A associação do empreendedorismo com um dom é comum entre as pessoas. No entanto, ninguém nasce empreendedor, mas, sim, torna-se. Aprender a gerir um negócio exige tempo e dedicação, além, é claro, de muito estudo. Para isso, o conhecimento pode ser obtido na própria internet, em cursos e também nos livros para empreendedores.

Para você que quer aproveitar os livros como um meio de aprimorar seus conhecimentos, fizemos uma lista com as obras sobre mundo dos negócios que não podem deixar de serem lidas. Confira!

1. Traction: How Any Startup Can Achieve Explosive Customer Growth (Gabriel Weinberg e Justin Mares)

O growth hacking é um assunto recorrente no ecossistema de startups, pois, de maneira geral, seu conceito está atrelado à criação e lançamento de novos produtos. O livro de Gabriel Weinberg e Justin Mares traz um panorama justamente sobre essa questão.

Os autores realizaram várias entrevistas com empreendedores, investidores, profissionais da área de marketing e também programadores. Tudo isso a fim de terem um material rico sobre alavancagem de negócios, mesmo com pouco investimento inicial.

Na obra, Weinberg e Mares ainda apresentam uma conceitualização de que a chave do sucesso não está na originalidade da oferta, na alta capacidade do seu time ou mesmo em quanto dinheiro você consegue levantar com investidores. Segundo eles, ela está na capacidade de crescer de maneira consistente e adquirir novos consumidores, conquistando um negócio escalável.

2. Lean Analytics: Use Data to Build a Better Startup Faster (Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz)

O uso de dados tem impactado o cotidiano do mercado, afinal, informação é poder. Isso é levado tão a sério que elas são a base do processo de tomada de decisão em muitos negócios. No livro Lean Analytics: Use Data to Build a Better Startup Faster, Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz ensinam como tirar uma startup de sua fase inicial e torná-la um sucesso.

Os autores mostram como o Lean Analytics pode ajudar desde a análise de crescimento, reconhecimento de problemas, procura pelos consumidores certos até a monetização do negócio e expansão mundial. A obra ainda conta com mais de 30 cases de sucesso, obtidos por meio de entrevistas com fundadores e investidores de startups.

3. Venture Deals: Be Smarter Than Your Lawyer and Venture Capitalist (Brad Feld e Jason Mendelson)

O capital de risco pode ser entendido como aquele montante investido em empresas que fazem parte de setores dinâmicos da economia, ou seja, aquelas das quais se espera um crescimento acima da média. Devido às mudanças que acontecem no mundo, é cada vez maior o interesse das pessoas por esse tipo de negócio.

Os autores Brad Feld e Jason Mendelson, que estiveram por mais de duas décadas envolvidos em financiamentos nesse estilo, compartilham as suas experiências no Venture Deals: Be Smarter Than Your Lawyer and Venture Capitalist.

Além de trazerem um panorama especialista no assunto, os autores também ensinam estratégias aos que desejam ter sucesso nesse mercado. Para quem é empreendedor, a obra é um achado, oferecendo insights importantes sobre como fechar acordos, por exemplo.

4. O Lado Difícil das Situações Difíceis (Ben Horowitz)

Para quem deseja ser inspirado por um dos grandes nomes do Vale do Silício, temos o livro de Ben Horowitz — empreendedor respeitado, proveniente de uma das regiões onde nasceram algumas das maiores startups do mundo.

Na obra, Horowitz conta como fundou, coordenou, geriu e também investiu em negócios de tecnologia. O texto busca levar o leitor a uma reflexão sobre como solucionar problemas mais difíceis que fazem parte do dia a dia de qualquer empreendedor.

O bônus fica por conta das letras de músicas de rap, das quais o autor é grande fã. Elas são usadas para ilustrar as suas lições empresariais não só na resolução de problemas, mas também no processo de tomada de decisão.

5. Receita Previsível: como implantar a metodologia revolucionária de vendas outbound que pode triplicar os resultados da sua empresa (Aaron Ross e Marylou Tyler)

Quer descobrir como a máquina de vendas permitiu a Salesforce obter uma receita anual recorrente superior a 100 milhões de dólares? Aaron Ross e Marylou Tyler propõem uma provocação aos empreendedores sobre a importância de adotar uma postura ativa na conquista dos resultados desejados.

Por meio de uma metodologia chamada Cold Calling, os autores mostram como não perder mais tempo e nem dinheiro na hora de prospectar clientes, concedendo maior previsibilidade e controle das receitas do seu negócio.

Assim, eles ensinam como você pode tornar a sua empresa uma verdadeira máquina quando se trata da área de vendas. Isso sem ter que usar fórmulas mirabolantes ou grandes investimentos em marketing.

6. Qual é a Tua Obra? (Mario Sergio Cortella)

Mario Sergio Cortella é um reconhecido filósofo, educador e escritor que conta com uma lista de obras que trazem reflexões sobre o papel do homem na sociedade moderna. Em Qual é a Tua Obra?, ele reflete sobre as inquietações que permeiam a vida das pessoas que fazem parte do mundo corporativo.

No livro, o autor trata sobre os conceitos e preconceitos a respeito da liderança, desmitificando-os. Além disso, ele define o líder como sendo um ser espiritualizado, capaz de reconhecer a própria obra e edificá-la — buscando, para isso, o significado das coisas ao redor.

Em suma, o autor ensina como enxergar o trabalho realizado como parte de um conceito maior, falando ainda sobre aspectos da gestão e também ética no trabalho.

7. Estratégia do oceano azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)

Você já pensou em entrar um mercado pouco explorado? W. Chan Kim e Renée Mauborgne mostram justamente que a opção de seguir por um caminho ainda em descobrimento é o que podemos chamar de estratégia do oceano azul.

O livro de Kim e Mauborgne se tornou um sucesso global, justamente por tocar em um assunto ainda delicado: a estratégia. Para os autores, as pessoas que desejam ter negócios de sucesso precisam seguir por um caminho criativo e inovador, fugindo do senso comum.

Vale lembrar que a obra foi embasa em dezenas de movimentos estratégicos, por meio dos quais os autores identificaram que o sucesso duradouro precisa estar atrelado a criação de oceanos azuis — que seriam aqueles caminhos que ninguém ainda percorreu.

A lista de livros para empreendedores está sempre expandindo. Portanto, para aqueles que desejam se atualizar em relação às tendências de sua área de atuação, independentemente de qual seja, é preciso sempre partir em busca de obras que fortaleçam as suas habilidades e possam ajudar na gestão do seu negócio, obtendo bons ensinamentos.

Falando em lições, o convidamos a conhecer algumas das melhores vivências das empresas do Vale do Silício!

Powered by Rock Convert