Para quem busca por novas oportunidades de negócio e quer empreender, o mercado de segurança é um dos mais propícios para receber inovações. No Brasil, por exemplo, onde a questão ainda é um problema, é fundamental encontrar serviços e soluções que permitam um aumento na proteção de dados, por exemplo.

Assim como as healthtechs vêm ganhando espaço nos últimos anos, o mercado de segurança também está sendo bastante explorado e pode representar ganhos sensíveis ao país no quesito. Hoje, a tecnologia permite avanços significativos na qualidade do que é coletado e, consequentemente, na eficiência de cada solução.

Que tal, então, se aprofundar nas tendências e novidades do mercado de segurança e entender como as startups podem se encaixar nesse setor? Continue a leitura deste artigo para solucionar as suas dúvidas e, talvez, descobrir novas oportunidades de negócio, conquistar novos clientes e crescer a sua startup como um todo. Confira!

Como uma startup pode trabalhar na área de segurança?

A transformação digital realmente chegou para modificar a forma como nos relacionamos dentro da sociedade. Não à toa, setores super tradicionais, como financeiro e de seguros, precisaram lidar com o surgimento, respectivamente, de fintechs e insurtechs. Ou seja, negócios disruptivos, quebrando os paradigmas do segmento.

O mercado de segurança não é diferente e, aos poucos, também está recebendo a chegada de startups no setor, com o objetivo de tornar o trabalho de proteção mais seguro e eficiente, além, é claro, de conseguir um custo-benefício melhor.

É preciso lembrar que investir em segurança não é apenas contar com profissionais treinados e capacitados para o trabalho. Hoje, é fundamental relacionar proteção e tecnologia, fazendo de tudo para tirar o maior proveito do que a transformação digital tem a oferecer em busca de maior segurança.

Querendo ou não, startups surgem a partir da demanda dos consumidores, como o caso do transporte privado, em que empresas como Uber passaram a competir diretamente com o serviço tradicional de táxis. No Brasil, que aparece como o 11º país mais perigoso no ranking da ONG Social Progress Imperative, a segurança é uma necessidade.

Dessa forma, abre-se espaço para que startups voltadas para o mercado de segurança apareçam com um olhar diferente — e mais moderno — em relação ao que está sendo feito atualmente. Algumas novidades, inclusive, já estão sendo bastante utilizadas e os resultados são positivos até então.

Quais são as novidades no mercado?

Dentro do conceito de smart cities, as startups têm um papel fundamental na criação de cidades mais inteligentes e, é claro, eficientes. Com a tecnologia caminhando lado a lado com a sociedade, a tendência é convivermos em um lugar mais seguro, saudável e mais prático para a convivência.

Com os avanços na área da tecnologia, possibilitados pela transformação digital, algumas novidades já estão fazendo sucesso no mercado. Para que você entenda como as startups já estão impactando o setor, separamos algumas das inovações. Confira!

Inteligência Artificial

Por mais que, muitas vezes, pareça uma realidade distante, a Inteligência Artificial (AI) vai, aos poucos, entrando em diferentes setores da nossa sociedade e, no mercado de segurança, ela pode ser um grande diferencial. Sistemas integrados permitem que uma câmera identifique, por exemplo, a placa de um carro roubado.

Mesmo a detecção de movimentos pode ser importante, principalmente pensando na economia de recursos, por exemplo. Dessa forma, as câmeras passam a se integrar ao sistema de segurança do seu negócio, permitindo que ações sejam tomadas mais rapidamente, aumentando a eficiência do serviço de proteção.

Proteção de dados

Quando falamos no mercado de segurança, muitas vezes o foco pode ficar limitado, por exemplo, à prevenção de roubos, furtos e assaltos no mundo físico. No entanto, é preciso pensar também na proteção de dados pessoais na internet, por exemplo. Afinal, garantir as melhores práticas no ambiente virtual é algo fundamental atualmente.

Segurança em tempo real

Outro avanço notório está no monitoramento em tempo real e de qualquer localidade. O dono de uma propriedade pode, por exemplo, acompanhar de longe o que está acontecendo na região, acessando as câmeras por meio de aplicativos em smartphones e dispositivos móveis.

Segurança residencial

Os prédios e condomínios são alvos cada vez mais comuns de práticas criminosas e, por isso, os moradores desses locais procuram formas de aumentar a sua proteção. O mercado de segurança é, portanto, cada vez mais direcionado para tecnologias que permitam um maior controle e monitoramento do ambiente residencial.

Avisos sonoros

A maioria das câmeras de segurança tem a sua visão limitada, por mais avançadas que sejam. Os avisos sonoros, portanto, são um excelente complemento para identificar práticas criminosas, mesmo sem ter a imagem. Uma explosão, um tiro ou um arrombamento podem ativar o sistema de segurança.

Como a tecnologia está revolucionando esse segmento?

A tecnologia é, portanto, fundamental dentro desse processo, permitindo que as empresas tornem os processos internos mais eficientes, reduzindo gastos e aumentando a produtividade das suas ações. Conectando o trabalho tradicional de segurança aos novos recursos disponíveis, o mercado de segurança tende a ser ainda mais aprimorado.

Empresas tradicionais dentro do segmento podem se aproveitar das inovações propostas por startups, que costumam agregar a tecnologia ao serviço de proteção. Sendo assim, todos ganham dentro do mercado, especialmente o consumidor final, que terá um produto mais moderno e eficiente para a sua segurança.

O mercado de segurança é, portanto, uma excelente oportunidade para criar um negócio. Seja com um produto, seja com um serviço inovador, o importante é conseguir aliar a tecnologia às melhores práticas de proteção. No Brasil, o cenário é ainda mais propício para que esse setor receba cada vez mais investimentos nos próximos anos.

Agora que você conheceu um pouco sobre as tendências do mercado de segurança, que tal entender melhor o seu próprio perfil? Faça o nosso quizz gratuito e descubra quem é você no mundo do empreendedorismo! Além das respostas, forneceremos alguns insights que podem ser importantes para o sucesso da sua carreira profissional!