucional;
- a entrega de uma experiência mais positiva ao usuário;
- a elevação do ticket médio etc.
Como implementá-lo?
Inicialmente, tenha em mente que, ao iniciar do zero o planejamento para a implementação do Growth Marketing, é necessário aguardar algum tempo até que seja possível perceber os resultados. Logo, é interessante se preparar para um momento que possivelmente envolverá poucos retornos e muitos ajustes até que as engrenagens estejam rodando conforme o esperado. A seguir, veja algumas dicas-chave!
Determine o seu nicho de mercado
Primeiramente, é importante que a empresa defina quem é o seu consumidor ideal por meio da elaboração da persona. Em seguida, é preciso determinar o segmento de atuação até efetivamente chegar ao nicho de mercado.
Todos esses aspectos exercem influência sobre todas as próximas etapas da sua estratégia, que dependem diretamente do domínio dessas informações.
Estude a fundo os seus clientes
Após a determinação do nicho, é fundamental estudá-lo. Nesse sentido, não só é essencial saber quem são os seus clientes, mas também compreender os seus comportamentos de consumo, as preferências, os interesses culturais etc.
Compreenda bem as redes sociais utilizadas
Diferentemente do que muitas marcas pensam, não é preciso “abraçar o mundo” quando se fala de marcar presença nas redes sociais. Ou seja, a empresa não tem que manter um perfil em cada plataforma.
O ideal, na verdade, é que, ao estudar o seu público-alvo, as redes sociais mais utilizadas por ele sejam identificadas. Assim, torna-se possível avaliar quais delas fazem mais sentido de acordo com a sua estratégia.
Trabalhe com análise de dados ativamente
A análise de dados é uma parte indispensável na implementação do Growth Marketing, já que torna viável compreender quais ações vêm realmente funcionando e quais não apresentam resultados positivos. Por isso, é válido definir uma periodicidade para analisar os retornos obtidos e, consequentemente, planejar novas iniciativas.
Inclusive, essa atividade pode se tornar muito mais fácil a partir da adoção de algumas ferramentas que se revelam verdadeiras aliadas quando o objetivo é tracionar o negócio. Bons exemplos são:
- Google Analytics: possibilita a avaliação de inúmeras métricas relativas à sua presença digital;
- Hotjar: voltado à experiência do usuário, produz mapas de calor e conduz pesquisas, disponibilizando informações acerca do que os visitantes fazem nas suas páginas, além de outras funcionalidades;
- Clarity: viabiliza a avaliação comportamental do usuário em sites e/ou landing pages, oferecendo dados acerca de onde os usuários têm navegado e no que eles têm clicado, por exemplo.
Como visto, o Growth Marketing é uma metodologia cuja proposta é voltada à atuação na tração de empresas disruptivas que almejam um crescimento exponencial e consistente. Ou seja, trata-se de um método holístico de marketing que atrai novos clientes, envolve-os e, por fim, transforma-os não somente em consumidores de longo prazo, mas até mesmo em verdadeiros promotores da sua marca.
Agora, que tal seguir as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as próximas postagens do blog? Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!