Saiba como fazer a modelagem de negócios da sua startup
O planejamento é a base do sucesso de qualquer empreendimento. Nesse sentido, a modelagem de negócios é indispensável para organizar o modo como a sua startup vai operar, já que ela define e orienta como os seus processos devem ser realizados, a fim de otimizar os seus recursos, produtividade e resultados e reduzir as possibilidades de erros.
O Business Process Modeling (BPM), que em português significa Gestão de Processos de Negócios, é um importante aliado para melhorar a performance dos empreendimentos por meio do desenho de como os seus serviços chegarão até o consumidor final.
Quer potencializar o desempenho da sua startup? Neste post, mostramos como isso é possível com a modelagem de negócios. Confira!
Sumário
O que é modelagem de negócio?
O BMP surgiu em 2001, nos Estados Unidos, de forma independente, caracterizando-se como um conceito com abordagem sistemática, cuja finalidade é fazer com que o fluxo de trabalho de uma empresa ganhe mais eficiência e capacidade de se adaptar a um ambiente pautados por mudanças constantes — o que é comum no cenário em que as startups estão inseridas.
De forma direta, a modelagem de negócios é uma disciplina gerencial que melhora os resultados de uma empresa a partir do desenho, modelagem, automação, execução e controle de seus processos. Para tanto, ela alinha as estratégias e metas do empreendimento às demandas do seu público consumidor.
Além disso, o BPM também considera a cultura, funções, estruturas organizacionais, estratégias, métodos e ferramentas tecnológicas que serão necessárias para desenvolver, implementar e estabelecer a governança de processos dentro da organização.
Para que serve?
O objetivo principal por trás do BPM é gerar valor para os clientes do empreendimento, gerenciando os processos de forma individual, porém sem deixar de se atentar para a sua totalidade e modo como as tarefas se relacionam dentro do fluxo de trabalho. A ideia do BPM não é apenas garantir que os processos sejam executados corretamente, mas também de forma otimizada.
Qual a importância da modelagem de negócios?
Quando bem aplicada, a modelagem de negócio capacita as organizações para que exerçam um controle mais eficiente sobre o seu fluxo de trabalho — aspecto fundamental para obter bons resultados.
Ao implementar o BPM, a empresa pode conduzir melhor as suas operações e saber exatamente quais resultados poderá alcançar por meio delas. Portanto, a organização tem maior previsibilidade em relação aos seus processos, o que torna o seu planejamento empresarial mais preciso.
Outro ponto positivo é que a organização trazida pelo BPM permite que os projetos sejam sempre realizados com o orçamento e prazos delimitados. Na prática, isso quer dizer que você pode traçar metas que desafiam o seu time de colaboradores, mas que estão de acordo com a realidade do negócio. Isso potencializa os seus resultados e aumenta a sua competitividade no mercado.
Como fazer a modelagem de negócios da sua startup?
Há diferentes modelos de negócio que podem ser aplicados de acordo com o segmento e o objetivo do negócio. No geral, eles ajudam a estruturar os seus processos, fazendo com que sejam realizados de modo organizado e eficiente. Veja, a seguir, como fazer a modelagem da sua startup.
Defina o seu público-alvo
Antes de qualquer coisa, é necessário definir em qual segmento a empresa vai atuar, ou seja, quem será o seu público-alvo. Para isso, o mais apropriado é criar uma persona, que nada mais é do que a representação da pessoa que vai consumir o seu produto ou serviços. Uma boa dica é segmentar o seu público-alvo, visto que isso ajuda desenvolver estratégias de comunicação e ações que geram melhor aderência.
Determine a proposta de valor
A proposta de valor está diretamente relacionada aos diferenciais do seu negócio. Sendo assim, pense em quais valores a startup pode agregar para os seus clientes. O ideal é responder por quais razões o público-alvo deveria dar prioridade para o produto ou serviço ofertado pela sua empresa.
Escolha os canais
Os canais são os meios pelos quais os seus serviços ou produtos vão chegar até o consumidor. A definição e estruturação desses canais devem ser feitas de acordo com as características da sua persona, bem como os meios que ela utiliza para comprar. Todos os canais de comunicação utilizados desde o início da compra até o pós-venda devem ser adaptados às necessidades específicas do seu cliente.
Determine as estruturas de custos
É fundamental verificar quais são os custos associados à estrutura do seu negócio, o que permite entender se ela é viável ou não. Some todos os custos gerados pela sua estrutura física, matéria-prima, recursos humanos e serviços. Colocar todos esses valores na ponta do lápis ajuda a analisar se o negócio vai ser rentável e o que pode ser melhorado para obter uma maior lucratividade.
Documente os processos
Uma vez definida a sua estrutura de negócio, é hora de desenhar quais serão os processos necessários para entregar o produto ou serviço oferecido ao cliente. Os processos devem ser documentados, o que significa descrever em forma de esquema como as atividades de cada etapa devem ser realizadas.
Quais são os exemplos de modelagem de negócios?
Conforme já mencionamos, existem diversos modelos de negócio, que podem atender diferentes tipos de demandas. Um deles é o modelo freemium, no qual você pode oferecer os seus serviços de forma gratuita, porém eles passam a ser pagos caso o cliente queira utilizar funcionalidades adicionais.
Outro modelo relevante é o Software como Serviço (Software as a Service ou SaaS), que se caracteriza pelo fato de não comercializar o sistema tecnológico como se fosse um produto, mas sim em formato de serviço. Caso a sua startup tenha desenvolvido um software voltado para a gestão de logística do tipo SaaS, ele não será instalado no hardware das empresas que o contratarem, pois basta utilizá-los on-line e adquirir somente as funcionalidades que as interessa.
As startups carregam a inovação em seu DNA, além de exigirem uma modelagem de negócio que seja replicável e escalável. Quando você desenha e organiza os processos do seu empreendimento, é mais fácil conduzir as suas operações. Há, ainda, mais facilidade para identificar eventuais gargalos e oportunidade de inovar para aumentar a sua competitividade.
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