Entenda o que é a metodologia OKR e como aplicá-la na prática!
Para quem quer crescer a sua startup e fazer cada vez mais negócios, a produtividade é essencial. A conquista de bons resultados depende necessariamente da adoção de estratégias e conceitos que impactem positivamente na performance do seu time de colaboradores. Diante disso, a metodologia OKR é uma importante aliada para o seu negócio.
Criada ainda nos anos 80, essa técnica segue muito eficiente para quem busca fazer uma gestão mais eficiente não apenas da sua equipe, mas do negócio como um todo. A sigla significa Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave) e tem como finalidade definir metas que sejam práticas e possam ser mensuradas pela organização.
Independentemente do seu segmento de atuação ou do tamanho da sua equipe, a metodologia OKR implementada de forma bem-sucedida. Quer saber mais sobre esse conceito e como ele pode beneficiar a sua startup? Neste post, nós explicamos como ele funciona e como colocá-lo em prática. Confira!
Sumário
O que é a metodologia OKR?
A metodologia OKR é um framework de trabalho que busca otimizar a produtividade de todos os profissionais a partir da definição de metas desafiadoras e resultados que podem ser mensurados. O intuito do método é determinar objetivos que estejam em conformidade com os cargos e responsabilidades de cada equipe ou profissional, considerando os objetivos globais da empresa.
Um modelo de OKR pode ser dividido em dois componentes: objetivo e os resultados que vão permitir que essa meta seja alcançada.
- objetivo: é a meta principal que deve ser atingida por uma startup, área ou empreendedor;
- resultados: são as ações práticas e mensuráveis que devem ser realizadas para que o objetivo seja atingido.
Uma das principais razões para a disseminação do conceito entre as empresas está o fato de tornar a gestão de desempenho muito mais simples e flexível. A metodologia traz clareza para a definição das verdadeiras prioridades da organização. Para isso, ela apresenta características que se parecem com as metodologias ágeis, a fim de facilitar a implementação e adaptação a mudanças no período em que um projeto está sendo executado, permitindo a realização de ajustes.
Qual a origem da metodologia OKR?
A metodologia foi criada na década de 1980 pelo empreendedor Andrew Grove. Na época, ele trabalhava na Intel, uma das maiores fabricantes de processadores e demais tipos de tecnologia, e decidiu adotar o método para que o fluxo de trabalho da companhia se tornasse mais eficiente e alcançasse as suas metas de vendas.
O conceito se tornou público a partir do livro ‘’Administração de Alta Performance’’, lançado por Grove, no qual o autor explica de forma detalhada como era feita a gestão de metas dos colaboradores dentro da Intel antes e depois da metodologia OKR. O livro também conta que o conceito foi criado como uma resposta da empresa para lidar com as rápidas inovações tecnológicas e transformações do mercado que ocorriam durante as décadas de 70 e 80. Naquele cenário, era preciso adotar um modelo de gestão às companhias para uma adaptação rápida e eficiente às mudanças.
Atualmente, o conceito é aplicado em empresas como o Google, que o utiliza com o objetivo de gerir as responsabilidades de cada membro da equipe para que as metas globais sejam atingidas.
Para que essa metodologia serve?
A metodologia OKR serve para direcionar os esforços dos profissionais da sua startup a partir da definição de objetivos claros. Dessa forma, é possível melhorar os resultados da companhia em todos os níveis. Isso porque, cada funcionário entende o que deve fazer, e os gestores podem acompanhar com maior proximidade o progresso de cada tarefa com base nos resultados mensuráveis.
Ficou com alguma dúvida? Para te ajudar vamos ilustrar como o método a partir de um exemplo prático. Suponha que a sua startup queira tracionar os seus negócios. Isso passa por uma série de fatores, como a tecnologia do seu produto e as estratégias de marketing. Confira como aplicar a metodologia OKR nesse exemplo:
- objetivo: gerar mais negócios;
- resultado 1: prospectar, no mínimo, 30 leads qualificados por mês;
- resultado 2: alcançar uma taxa média de conversão de leads de 20%;
- resultado 3: investir 5% do orçamento da startup em ações e campanhas de marketing.
A partir de resultados mensuráveis, portanto, o seu time vai ficar por dentro de quais são as suas responsabilidades para que o objetivo determinado pela startup seja alcançado.
Como funciona o método OKR?
O funcionamento do método OKR está alicerçado à definição de metas, seguida do monitoramento dos Indicadores-Chaves de Desempenho (KPIs) de acordo com o objetivo estabelecido. Sendo assim, a estrutura do conceito é dividida em duas partes: objetivos e resultados-chave. Veja como acontece cada uma delas.
Objetivos
Trata-se da parte na qual são feitas as descrições do que deve ser alcançado. Geralmente, essas metas se caracterizam por ter curto prazo, serem engajadoras e inspiradoras. Nesse sentido, podemos citar como exemplo de meta aumentar o envolvimento dos funcionários com a inovação do negócio.
Resultados-chave
Essa é a parte em que entram em cena os KPIs, que podem ser entendidos com um conjunto de métricas que permite avaliar o desempenho e evolução da meta definida inicialmente. Na prática, essas métricas ajudam a entender se os colaboradores, realmente, estão comprometidos com o objetivo proposto.
Por que a metodologia OKR é diferenciada?
De modo geral, pode-se dizer que a OKR é uma metodologia para startup diferenciada pelo fato de os seus objetivos buscarem a melhoria de todos os índices da empresa. Assim, o conceito pode desde melhorar a satisfação do público consumidor da organização até reforçar os seus valores organizacionais.
