Conheça 5 táticas de inbound marketing infalíveis para startups
As inovações que atingem os negócios extrapolam as questões sobre o uso de determinadas ferramentas tecnológicas. Cada vez mais, novas abordagens de gestão e novas metodologias de processos têm transformado a forma como tradicionalmente são realizadas as etapas de administração de um negócio.
O inbound marketing é uma dessas tendências que vieram para ficar e mudar paradigmas, principalmente, para o universo das startups. Neste post, você terá dicas certeiras sobre essa estratégia. Você vai entender o conceito de inbound marketing e os seus benefícios.
Está curioso sobre o tema? Então, continue a leitura!
Sumário
O que é o inbound marketing e quais os seus benefícios?
Inbound marketing ou marketing de atração, de uma forma mais simples, é uma abordagem de marketing utilizada, principalmente, para a internet. Do ponto de vista prático, a estratégia procura atrair, converter e fidelizar clientes por meio da construção de conteúdos relevantes, úteis e de qualidade.
A produção de conteúdo tem um papel central e funciona como um ativo ou um meio de negociação que procura conquistar a atenção do cliente aos poucos e de maneira consistente. Assim, cria-se autoridade sobre o tema, tornando-se uma referência em seu mercado e uma fonte de informações confiável ao seu cliente.
Tudo isso é feito ao mesmo tempo em que o cliente em potencial (aqui, chamado de lead) é conduzido dentro de um funil. Ele é dividido em etapas que têm como resultado final a conversão do cliente potencial em um consumidor do produto ou serviço, de fato.
Distinções entre inbound e marketing tradicional
O marketing de atração se difere do tradicional, basicamente, na sua abordagem e filosofia. No marketing tradicional, as estratégias de chamar a atenção do consumidor são baseadas em ações de interrupção ou mesmo de imposição da sua mensagem diretamente ao consumidor.
Como exemplo das ações baseadas na estratégia de marketing tradicional de interrupção, podemos citar os famosos “intervalos comerciais”, que interrompem uma programação ou o consumo de determinado conteúdo para chamar a atenção para uma mensagem. Outro exemplo são os banners que pipocam no meio de sites e também na reprodução de vídeos no YouTube.
Os anúncios que recheiam os jornais e as revistas, panfletos, outdoors, e os anúncios patrocinados no feed das redes sociais são mais exemplos de ações baseadas em interrupção.
Já no inbound marketing, a atração gradual do consumidor por meio da entrega de conteúdos é um método que traz resultados mais sólidos em longo prazo. Isso porque buscam desenvolver uma relação de confiança, e não simplesmente divulgar uma propaganda.
Sendo assim, podemos afirmar que o inbound marketing é menos invasivo ao consumidor. Além disso, tem uma capacidade maior de mensuração dos resultados, devido às ferramentas digitais, e também é capaz de gerar resultados mais consistentes em longo prazo.
Quais são as 5 principais táticas de inbound marketing?
Agora que adquirimos um entendimento mais amplo sobre o conceito, as características e as vantagens do inbound marketing, chegou o momento de conhecermos quais são as suas táticas do ponto de vista de execução. Confira, a seguir!
1. Crie buyer personas
Diferentemente do conceito tradicional de público-alvo, a buyer persona busca descrever de forma detalhada e personalizada qual é o perfil de um cliente típico da startup. É mais do que apenas definir uma faixa etária de um público-alvo presente no marketing tradicional.
A buyer persona é uma descrição fiel, com nome idade e profissão. O intuito desse “avatar” é conferir mais pessoalidade às ações de marketing, buscando desenvolver estratégias que levem em conta expressões mais exatas da personalidade, sonhos, medos, dores e objetivos dos clientes da startup.
2. Descubra onde seu cliente está
No inbound marketing, é preciso ser certeiro na entrega dos conteúdos, a fim de evitar desperdícios de recursos para anúncios e tempo de trabalho. Por isso, por meio do estudo da buyer persona que vimos anteriormente, podemos identificar de maneira mais eficaz quais são as preferências e características do consumidor ideal da startup, como a sua localização e hábitos.
Dessa forma, será possível identificar, por exemplo, quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público, podendo direcionar recursos e esforços diretamente para esses ambientes.
3. Trabalhe o SEO do seu site
A espontaneidade está no cerne das estratégias de marketing de atração. Quando um cliente procura mais informações para solucionar o seu problema ou para entender mais sobre o funcionamento de determinado produto, o conteúdo da sua startup deve estar pronto para se apresentar como solução.
Sendo assim, é preciso estar bem ranqueado nos mecanismos de pesquisa das principais ferramentas web e também nas redes sociais. Por isso, abuse das otimizações de SEO do seu site e de todo o conteúdo que é produzido pela startup.
Lançar mão de técnicas como o uso de palavras-chaves, hashtags, escaneabilidade do texto e o uso de CTA (Call to Action) também são ações necessárias para gerar mais credibilidade ao conteúdo e confiança ao cliente potencial.
4. Crie um blog corporativo
A criação de um blog corporativo é uma etapa fundamental e sempre presente nas estratégias de inbound marketing, pois é nele que serão inseridos os conteúdos produzidos pela empresa. Nesse item, tenha certeza de utilizar o melhor serviço de blog, pois ele deve ser capaz que suportar diferentes formatos de materiais, além de grandes quantidades de acesso.
Lembre-se de que, por mais seguidores ou inscritos que sua startup tenha nas redes sociais, você não é dono das plataformas. Portanto, está sujeito às normas e decisões delas, positivas ou não. Por isso, é importante construir o seu próprio espaço por meio de um blog.
5. Faça landing pages focadas em conversão
As landing pages são recursos muitos versáteis que podem ser usados ao longo de cada etapa do funil de vendas. Na verdade, é geralmente por meio delas que um lead faz a sua migração de um etapa no topo do funil para outra mais profunda.
Nessas páginas, o cliente insere algum tipo de informação importante, em troca de algum conteúdo relevante para ele. Por isso, dedique uma atenção especial à construção dessas páginas e esteja atento, também, ao gerenciamento dos indicadores de acesso e conversão, com intuito de avaliar a progressão ao longo do funil e a eficácia da estratégia de um modo geral.
Quais os erros evitar ao desenvolver estratégias de inbound marketing?
Agora que observamos a parte prática das estratégias inbound, é preciso reforçar alguns erros que precisam ser evitados pelas startups. Uma expressão que permeia toda essa abordagem e também diz muito sobre o método é o “content is a king” ou o “conteúdo é o rei”, pois é por meio dele que a empresa direciona os seus esforços com o intuito de construir autoridade, tornar-se referência e converter leads em vendas.
Sendo assim, certifique-se de criar um processo de produção de conteúdo que seja constante, e não muito espaçado no tempo. Outro erro comum é achar que o inbound marketing termina com a realização de uma venda. Pelo contrário, a fidelização do cliente que já consumiu é tão ou mais importante do que a busca por novos consumidores sem experiência com a startup.
Por fim, não se esqueça das ações de topo de funil, ou seja, não fique preocupado demasiadamente em realizar mais vendas em si, mas sim, em atrair o máximo possível de visitantes para o seu blog ou site corporativo. Sendo assim, não deixe de investir também em anúncios pagos.
E então, o que achou do artigo? Já identificou quais as melhores estratégias de inbound marketing para colocar em prática em sua empresa? Certamente, elas ajudarão você a ter mais sucesso na captação de leads e clientes e alcançar os resultados que espera para o seu negócio.
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