Além disso, a metodologia promove o compartilhamento de objetivos que estão interrelacionados — fator que colabora para a integração dos funcionários, que compreendem claramente qual é seu papel na conquista das metas. Como o método tem ciclos curtos, é possível fazer mudanças rápidas e eficientes.
Como implantá-la na prática?
Mas, se a metodologia OKR é tão eficiente, como colocá-la em prática? Confira algumas das nossas dicas!
Defina metas claras
Não caia no erro de optar pela metodologia OK somente porque outras empresas o fizeram e conquistaram bons resultados. O Primeiro passo é definir uma meta clara, que possa ser alcançada pela startup. Outro ponto relevante é que a meta seja compreendida por todos os membros da companhia que serão responsáveis por ajudar a atingi-la.
Estabeleça prazos curtos
Uma das principais características do método OKR é a praticidade e velocidade com que pode ser aplicada. Para que o seu time se mantenha sempre motivado, você deve trabalhar com prazos curtos. Uma meta grande com um prazo ainda maior pode se tornar um fator desmotivador para os colaboradores.
Acompanhe os resultados de perto
Como se trata de uma divisão entre as equipes e os profissionais, é importante que os gestores acompanhem os resultados de perto. Na prática, isso que dizer que você deve se certificar de que cada funcionário está contribuindo para o alcance dos resultados para que o objetivo final seja conquistado.
Deixe a metodologia à vista de todos
É importante ressaltar que o alinhamento entre os objetivos e resultados a serem alcançados por cada departamento da empresa é imprescindível para o êxito da OKR. Partindo desse princípio, é necessário verificar a compatibilidade das metas definidas por cada time e assegurar que estão conectadas com o objetivo final do negócio, o que deve ser feito junto aos profissionais e de modo transparente.
Faça as revisões necessárias
Uma vez que a empresa aplica a metodologia OKR, ela não vai se pautar por achismos no final do período determinado para o cumprimento da meta. Afinal, ou o objetivo foi alcançado, ou não foi. Em situações em que algo não ocorre conforme foi planejado, você deve checar os pontos de equívoco de perto, listar os erros encontrados e definir ações corretivas.
Exemplos de objetivos e resultados-chave
Os objetivos podem ser definidos de acordo com os níveis da empresa. Para o nível departamental, é possível definir a meta ‘’Aumentar a vendas’’ para o departamento de vendas. Nesse caso, os resultados-chave podem ser: alcançar um novo funil de vendas, ampliar a taxa de conversão de vendas em 25%, e reduzir o tempo de resposta para leads em 40%.
Para o nível individual, um exemplo de meta pode ser ‘’Ser o melhor atendente’’, cujos resultados-chave podem ser: reduzir o tempo de espera do cliente para ser atendido em 20%, aumentar a taxa de satisfação do consumidor em 30%, aumentar em 10% o número de atendimentos.
Como mensurar os resultados?
De forma direta, a metodologia prevê o estabelecimento de três a cinco objetivos, sendo que cada um deles deve gerar de três a cinco resultados passíveis de serem mensurados. Para ser mais eficaz, o método é pautado por um planejamento trimestral.
Somente a partir de um formato de pontuação é possível alinhar as metas e resultados para mensurá-los. A pontuação escolhida pode ser de 0% a 100% ou de 0,00 a 1,0. Levando em consideração este último formato, um resultado de 0,6 a 1,0 é bom. Se gira em torno de 0,4 a 0,6, é interpretado como satisfatório. E caso esteja abaixo de 0,4, é preciso ficar em alerta porque é uma pontuação inferior.
O cálculo da pontuação é feito por meio da divisão do objetivo pelo resultado obtido. Em um cenário no qual a meta era efetuar 1000 novas vendas, e a sua equipe realizou somente 200, o resultado da pontuação seria de 0,2, o que significaria que o seu planejamento deve ser ajustado para trazer melhores resultados.
Quais os benefícios da metodologia OKR?
Ainda não está convencido dos benefícios que a metodologia OKR pode proporcionar ao seu negócio? Acabe com as suas dúvidas agora ao conferir os principais benefícios da implementação desse conceito.
Foco nos resultados relevantes
A partir da definição de objetivos e o acompanhamento de resultados que podem ser mensurados, o seu time pode se dedicar às atividades que são prioridades. Cada profissional do seu time vai saber exatamente o que precisa fazer e como isso vai impactar os resultados da startup como um todo.
Comunicação e transparência
Ao investir na metodologia PKR, a sua startup consegue fortalecer a comunicação e transparência dos seus processos. Isso acontece porque o método faz com que todos os colaboradores saibam quais são as suas funções e responsabilidades. Dessa maneira, a tendência é que os funcionários se sintam parte importante para o sucesso da empresa, mantendo o foco nas suas tarefas e metas.
Monitoramento a partir de indicadores certos
Todo o trabalho realizado na sua startup passa a ser monitorado com base em indicadores e dados importantes para o negócio. Se livre de uma vez por todas das métricas que não apontam resultados. O foco é no desempenho e produtividade da sua equipe, permitindo que os gestores acompanhem o desenvolvimento de cada atividade realizada.
Sintonia entre as equipes
Aumentar a sintonia entre diferentes setores da sua startup é fundamental, especialmente se você quiser implementar uma cultura colaborativa. Os OKRs podem ser úteis para essa situação. Afinal, os objetivos individuais — das equipes ou de cada colaborador — são conectados ao objetivo global do negócio, o que vai resultar em uma sintonia maior entre todos os profissionais.
A metodologia OKR pode ser uma opção interessante para as startups que estão começando e têm muitos planos e objetivos para os próximos meses. A partir da organização de tudo o que deve ser feito e dos resultados que cada um deve alcançar, as metas do negócio como um todo se tornam mais palpáveis e fáceis de serem atingidas.
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